A três jornadas do fim, continua acesa a luta em todas as frentes da Liga

O infortúnio de Iker Casillas marcou esta semana. O guardião do FC Porto sofreu um ataque-cardíaco e deverá ficar de fora o resto da época, apesar de estar bem e livre de perigo. Os seus colegas vão querer oferecer-lhe um triunfo numa jornada em que jogam depois do Benfica: algo que não acontecia há já algum tempo. A luta pela manutenção também continua ao rubro, com várias equipas envolvidas e que vão dar tudo para segurar triunfos fulcrais.
Moreirense FC vs Rio Ave FC
Sexta 3, 20h30
Apesar de não vencer há três jornadas, o Moreirense mantém o seu 5.º lugar seguro, face à quebra de rendimento também das equipas perseguidoras. Os cónegos estão 4 pontos acima do 6.º, o rival Vitória SC, e sabem que não perdem o lugar nesta ronda. Mas os comandados de Ivo Vieira querem terminar a época em nota positiva, à imagem do que fizeram até aqui. Esta ronda não será tarefa fácil. Pela frente vão encontrar um Rio Ave que atravessa um dos melhores momentos. Com três resultados positivos na bagagem — dois triunfos e um empate frente ao FC Porto — os vila-condenses estão a jogar para se mostrar e para terminar o mais acima possível na tabela.

Marítimo M vs SC Braga
Sábado 4, 15h30
Alternando entre vitórias e derrotas, o Marítimo vem de um ciclo longo de triunfos caseiros e derrotas fora de portas. Desta vez, os insulares recebem uma equipa capaz de provocar estragos, o Braga. Da última vez que receberam um grande, no caso o Sporting, os insulares conseguiram segurar um empate e vão tentar pontuar também contra o Braga. Os minhotos vêm da derrota caseira com o Benfica, por pesados 1–4, e querem limpar a imagem, dando já uma boa resposta. A 6 pontos do 3.º lugar, ocupado pelos leões, a equipa de Abel Ferreira sabe que, provavelmente, não vai sair do 4.º posto até final da época. Resta mostrar o que de melhor sabem fazer.

CD Feirense vs GD Chaves
Sábado 4, 15h30
A época desastrosa do Feirense valeu a sentença da descida anunciada cedo. Depois de vencerem nas longínquas duas primeiras jornadas da prova, os fogaceiros nunca mais sentiram o sabor dos 3 pontos. Com apenas 17 golos marcados, a equipa de Filipe Martins é o pior ataque da Liga e bate recordes negativos na prova. Esta será uma das melhores ocasiões que restam ao Feirense para somar uma vitória e deixar uma imagem menos negativa. Pela frente terão o Chaves, ainda na luta pela manutenção. Os flavienses estão num bom momento, sem perder há três rondas e com duas vitórias consecutivas. Os transmontanos sabem jogam com três adversário directos nestas três rondas que restam: só dependem de si para garantir a manutenção.

SL Benfica vs Portimonense
Sábado 4, 18h00
O deslize do Porto em Vila do Conde deu folga ao Benfica, que tem vantagem no confronto directo com os dragões. Mas os encarnados não facilitaram e foram vencer a Braga, segurando uma preciosa vantagem de 2 pontos para o actual campeão. Depois do inesperado empate com o Belenenses, o Benfica vem agora com seis vitórias seguidas e quer somar mais nesta recepção ao Portimonense. A equipa de António Folha pôs a um ciclo mau, vencendo o Feirense na ronda anterior. Os 36 pontos que tem parecem suficientes para a manutenção, mas a verdade é que estão apenas 5 pontos acima do antepenúltimo, quando faltam disputar ainda 9 pontos. Ainda não dá para dormir descansado em Portimão.

FC Porto vs CD Aves
Sábado 4, 20h30
Depois de empatar em Vila do Conde e ver os rivais do Benfica ganharem vantagem na luta do título, o Porto viveu um momento dramático esta semana, com o experiente guardião Iker Casillas a ser vítima de um ataque cardíaco no treino. O espanhol está bem e livre de perigo, mas é expectável que não jogue mais esta época. Os seus colegas vão, certamente, querer oferecer-lhe um triunfo. Melhor ainda seria oferecer-lhe o título de campeão, mas os dragões já dependem de terceiros. Nesta jornada, o Estádio do Dragão recebe um Aves em bom momento, vindo de dois triunfos seguidos que catapultaram a equipa para uns bem mais confortáveis 36 pontos. Ainda não é certo que isto chegue para a manutenção, mas com uma recepção ao Feirense na última ronda, o Aves não deve encarar a visita ao Dragão como jogo fulcral.

CD Tondela vs Sta. Clara
Domingo 5, 15h00
Com 31 pontos, o Tondela está em zona de despromoção e, ao que tudo indica, vai lutar pela vida até ao fim. Sabendo que na próxima ronda vai a Alvalade, este é um jogo de importância crucial para a equipa de Pepa. Nada interessa além dos 3 pontos. Pela frente, os beirões terão um Santa Clara seguro, com 38 pontos em ano de regresso ao principal escalão. A equipa de João Henriques tem dado boa imagem, tem praticado bom futebol e merece o prémio da manutenção. Os açorianos não vão a Tondela passear, pelo que será preciso que os da casa estejam no seu melhor para segurar os desejados 3 pontos.

Belenenses vs Sporting CP
Domingo 5, 17h30
O Belenenses de Silas foi uma das boas equipas desta temporada, ocupando um confortável 7.º lugar, com 40 pontos. Contudo, falamos de uma realidade em que o 7.º lugar está apenas 9 pontos acima dos lugares de despromoção. Sem vencer há sete rondas, os azuis não atravessam um bom momento e não têm aqui o adversário ideal para voltar aos triunfos. O Sporting é o visitante da semana, com oito vitória consecutivas, naquela que é a melhor fase da época. Os leões já estão arredados da luta pelo título, mas querem terminar a temporada em nota alta e vão fazer tudo pelos 3 pontos no Jamor.

Vitória SC vs CD Nacional
Domingo 5, 20h00
A pior sequência da temporada, com três derrotas consecutivas, deixou o Vitória SC mais longe do objectivo do 5.º lugar. Os vizinhos e rivais do Moreirense já levam 4 pontos de vantagem, pelo que os vimaranenses precisam de inverter este mau momento e esperar que os cónegos escorreguem. A equipa de Luís Castro recebe, nesta jornada, um Nacional desesperado por pontos. Os comandados de Costinha são penúltimos, com 27 pontos, e estão já a 4 do antepenúltimo (que também desce). Neste momento, é preciso um milagre para salvar o Nacional, que tem uma ponta final de dificuldade extrema: à visita a Guimarães segue-se a recepção ao Porto e termina visitando o Belenenses. Só um triunfo no D. Afonso Henriques dará esperança aos alvinegros.

Vitória FC vs Boavista FC
Segunda 6, 20h15
Separados por dois pontos, com vantagem para os axadrezados, Vitória FC e Boavista são duas equipas envolvidas, ainda, na luta da manutenção. Os sadinos estão com apenas dois pontos de vantagem para a zona de despromoção, pelo que têm aqui um jogo fulcral onde é imperativo conquistar os 3 pontos. Os sadinos não vencem há três jornadas e o Boavista vem de um triunfo, mas a equipa de Lito Vidigal — que conhece bem o Vitória, pois treinou os sadinos na primeira fase da época — tem tido muitas dificuldades fora do Bessa, tendo apenas um triunfo como visitante. Jogo de grande exigência, com algum favoritismo para os da casa.
