Liga NOS Virtual: Antevisão da jornada 25

O novo líder Benfica tem um teste difícil, recebendo o 7.º Belenenses. E há dérbi minhoto nesta ronda!


A jornada 25 traz-nos um sempre escaldante dérbi minhoto, mais emocionante ainda quando ambas as equipas lutam pela Europa. O Braga está mais confortável na tabela, mas a forma recente não é brilhante, pelo que os vimaranenses podem ter uma palavra a dizer. No topo, o novo líder Benfica tem teste difícil frente ao 7.º classificado, Belenenses, que bateu os encarnados na primeira volta. O agora 2.º FC Porto deverá ter tarefa acessível, visitando o cada vez mais último Feirense.

GD Chaves vs Rio Ave FC

Sexta 8, 20h30

A jornada arranca em Trás-os-Montes com duas equipas em má forma na Liga. O Chaves, que joga em casa, não vence há quatro jornadas, tendo somado dois pontos. O Rio Ave perdeu os últimos três jogos. Na classificação, o Rio Ave está bastante melhor, num confortável 9.º posto, enquanto os flavienses permanecem em zona de despromoção, no penúltimo lugar. Com a primeira equipa acima da “linha de água” já a 4 pontos, o Chaves sabe que nem vencendo sai da zona de despromoção. Os flavienses está, por isso, obrigados a vencer, sob pena de se afundarem mais na tabela.


Marítimo M vs Moreirense FC

Sábado 9, 15h30

Sem perder há seis jornadas, o Moreirense empatou na ronda anterior e viu o vizinho Vitória aproximar-se na classificação. Ainda assim, os 42 pontos que os cónegos já somam são históricos e tudo indica que será uma época memorável. Nesta ronda, o Moreirense visita o sempre complicado estádio do Marítimo. Os madeirenses são a primeira equipa acima da zona de despromoção e caminham sobre brasas. Uma derrota pode enviar a equipa para a zona vermelha, caso o Tondela vença. O factor casa é importante, mas este Moreirense já mostrou não se atemorizar a jogar fora, tendo seis triunfos em 12 deslocações.


SC Braga vs Vitória SC

Sábado 9, 18h30

O dérbi minhoto é sempre um jogo especial e é-o ainda mais quando as duas equipas querem ir à Europa. Na primeira volta, em Guimarães, o dérbi deu empate a um golo. Agora é em Braga, com a equipa da casa no 3.º lugar, com o 4.º classificado apenas a 3 pontos. O Vitória está ainda fora da zona europeia, mas apenas a 3 pontos do 5.º Moreirense. O triunfo é mais importante para os vimaranenses, mas o Braga também não quer perder para não sair do top 3. É um dérbi e, como sempre, imprevisível. O factor casa é importante, mas o Vitória leva sempre uma boa falange de apoio. Algum favoritismo para os arsenalistas.


Boavista FC vs Sporting CP

Sábado 9, 20h30

O Boavista está no 11.º lugar mas apenas 3 pontos acima da zona de despromoção. Os axadrezados vêm de uma derrota depois de um ciclo positivo de quatro jornadas sem perder. Mas a tarefa nesta ronda afigura-se muito complicada, com a recepção ao Sporting. Os leões vêm com quatro jogos seguidos sem perder, com três triunfos e um empate, mas o registo fora de casa é bastante modesto: apenas quatro vitórias em 12 partidas, com três empates e quatro derrotas. O Sporting é, naturalmente, favorito, mas este registo é motivo para estar alerta.


Portimonense vs CD Nacional

Domingo 10, 15h00

Há seis jornadas sem vencer, o Portimonense ainda não é uma equipa aflita. Tem 28 pontos, pelo que, à partida, deverá conseguir assegurar a manutenção. Ainda assim, não pode deixar estes ciclos prolongarem-se demasiado. O Nacional está em situação mais delicada, com apenas 3 pontos de vantagem sobre a zona de despromoção. Os insulares só venceram dois jogos fora de portas e perderam nas últimas cinco deslocações. O Portimonense é favorito, mas o ciclo recente aconselha cautela.


Sta. Clara vs CD Aves

Domingo 10, 15h00

Embora o pecúlio caseiro do Sta. Clara não seja famoso — apenas quatro triunfos em 12 jogos e sete derrotas — os açorianos parecem estar a inverter essa tendência, tendo vencido os últimos dois jogos nos Açores. Nesta ronda é possível que mantenham o registo positivo, recebendo o Aves. Os avenses são uma das equipas em zona delicada, com 2 pontos de vantagem para a zona de despromoção. Todas as jornadas são finais para o Aves, mas vencer o Sta. Clara não será nada fácil. Favoritismo para os da casa.


Vitória FC vs CD Tondela

Domingo 10, 17h30

Em Setúbal há mais duelo muito importante na luta da manutenção. O Vitória tem mais um ponto que o Tondela — 24 e 23 respectivamente — e não pode perder com este adversário directo, sob pena de cair para a zona de despromoção. Os sadinos só perderam um dos últimos cinco jogos, mas empataram todos os outros. O Tondela vem de três derrotas consecutivas, que deixaram os beirões em posição de descida. Este é duelo que se prevê equilibrado e de desfecho imprevisível. O factor casa dá um ligeiro favoritismo aos sadinos.


CD Feirense vs FC Porto

Domingo 10, 20h00

O Feirense é cada vez mais último e nesta ronda a missão é quase impossível, uma vez que recebem o FC Porto. Os dragões chegam a Santa Maria da Feira moralizados pela passagem aos quartos-de-final da Champions. É verdade que na jornada anterior perderam em casa com o Benfica e, com isso, caíram para o 2.º lugar, mas o sucesso europeu garante a moral necessária para continuar a luta interna. Todo o favoritismo é dos dragões e seria uma surpresa imensa se os dragões não levassem os 3 pontos nesta deslocação.


SL Benfica vs Belenenses

Segunda 11, 20h15

O super-motivado Benfica, que ainda só conhece o sabor da vitória sob o comando de Bruno Lage, recebe um adversário complicado. O Belenenses é 7.º classificado e está na luta pela Europa. Na primeira volta do campeonato, os azuis venceram o Benfica por 2–0. Sem Gabriel, que tem tido um papel fulcral no Benfica de Bruno Lage, o Benfica pode sentir mais dificuldades, mas não deixa de ser o grande favorito para este jogo. Depois de conquistar a liderança, é expectável que os encarnados não facilitem.


Deixe um comentário

Design a site like this with WordPress.com
Iniciar