À 7.ª jornada, chega o clássico Benfica vs Porto e os dragões chegam à Luz com 1 ponto de vantagem

A 7.ª ronda da Liga NOS traz-nos o super clássico Benfica vs Porto. Com os dragões na frente e um histórico recente claramente favorável aos do norte, o Benfica quer inverter a tendência. Mas há outro jogo grande: o Braga vs Rio Ave coloca frente a frente as duas equipas em melhor forma, com 12 e 10 pontos conquistados nas últimos quatro rondas. E além destes dois, a jornada está recheada de confrontos equilibrados e imprevisíveis.
CD Tondela vs CD Nacional
Sexta 5, 15h30
Separados por 1 ponto na tabela, a favor do Tondela, este é um duelo que se prevê equilibrado. Tanto os da casa como o Nacional têm registo igual nestas condições: Tondela tem três jogos em casa e experimentou os três tipos de resultados e o Nacional está na mesma situação com os três jogos feitos fora. O histórico de confrontos, curto, mantém o equilíbrio: cinco jogos, duas vitórias para cada e um empate (este na Taça da Liga). A equipa da casa ganha sempre na Liga, mas o equilíbrio é o mote.

Sta. Clara vs GD Chaves
Sexta 5, 18h00
Mais um jogo de equilíbrio: Sta. Clara e Chaves também estão separados por 1 ponto, com vantagem para os açorianos. A equipa da casa tem uma vitória, um empate e uma derrota nos três jogos caseiros, mas os golos são o destaque: oito marcados e outros tantos sofridos. O bom desempenho atacante tem sido acompanhado por fragilidades defensivas. O Chaves só venceu uma vez fora e perdeu duas. Os últimos confrontos dão vantagem aos flavienses, que venceram dois, perderam um e empataram dois.

CD Feirense vs Os Belenenses
Sexta 5, 20h30
O Feirense ainda não perdeu em casa na Liga, mas o Belenenses ainda não perdeu fora. Adivinharam: mais um duelo equilibrado e imprevisível. Os jogadores em melhor forma das duas equipas são quase todos do sector recuado, o que também evidencia algumas lacunas no ataque. Os últimos confrontos dão vantagem aos lisboetas, que venceram três vezes e só perderam e empataram uma, desde 2016.

Vitória FC vs Moreirense FC
Sábado 6, 15h30
Depois do empate arrancado em Guimarães, o Vitória sadino regressa a Setúbal, onde já perdeu duas vezes e só ganhou uma. Os sadinos estão a ter um arranque muito modesto, com apenas 5 pontos em seis jogos. O visitante Moreirense está ligeiramente melhor, mas o registo fora de portas também não é famoso. O histórico recente é favorável ao Vitória, mas por pouco: dois triunfos dos sadinos, um do Moreirense e dois empates. O factor casa pode ser importante.

Marítimo M vs Vitória SC
Sábado 6, 18h00
Embora não vença há duas jornadas, o Marítimo está a ter um bom início de campeonato e quer um triunfo neste regresso aos Barreiros, onde ainda não perderam. Pela frente, os insulares terão um Vitória SC que tarda em afinar o seu jogo. Também não vencem há dois jogos e na semana passada cederam um empate amargo contra o outro Vitória. Os minhotos sofrem muitos golos fora de casa, mas também os marcam. Os confrontos recentes dão nota de equilíbrio: duas vitórias para cada lado e um empate.

SC Braga vs Rio Ave FC
Sábado 6, 20h30
O jogo grande da jornada é o clássico Benfica vs Porto, mas este Braga vs Rio Ave é o jogo entre as duas equipas em melhor forma. Os bracarenses venceram os últimos quatro jogos e o Rio Ave venceu os últimos três. Com a liderança garantida na jornada passada, o Braga é uma equipas que ainda só conhece o sabor da vitória a jogar em casa (o Rio Ave e o Sporting são as outras). Apesar de este Rio Ave ter vindo a demonstrar qualidade, o Braga é favorito. Ainda assim, o histórico recente é favorável ao Rio Ave: quatro vitórias contra uma do Braga nos últimos cinco confrontos.

Boavista FC vs CD Aves
Domingo 7, 15h00
Numa jornada recheada de confrontos equilibrados, este é um dos mais iguais. Boavista e Aves pertencem ao lote dos piores da Liga, com apenas 4 pontos. Em termos de forma, o Boavista está pior porque vem de três derrotas, enquanto que o Aves vem de um triunfo, o primeiro da época. Se o Boavista ainda só tem derrotas em casa, o Aves também só tem derrotas fora. Como não podem perder ambos, pode dar empate. Nos últimos anos, o histórico é favorável ao Aves, com três vitórias, uma derrota e um empate.

SL Benfica vs FC Porto
Domingo 7, 17h30
O clássico é, como não podia deixar de ser, o jogo grande da jornada. Ambas as equipas venceram na jornada da Champions, embora o Benfica tenha passado por grandes dificuldades. Na jornada passada, os encarnados empataram e viram-se ultrapassados pelos azuis e brancos. Ambos sofreram também um revés: o Benfica tem Jardel lesionado e Conti suspenso, enquanto que o FC Porto perdeu Aboubakar por vários meses. O histórico recente é favorável aos dragões: nos últimos cinco confrontos, dois triunfos do Porto e três empates. O Benfica não vence o Porto na Luz desde 2014.

Portimonense vs Sporting CP
Domingo 7, 20h00
A jornada encerra com aquele que é, na teoria, o confronto mais desequilibrado da jornada. O Portimonense, do lote dos piores com apenas 4 pontos, recebe o Sporting. Curiosamente, contudo, o Portimonense tem o mesmo registo em casa que o Sporting fora: uma vitória, um empate e uma derrota. Os últimos confrontos dão o mote: quatro vitórias do Sporting, uma do Portimonense (esta na Taça da Liga). Os leões são claramente favoritos contra a frágil equipa Algarvia.
