Liga NOS Virtual: Antevisão da Jornada 5

Depois de uma longa pausa na Liga, a acção regressa com um grande jogo a fechar a jornada: o Sporting desloca-se a Braga


Depois de uma longa paragem, em que houve espaço para tudo (selecções, Taça da Liga, competições europeias), a Liga NOS está de volta! Para esta ronda, o prato forte é o SC Braga vs Sporting CP, o que significa que, muito provavelmente, vai haver mexidas no topo da tabela. Estes dois lideram, ao lado do Benfica, todos com 10 pontos. FC Porto e Marítimo perseguem-nos com 9. Ainda é muito cedo, mas a corrida já começou.

Boavista FC vs GD Chaves

Sexta 21, 20h30

Com 4 e 3 pontos respectivamente, Boavista e Chaves estão a ter um arranque de Liga complicado. Neste duelo que abre a jornada, os dois clubes procuram somar a segunda vitória no campeonato e dar um passo rumo à metade superior da tabela. No Bessa, o Boavista ainda só fez um jogo, com o Benfica, que perdeu. O Chaves já jogou duas vezes fora e perdeu ambas, mas na Taça da Liga conseguiu empatar no Dragão. Os últimos quatro confrontos entre estas duas equipas, em ambos os estádios, deram empate. Pelo que se tem visto esta época, não seria estranho a tradição manter-se.



Sta. Clara vs Rio Ave FC

Sábado 22, 16h30

O primeiro jogo de Sábado pode ser um dos espectáculos mais empolgantes da jornada. Nos Açores, o Sta. Clara recebe o Rio Ave num duelo entre duas equipas que parecem privilegiar o futebol ofensivo, em detrimento da solidez defensiva. A equipa de São Miguel ainda não perdeu em casa e marcou 7 golos nesses 2 jogos como visitado. O Rio Ave perdeu na Luz, para a Taça da Liga, mas voltou a deixar imagem positiva. Sobretudo no ponto de vista ofensivo, os vila-condenses têm armas de peso em Galeno e Dala. Ainda sem vencer fora de casa, o Rio Ave vai jogar para a vitória, mas o desfecho é muito imprevisível.



Marítimo M vs Os Belenenses

Sábado 22, 19h00

O excelente arranque do Marítimo, com três triunfos e uma derrota, deixa os insulares a apenas 1 ponto dos líderes e em igualdade com o FC Porto. Neste jogo dos Barreiros, onde ainda só ganharam, os insulares têm boas hipóteses de continuar o bom momento e fazer esquecer a derrota em Alvalade para a Taça da Liga. Ainda assim, nos últimos seis confrontos o Marítimo só bateu o Belenenses uma vez, perdeu três e empatou duas. Os azuis também perderam na Taça da Liga, mas uma derrota menos abonatória: no terreno do Varzim, da 2.ª Liga. Com a forma actual e com o factor casa a ter papel importante, o Marítimo é o favorito deste embate.



Vitória FC vs FC Porto

Sábado 22, 21h00

Desde a paragem na Liga, o FC Porto fez dois jogos e empatou ambos — em casa com o Chaves e na Alemanha com o Schalke. Já o Vitória, foi à Madeira empatar com o Nacional por 3–3, mas o sentimento foi o positivo porque a equipa recuperou de um 3–0. Na Liga, o Vitória ainda só venceu na 1.ª jornada e tem aqui fortes probabilidades de ficar mais uma jornada sem o conseguir fazer. O FC Porto é, claro, o grande favorito, mesmo tendo em conta que os azuis e brancos não têm deslumbrado e já desiludiram esta temporada.



CD Tondela vs Moreirense FC

Domingo 23, 16h00

Com um arranque de temporada complicado, o Tondela ainda só somou 2 pontos na Liga. A equipa beirã perdeu na Taça da Liga com o Braga, prova onde o Moreirense, adversário desta semana, já não está. Este é um jogo que se prevê equilibrado, entre duas equipas “do mesmo campeonato”, que têm mostrado bom futebol, ainda que os resultados estejam aquém do esperado. Desde que estão na Liga NOS, o histórico está equilibrado com duas vitórias para cada e dois empates. Uma curiosidade: nestes confrontos primodivisionários, a equipa da casa nunca vence.



CD Feirense vs CD Nacional

Domingo 23, 16h00

O bom arranque do Feirense não teve eco nas duas últimas rondas, onde fez apenas 1 ponto. Na Taça da Liga, os fogaceiros foram ganhar ao terreno do Estoril. De volta a casa, onde ainda não perdeu, o Feirense recebe o Nacional, que desperdiçou uma vantagem 3–0 frente ao Vitória FC e se deixou empatar na segunda parte — isto na Taça da Liga. O histórico recente dá vantagem ao Nacional. Desde que está na Liga NOS, aliás, o Feirense nunca venceu o Nacional. Poderá ser um presságio para este duelo, mas talvez haja um ligeiro favoritismo do Feirense.



SL Benfica vs CD Aves

Domingo 23, 18h30

O Benfica venceu o Rio Ave e perdeu com o Bayern nesta paragem da Liga. Foram dois jogos em casa e, agora, segue-se mais um. A Luz recebe um dos últimos classificados, o Aves, que só somou ainda um ponto. Na Taça da Liga, os avenses não foram além de um empate em Paços de Ferreira. Não há muito a dizer: tudo indica um jogo tranquilo para o Benfica. O histórico entre os clubes é claro: o Aves nunca ganhou e só conseguiu um empate em 14 jogos disputados entre as duas equipas — na época de 2000–01.



Portimonense vs Vitória SC

Domingo 23, 20h30

Outro dos últimos classificados, com apenas 1 ponto, o Portimonense recebe o Vitória SC, num confronto entre duas equipas que não estão na fase de grupos da Taça da Liga. A longa paragem serviu, acima de tudo, para afinar processos — algo de que o Portimonense está mais necessitado. Embora o histórico entre os dois clubes seja claramente favorável ao Vitória, na temporada passada foram os algarvios quem levou a melhor, vencendo em Portimão e empatando em Guimarães. Face ao que temos visto do Portimonense, este poderá ser um jogo com golos de ambas as equipas, mas com ligeiro favoritismo do Vitória.



SC Braga vs Sporting CP

Segunda 24, 20h15

A jornada encerra em Braga, com aquele que é o jogo grande desta ronda. Líderes com 10 pontos, a par do Benfica, SC Braga e Sporting CP querem manter o andamento de candidato ao título. Os dois treinador conhecem bem o adversário: Abel jogou no Sporting e Peseiro já treinou o Braga. Ambos venceram na Taça da Liga e querem dar continuidade ao rumo vitorioso na Liga. Historicamente, claro, o Sporting tem um estatuto mais elevado, mas o crescimento recente do Braga está a equilibrar as contas. Nas últimas três épocas, o Sporting venceu três vezes, o Braga duas e houve um empate. Será um jogo equilibrado, mas o histórico obriga-nos a dar favoritismo aos leões.



Deixe um comentário

Design a site like this with WordPress.com
Iniciar