Liga NOS Virtual: Antevisão da Jornada 8

O que esperar de uma jornada onde há dois dérbis locais


O dérbi minhoto, em Guimarães, é o jogo grande da jornada. Na época passada, o Braga goleou por 5–0, provocando uma chicotada psicológica. Conseguirá o Vitória vingar essa humilhação? Em Lisboa há outro dérbi, embora mais desequilibrado, entre o Belenenses e o Benfica, com os encarnados a tentarem manter a liderança.

CD Nacional vs Portimonense

Sexta 26, 19h00

A jornada arranca com o duelo mais apropriado. Nacional e Portimonense só têm derrotas enquanto visitado e visitante, respectivamente. Além disso, ambas as equipas vêm da eliminação na Taça de Portugal, por clubes de divisões inferiores: os açorianos caíram diante do Lusitano de Vildemoinhos e os algarvios perderam com o Cova da Piedade. O histórico entre os dois clubes é muito equilibrado: em 22 encontros, o Portimonense venceu sete e o Nacional seis, com nove empates e igualdade também nos golos marcados nestes confrontos. Tanto equilíbrio é sinónimo de empate?


Vitória SC vs SC Braga

Sexta 26, 21h15

O jogo grande da jornada é o dérbi minhoto, em Guimarães. Na época passada, o Braga humilhou o Vitória com um 0–5, que inclusive precipitou a saída do treinador vimaranense na altura. Agora, os vimaranenses querem vingar esse resultado. A ascensão do Braga à condição de quarto grande tem vindo a desequilibrar o dérbi minhoto. O registo histórico ainda é equilibrado: em 135 jogos, o Vitória venceu 53 e o Braga 54; mas no passado recente, o Braga domina: três vitórias, uma derrota e um empate nos últimos cinco confrontos.


CD Aves vs Sta. Clara

Sábado 27, 15h30

Depois da última ronda, o Aves fez dois jogos e venceu ambos. Na Taça da Liga venceu o Rio Ave por expressivos 3–0 e na Taça de Portugal eliminou o Sacavenense com um 3–1. Agora, é preciso transportar esse espírito de vitória para a Liga, onde a equipa ocupa o último lugar, com apenas 4 pontos. O adversário é aquela que é, até ao momento, a grande surpresa da Liga, o Sta. Clara. O histórico de confrontos é favorável aos avenses e nos últimos cinco confrontos, só houve um triunfo dos açorianos. Será o Sta. Clara capaz de continuar a surpreender?


Rio Ave FC vs GD Chaves

Sábado 27, 18h00

Depois do bom resultado obtido em Braga — um empate — o Rio Ave perdeu 3–0 com o Aves na Taça da Liga. Depois venceu o Torreense por 5–1 na Taça de Portugal. Os vila-condenses são uma das equipas em melhor forma na Liga, onde não perdem há seis jornadas. O Chaves não chega em grande forma, com apenas 7 pontos em 7 jornadas. O histórico é favorável ao Rio Ave, embora nos últimos jogos tenha havido equilíbrio: um triunfo do Rio Ave e quatro empates nos últimos cinco confrontos. No momento actual, o Rio Ave parece partir com favoritismo.


Belenenses vs SL Benfica

Sábado 27, 20h30

Depois de sofrer para eliminar o Amora na Taça (só o conseguiu nos penáltis), o Belenenses recebe um adversário complicadíssimo, no dérbi lisboeta com o Benfica. Os encarnados chegam com bagagem pesada, depois da derrota em Amesterdão já na compensação. Espera-se um Benfica apostado em afastar essa derrota da memória, com um triunfo no Jamor que permita manter a liderança da Liga. O histórico é favorável ao Benfica, que não perde com os azuis desde 2007. Mas no ano passado, na visita ao Restelo, os encarnados não foram além de um empate.


Moreirense FC vs Marítimo M

Domingo 28, 15h00

Moreirense e Marítimo passaram ambos na Taça de Portugal, embora os insulares tenham tido dificuldades inesperadas: precisaram de ir aos penáltis para derrotar o Moura, depois de um 0–0. Na Liga, os insulares vêm de duas derrotas, pelo que o momento não é o mais favorável. Ainda assim, a equipa de Cláudio Braga parece ter alguma vantagem qualitativa sobre os cónegos. No histórico, o Marítimo leva a melhor, nas 17 vezes em que já se defrontaram, mas no ano passado houve empate nos dois jogos que disputaram.


CD Tondela vs Vitória FC

Domingo 28, 15h00

Depois de vencerem ambos na Taça de Portugal, e ambos com alguma dificuldade, Tondela e Vitória FC chegam a este jogo em momentos de forma semelhante e separados por apenas 2 pontos na classificação. No curto histórico de confrontos, o Vitória venceu cinco, empatou um e perdeu dois. Apesar de os sadinos terem muito mais experiência nestas andanças da Primeira Liga, a verdade é que deverá ser um duelo equilibrado e difícil de prever.


FC Porto vs CD Feirense

Domingo 28, 17h30

A derrota na Luz já foi ultrapassada pelos Dragões, que venceram na Taça de Portugal e na Champions desde então. Segue-se agora uma recepção ao Feirense, na qual o FC Porto é claramente favorito. Os fogaceiros são um caso curioso da Liga: a equipa de Nuno Manta tem a melhor defesa da prova, com apenas três golos sofridos, e o pior ataque, com apenas quatro marcados. As esperanças do Feirense passam, precisamente, pela solidez defensiva. Aguentar o máximo de tempo sem sofrer e, eventualmente, marcar um, parece ser a única receita possível para surpreender. É, contudo, altamente improvável.


Sporting CP vs Boavista FC

Domingo 28, 20h00

Na última jornada da Liga, o Sporting perdeu em Portimão de forma categórica. Na Taça, os leões venceram o Loures, mas apenas por 2–1 e com contestação à mistura. Hoje há jogo da Liga Europa, num difícil embate com o Arsenal. Se a equipa der uma boa resposta, pode chegar com motivação extra à recepção ao Boavista, mas se correr mal pode chegar em momento complicado. O Boavista também venceu na Taça e quer fazer a surpresa, aproveitando as fragilidades do Sporting. Mas os leões ainda só têm vitórias em Alvalade e são claros favoritos.



Deixe um comentário

Design a site like this with WordPress.com
Iniciar