Liga NOS Virtual: Antevisão da Jornada 10

Além do regressado dérbi da Madeira, esta semana há confronto de líderes!


O prato forte desta jornada é, claro, o duelo de líderes entre FC Porto e SC Braga. A liderança bicéfala tem fortes probabilidades de se desfazer: ou porque um ganha, ou porque empatam e o Sporting se junta (em caso de vitória). Mas ainda há um dérbi da Madeira, com o Marítimo a visitar a Choupana, apimentado pelo mau momento que vivem os dois clubes. E, claro, há a curiosidade de ver como reage o Benfica à crise.

Moreirense FC vs Portimonense

Sexta 9, 19h00

Depois da fantástica vitória no Estádio da Luz, o Moreirense ascendeu a um óptimo 7.º lugar. De regresso a casa, os cónegos recebem o Portimonense, que ainda só venceu uma vez fora de casa. O histórico entre os dois clubes é favorável ao Moreirense, embora na época passada — a única em que estiveram juntos na Primeira Liga — tenha havido empate em Moreira de Cónegos e triunfo do Portimonense no Algarve. Face ao momento em que chega, talvez haja ligeiro favoritismo para os da casa.


Vitória FC vs CD Feirense

Sexta 9, 21h15

Sem surpresa, o Vitória FC perdeu em Braga, embora tenha dado uma resposta positiva. A equipa de Lito Vidigal regressa a Setúbal para receber um Feirense em mau momento. Os fogaceiros encaixaram quatro golo do Tondela, destruindo assim a marca de melhor defesa da Liga. Sem vencer há sete jornadas, a equipa de Nuno Manta precisa de um triunfo com urgência. Desde que o Feirense regressou à Primeira Liga, nunca perdeu com o Vitória! Nas últimas duas épocas, ganharam em Setúbal.


Belenenses vs Boavista FC

Sábado 10, 15h30

Os três pontos que separam Belenenses e Boavista podem ditar que terminem a jornada em igualdade, caso os axadrezados vençam no Jamor. Duas equipas que têm demonstrado alguma irregularidade, tanto a nível de resultados como exibicional, deverão proporcionar um jogo equilibrado. Os azuis são os reis do empate, somando já cinco, mas só um foi em casa. O histórico entre ambos é equilibrado, com ligeira vantagem do Belenenses (43 vitórias azuis, contra 39 axadrezadas).


CD Aves vs Rio Ave FC

Sábado 10, 15h30

Depois de regressar, finalmente, às vitórias, com um triunfo em Chaves, o Aves tem agora mais um adversário complicado. O Rio Ave não foi além de um empate caseiro com o Nacional, mas o ponto amealhado chegou para que os vila-condenses ultrapassassem o Benfica na classificação. Com duas equipas que atacam melhor do que defendem, este pode ser um jogo com muitos golos. As duas equipas já se defrontaram no mês passado, para a Taça da Liga, e o Aves venceu com uns convincentes 3–0. O Rio Ave agora quer a vingança.


CD Nacional vs Marítimo M

Sábado 10, 18h00

Depois do interregno da época passada, em que o Nacional esteve na Segunda Liga, está de regresso o dérbi da Madeira. As duas equipas estão em mal, o que pode acrescentar emotividade a este confronto. O Nacional é mesmo último classificado e perdeu todos os quatro jogos realizados na Choupana. O Marítimo vem com um ciclo horrível de quatro derrotas seguidas na Liga. O histórico é favorável ao Marítimo, mas nos últimos cinco confrontos só venceram uma vez, com dois triunfos para o Nacional.


FC Porto vs SC Braga

Sábado 10, 20h30

O jogo grande da jornada 10 é o duelo da liderança, entre FC Porto e Braga. Em igualdade pontual, quem perder pode ser ultrapassado pelo Sporting e alcançado pelo Rio Ave. A equipa de Abel é a única que ainda não perdeu na Liga e esta visita ao Dragão vai ser o maior teste de fogo até agora. O Porto vem de um triunfo importante na Champions e está moralizado para ficar, finalmente, isolado na liderança da Liga. Os dragões são favoritos, mas é proibido facilitar neste jogo.


Vitória SC vs Sta. Clara

Domingo 11, 15h00

Terminada a excelente série de três triunfos consecutivos, o Sta. Clara desloca-se a Guimarães para enfrentar um adversário directo. Os açorianos têm dois pontos de vantagem sobre os vimaranenses e, embora no arranque o objectivo dos dois clubes fosse diferente, um triunfo em Guimarães consolidaria as aspirações do Sta. Clara. No início da época, diríamos que o Vitória era claramente favorito. No momento actual, deverá ser bastante mais equilibrado do que suporia.


CD Tondela vs SL Benfica

Domingo 11, 17h30

O Tondela é a equipa que se segue no recente percurso atribulado do Benfica. Com duas derrotas seguidas na Liga, contra adversários “modestos”, e um empate com o Ajax que deixa o apuramento na Champions mais distante, o Benfica precisa de dar um pontapé na crise. O Tondela vem de um bom jogo, vencendo em Santa Maria da Feira por 2–4, e um bom resultado aqui seria um excelente catalisador para dar continuidade à recuperação. Naturalmente, o favoritismo está do lado dos encarnados, mas a pressão também.


Sporting CP vs GD Chaves

Domingo 11, 20h00

Com o empate caseiro do Rio Ave na jornada passada, o Sporting passou a ser a única equipa 100% vitoriosa no seu estádio. Nesta ronda, os leões recebem o penúltimo, Chaves, que vem de uma série de três derrotas consecutivas. Todos os indicadores apontam para um triunfo do Sporting e seria uma surpresa se isso não acontecesse. O Chaves é, para já, uma das grandes desilusões da Liga.



Deixe um comentário

Design a site like this with WordPress.com
Iniciar