Tudo o que podes esperar da ronda 4 da Liga NOS

Numa jornada sem grandes confrontos directos, o destaque vai para o duelo inesperado de líderes: Sporting CP vs CD Feirense. Quanto aos outros líderes, o SC Braga visita Chaves e o SL Benfica vai à Choupana. Expectativa também, naturalmente, para saber como reage o FC Porto depois do desaire caseiro frente ao Vitória SC. Os dragões voltam a jogar em casa, desta feita frente ao Moreirense FC, no jogo que encerra a jornada.
GD Chaves vs SC Braga
Sexta 31, 19h00
Na jornada passada, o GD Chaves deixou escapar uma vitória na Madeira no tempo de compensação. Aos 90 venciam, mas no apito final perderam. De regresso a casa, a equipa de Daniel Ramos recebe um adversário muito difícil que pode atirar os flavienses para um arranque complicado: seria a terceira derrota em quatro jornadas. O SC Braga já está no lote de líderes e vai querer manter esse estatuto. A equipa de Abel Ferreira, que falhou o acesso à Liga Europa, tem ainda mais responsabilidade na Liga NOS. É expectável que os minhotos assumam o jogo e procurem resolver cedo.
Vitória SC vs CD Tondela
Sexta 31, 21h15
O Vitória SC só tem 3 pontos na Liga, conquistados na jornada passada, mas fizeram-no de forma brilhante, vencendo no Dragão por 2–3, depois de estarem a perder 2–0 ao intervalo. Isto deverá trazer um Vitória motivadíssimo no regresso ao D. Afonso Henriques, que será alavancado pelo entusiasmo dos seus adeptos. O CD Tondela ainda não venceu, somando dois empates e uma derrota. A equipa de Pepa não está a ter um início auspicioso, embora continue a praticar o futebol interessante que mostrou na temporada passada. Em Guimarães será difícil inverter a tendência, porque o favoritismo é dos da casa.
Os Belenenses vs Vitória FC
Sábado 1, 16h30
O bom arranque do Belenenses inclui 4 pontos conquistados fora e 0 em casa. Esse jogo em casa, no Jamor, foi frente ao FC Porto e, mesmo com a derrota, a equipa de Silas deixou muito boa imagem. Numa época que vai gerando alguma expectativa, à boleia do discurso do treinador, Os Belenenses vão querer aproveitar esta ronda para somar o primeiro triunfo em casa. Pela frente vão ter um Vitória FC que desiludiu na jornada passada, perdendo no Bonfim com o CD Nacional. Os sadinos têm uma equipa reconstruída e Lito Vidigal tenta implementar as suas ideias. Um bom resultado no Jamor seria uma boa ajuda.
Sta. Clara vs Boavista FC
Sábado 1, 19h00
Depois de iniciar a Liga com uma derrota, o Sta. Clara empatou nos últimos dois jogos. De volta aos Açores, a equipa de João Henriques vai procurar continuar em percurso ascendente, conquistando o primeiro triunfo. Mas o Boavista FC, de Jorge Simão, não vai aos Açores fazer turismo. Os axadrezados ainda só venceram uma partida mas são uma equipa aguerrida, que disputa todos os lances com intensidade e vai causar muitos problemas ao Sta. Clara. Ainda é cedo para saber o que esperar destes açorianos, mas é difícil atribuir-lhes o favoritismo.
Sporting CP vs CD Feirense
Sábado 1, 21h00
Apesar de não ter feito uma exibição deslumbrante, o Sporting CP conseguiu empatar na casa do grande rival Benfica. A equipa de José Peseiro mantém-se no lote de líderes e vai defrontar, precisamente, uma das outras equipas do topo da tabela: o surpreendente CD Feirense. Como é óbvio, os leões são favoritos para esta partida, mas não podem subestimar o Feirense. A equipa de Nuno Manta tem limitações, não tem um plantel deslumbrante, mas está a ter um excelente início de temporada. O treinador vai cimentando o seu lugar e implementando a sua filosofia. Uma surpresa em Alvalade seria a cereja no topo do bolo, mas é muito difícil.
CD Aves vs Marítimo M
Domingo 2, 16h00
O CD Aves é, ao fim de três jornadas, um dos dois clubes do fundo da tabela, com apenas 1 ponto. Claro que ainda é muito cedo para tirar ilações, mas é preciso que a equipa avense dê uma resposta em breve. Nesta 4.ª jornada, o Aves joga em casa, mas o adversário não é fácil. O Marítimo M já soma dois triunfos, o último dos quais com uma reviravolta épica, para lá dos 90. Ou seja, os insulares chegam motivados, com a moral em alta, e querem conquistar mais três pontos que garantam um lugar entre as equipas do topo. É difícil de prever o resultado, mas o Marítimo parece partir com algum favoritismo.
Rio Ave FC vs Portimonense
Domingo 2, 16h00
Tal como o Aves, o Portimonense está no fundo da tabela com 1 ponto. Curiosamente, são as duas equipas que subiram, não este ano mas no ano passado. Os algarvios não terão tarefa fácil, com uma visita a Vila do Conde para tentar inverter este mau arranque. A equipa de António Folha parece ainda não ter assimilado as ideias do novo treinador, mas pela frente terá uma equipa que vive um processo semelhante. José Gomes, ao leme do Rio Ave FC, já conheceu os três resultados possíveis nas três jornadas de Liga. Diante do seu público, exige-se um Rio Ave com iniciativa e que imponha o seu favoritismo.
CD Nacional vs SL Benfica
Domingo 2, 18h30
O SL Benfica é o primeiro grande a visitar a Choupana, no regresso do CD Nacional ao escalão principal. Os encarnados chegam motivados a este jogo, depois de terem vencido o PAOK por 1–4, garantindo lugar na fase de grupos da Champions. Naturalmente, o Benfica é o favorito para este confronto. Ao CD Nacional caberá fazer do factor casa e provocar a surpresa. Os insulares vêm de uma vitória em Setúbal, nos primeiros pontos conquistados neste regresso à Liga, e querem dar continuidade a esse resultado positivo.
FC Porto vs Moreirense FC
Domingo 2, 20h30
O resultado surpresa da jornada passada foi a derrota caseira do FC Porto com o Vitória SC, depois de estar a vencer por 2–0 ao intervalo. Os dragões jogam novamente em casa e com outra equipa minhota: o Moreirense FC. Sérgio Conceição já tinha criticado a exibição frente ao Belenenses, onde o FC Porto acabou por ganhar 2–3. Depois veio a derrota e agora tem de vir uma resposta à altura. Os dragões são claros favoritos e têm de o provar no campo. Pela frente encontrarão um Moreirense que tem mostrado processos interessantes e que vai tentar explorar alguma instabilidade dos azuis e brancos. De qualquer forma, seria uma enorme surpresa se o FC Porto não somasse os 3 pontos.