A visita do FC Porto aos Barreiros é o jogo mais chamativo, numa jornada marcada pela primeira mudança de treinador

José Peseiro já não é treinador do Sporting. Os leões protagonizam a primeira “chicotada psicológica” da temporada em vésperas da visita aos Açores e após uma derrota caseira com o Estoril, na Taça da Liga. Também o FC Porto vai visitar uma ilha, mas a da Madeira, onde defrontará um Marítimo em mau momento. Quanto ao Benfica, tem um jogo teoricamente acessível para dar um pontapé na crise, após a derrota no Jamor.
SL Benfica vs Moreirense FC
Sexta 2, 20h30
Depois do desaire no Jamor, frente ao Belenenses, o Benfica regressa à Luz, num jogo onde tem a obrigação de vencer e de fazer uma exibição que tranquilize os adeptos. Em casa, os encarnados ainda não perderam e vão receber um Moreirense que tem apenas um triunfo fora e três derrotas. O histórico é claramente favorito às águias, que só perderam uma vez com o Moreirense, nos 23 confrontos entre ambos. Aconteceu na Taça da Liga em 2017, que os cónegos venceriam.

Portimonense vs Belenenses
Sábado 3, 15h30
Em igualdade pontual na tabela, Portimonense e Belenenses encontram-se num momento interessante. Dos 10 pontos dos algarvios, 9 foram conquistados na últimas quatro jornadas, o que espelha bem o bom momento. Quanto ao Belenenses, embora não viva um período tão feliz, vem de uma super moralizadora vitória sobre o Benfica, por 2–0. Os azuis, curiosamente, ainda não perderam fora de casa. Estas duas equipas que gostam de praticar futebol positivo poderão proporcionar um bom espectáculo. O histórico é largamente favorável ao Belenenses, mas a actualidade pode pender para os de Portimão.

Marítimo M vs FC Porto
Sábado 3, 18h00
De volta à liderança, o FC Porto tem uma deslocação complicada nesta ronda, ao Estádio dos Barreiros. Mas o Marítimo vem com uma série de resultados muito negativa. Quatro jornadas seguidas sem vencer e três derrotas nos últimos três jogos colocam os insulares numa posição frágil. Ambas as equipas jogaram para a Taça da Liga a meio da semana e o Marítimo também aí perdeu, no terreno do Feirense, por 3–2. O FC Porto venceu o Varzim e chega moralizado por estar na liderança. O histórico é, naturalmente, favorável aos dragões, que são claros favoritos nesta deslocação.

Boavista FC vs Vitória SC
Sábado 3, 20h30
O sábado encerra com um confronto de históricos no Bessa, que opõe o Boavista ao Vitória SC. Os axadrezados estão a ter um arranque titubeante e estão apenas um ponto acima da linha de água. No registo recente, trazem três derrotas e um triunfo nas últimas quatro jornadas. O Vitória não perde há três jornadas, mas somou dois empates nesse período. O histórico entre os dois é rico, com 123 jogos já realizados, e equilibrado: 42 triunfos do Boavista e 49 do Vitória. Na época passada o Boavista venceu no Bessa e o Vitória no D. Afonso Henriques.

CD Feirense vs CD Tondela
Domingo 4, 15h00
Sem vencer há seis jornadas, o Feirense continua a ter, de forma surpreendente, a melhor defesa da prova, com apenas cinco golos sofridos. No Marcolino de Castro, os fogaceiros ainda só sofreram um golo. Mas se num aspecto são os melhores, no outro são os piores: pior ataque da prova com apenas quatro golos marcados. O Tondela, por seu turno, soma apenas 6 pontos e é uma das equipas em zona de descida. O histórico entre os dois é curto, com apenas 11 jogos, e favorável ao Feirense, com seis vitórias contra três.

Sta. Clara vs Sporting CP
Domingo 4, 17h30
A visita do Sporting aos Açores fica marcada, inevitavelmente, por ser o primeiro jogo pós-Peseiro. O ex-técnico dos leões não resistiu à derrota caseira com o Estoril, na Taça da Liga, e foi despedido. Independentemente desse factor, prevê-se um jogo difícil para os leões, frente a um Sta. Clara que é a equipa sensação. Os açorianos estão a apenas dois pontos do Sporting e têm mais golos marcados que os leões. Além disso, trazem três vitórias consecutivas na bagagem. Com um histórico de apenas seis confrontos, o Sta. Clara nunca venceu o Sporting. Dois empates foi o melhor que conseguiu. O Sporting continua a ser favorito, mas é preciso concentração máxima para não ser surpreendido por este Sta. Clara.

SC Braga vs Vitória FC
Domingo 4, 20h00
Partilhando a liderança da Liga com o FC Porto, o Braga é a única equipa que ainda não perdeu na prova. Os minhotos já somam três empates, dois dos quais nas últimas duas jornadas, mas ainda têm zero derrotas. De volta a Braga, a equipa de Abel Ferreira recebe um Vitória FC que vem de um bom momento, com dois triunfos nas últimas jornadas e sem perder há três. Face ao poderio actual do Braga, os minhotos são claros favoritos, mas o Vitória de Lito Vidigal vai tentar explorar as fragilidades da equipa arsenalista, para prolongar este período positivo.

Rio Ave FC vs CD Nacional
Segunda 5, 19h00
Uma das equipas em melhor forma da Liga recebe o penúltimo. Rio Ave e Nacional parecem jogar para campeonatos “diferentes”. O Rio Ave tem ainda um impressionante registo caseiro, tendo vencido todos os quatro jogos da Liga que fez no seu estádio. Depois de perder na jornada inaugural, o Rio Ave nunca mais sentiu o sabor da derrota. Frente ao frágil Nacional, que só somou um triunfo, o Rio Ave é claramente favorito. O histórico está empatadíssimo: 13 vitórias para cada um e 13 empates.

GD Chaves vs CD Aves
Segunda 5, 21h15
A jornada encerra em Trás-os-Montes, com duas equipas em crise. O Chaves soma apenas 7 pontos e não vence há três jornadas e o Aves é o último classificado, com 4 pontos. A jogar fora, o Aves ainda só conhece um resultado, a derrota. Um golo marcado e oito sofridos são o pecúlio preocupante da equipa de José Mota. O histórico também é favorável aos flavienses, que parecem partir com vantagem para este confronto. A equipa transmontana não tem jogado mal, apesar de os resultados não acompanharem a qualidade de jogo.
