Liga NOS Virtual: Antevisão da jornada 13

Benfica e Sporting enfrentam as duas equipas da Madeira e há nova “estreia” para Tiago Fernandes


Tiago Fernandes estreou-se na Liga como treinador interino do Sporting, entre a saída de Peseiro e a chegada de Keizer. Agora, o ex-técnico dos leões é o homem escolhido pelo Chaves para acabar com a crise, que empurrou a equipa para o último lugar da classificação. Os três grandes terão um fim-de-semana insular: o FC Porto visita os Açores e o Benfica e o Sporting defrontam os dois clubes madeirenses.

Portimonense vs Vitória FC

Sexta 14, 19h00

Depois de inaugurar o marcador no Dragão, o Portimonense acabou goleado. Nesta ronda, os algarvios encontram uma equipa que também defrontou um grande na jornada passada: o Vitória FC perdeu em casa com o Benfica, pela margem mínima. São duas equipas próximas na classificação — o Vitória tem mais 3 pontos que o Portimonense — e que aspiram a uma época de manutenção tranquila. O Portimonense tem algum favoritismo por jogar em casa, onde só perdeu ainda por uma vez.


SC Braga vs CD Feirense

Sexta 14, 21h15

O Feirense pôs fim a uma série de quatro derrotas, mas fê-lo com um empate caseiro com o Marítimo, cedido nos últimos instantes da partida. Ou seja, um empate que soube a derrota. Nesta ronda, missão quase impossível: os fogaceiros visitam Braga, um dos candidatos ao títulos e que ainda não perdeu em casa. Tudo aponta para o triunfo da equipa de Abel Ferreira e seria uma enorme surpresa se houvesse outro resultado.


GD Chaves vs Moreirense FC

Sábado 15, 15h30

A série de derrotas do Chaves — só na Liga são seis consecutivas! — obrigou a direcção a mexer no banco: Tiago Fernandes, que se estreou na Liga como interino do Sporting, é o novo técnico dos flavienses. Pega na equipa em último lugar e precisa de dar uma resposta rápida. Nesta ronda, o Chaves recebe um Moreirense que tem sido uma das boas surpresas. Apesar de virem de duas derrotas, os cónegos somam já 16 pontos, mais nove do que o Chaves. A equipa da casa tem, na teoria, argumentos para fazer frente ao Moreirense, mas a forma recente aconselha cautela.


Boavista FC vs CD Tondela

Sábado 15, 15h30

Boavista e Tondela estão em posição delicada neste primeiro terço de Liga. Os axadrezados têm 10 pontos, mais um do que o Tondela, que está em zona de despromoção. A equipa de Jorge Simão não vence há cinco jornadas, ao passo que o Tondela vem de três derrotas consecutivas. O Boavista ainda só venceu uma vez no Bessa e o Tondela só venceu uma vez fora. Prevê-se, por isso, um jogo equilibrado, com pressão dos dois lados, e ligeiro favoritismo para a equipa da casa.


CD Aves vs Vitória SC

Sábado 15, 18h00

Vindos de duas derrotas, o Aves tem mais um jogo complicado nesta jornada, recebendo o Vitória SC. Luís Castro teve uma oferta do segundo escalão inglês, mas decidiu continuar ao leme dos minhotos. Com três triunfos seguidos e o quinto lugar na classificação, o Vitória é um candidato natural ao quinto lugar europeu. Nas Aves encontrará uma equipa muito forte no contra-ataque, mas cujas lacunas são exploráveis. Com 10 pontos, o Aves é uma das equipas em zona de despromoção e terá uma missão muito complicada nesta partida.


Sta. Clara vs FC Porto

Sábado 15, 20h30

Na semana passada, o Sta. Clara voltou aos triunfos, num jogo complicado em Moreira de Cónegos. Para esta ronda, contudo, as chances de vitória são reduzidas. Os açorianos recebem o campeão e líder FC Porto, que chega moralizado por mais um triunfo na Champions. Esse triunfo fez do FC Porto a equipa com mais pontos em toda a fase de grupos, um feito assinalável para os comandados de Sérgio Conceição. É expectável que os dragões entrem com vontade de resolver cedo e voltar a somar mais 3 pontos.


Rio Ave FC vs Belenenses

Domingo 16, 15h00

Com três derrotas consecutivas, o Rio Ave atravessa o pior período na Liga, tendo sido alcançado na classificação pelo adversário desta semana, o Belenenses. Ambas com 18 pontos, Rio Ave e Belenenses podem proporcionar um bom espectáculo no Estádio dos Arcos. O Rio Ave só perdeu uma vez em casa e o Belenenses ainda não perdeu fora. É difícil de prever este duelo, mas o factor casa dá algum favoritismo aos vila-condenses.


Marítimo M vs SL Benfica

Domingo 16, 17h30

Sem vencer há oito jornadas, o Marítimo colocou fim à longa série de derrotas com um empate em Santa Maria da Feira. A equipa agora orientada por Petit tem mais uma etapa muito difícil na busca de regressar às vitórias, recebendo o Benfica. Os encarnados venceram na Champions, onde já não tinham hipóteses de passar, garantindo o estatuto de cabeças-de-série na Liga Europa. A estabilidade parece ainda não se ter instalado na Luz, pelo que a exigência continua no máximo e a tolerância perto do mínimo. Os encarnados são, naturalmente, favoritos.


Sporting CP vs CD Nacional

Domingo 16, 20h00

O Sporting goleador de Marcel Keizer recebe no Domingo uma das equipas com pior defesa da Liga, o Nacional. A equipa de Costinha até tem tido bom desempenho fora, com apenas uma derrota em seis jogos. Mas será preciso um super Nacional para conseguir um bom resultado em Alvalade, onde o Sporting ainda só conhece o sabor da vitória. Todo o favoritismo é para os leões.



Deixe um comentário

Design a site like this with WordPress.com
Iniciar