Liga NOS Virtual: Antevisão da Jornada 3

Com muitas equipas ainda à procura da sua melhor forma, chega o primeiro dérbi da temporada: Benfica vs Sporting


Inevitavelmente, o SL Benfica vs Sporting CP é o jogo grande da jornada 3. Um dérbi é sempre um dérbi: imprevisível, emocionante, intenso. Desde a longínqua época de 2008–09 que não havia um dérbi da capital sem Jorge Jesus: primeiro no Benfica, depois no Sporting. Agora é Rui Vitória contra José Peseiro. Mas este não é o único jogo de interesse: há duelos equilibrados, que podem proporcionar bons espectáculos. O Vitória SC vai ao Dragão e pode arrancar a época com três derrotas em outras tantas jornadas. O CD Feirense recebe o Boavista FC e busca o oposto, somar nove pontos em nove possíveis, ficando à frente de pelo menos um dos grandes de Lisboa.

Marítimo M. vs GD Chaves

Sexta 24, 20h30

Com apenas duas jornadas disputadas, Marítimo e Chaves fazem parte do grupo maioritário da classificação: as equipas com 3 pontos. Um triunfo e uma derrota para cada um, sendo que ambos venceram em casa e perderam fora. A nota de maior interesse desta partida será o reencontro de Daniel Ramos, agora treinador do GD Chaves, com a sua antiga equipa, o Marítimo M. Com o Estádio dos Barreiros como palco, é expectável que os insulares queiram assumir o papel principal neste confronto. São duas equipas de quem se espera mais ou menos o mesmo — uma época tranquila — e cujos objectivos coincidem. Num duelo de equilíbrio, o favoritismo tem de ser para os da casa.

Portimonense vs Sta. Clara

Sábado 25, 16h30

O Portimonense não está a ter um arranque de campeonato feliz. A equipa agora treinada por António Folha ocupa a cauda da tabela, com 0 pontos, nenhum golo marcado e quatro sofridos. Os algarvios confirmaram o regresso de Paulinho, que fez a segunda metade da época passada no FC Porto, que pode acrescentar talento e discernimento no último terço. Nesta terceira ronda, o Portimonense recebe o promovido Sta. Clara e não pode deixar escapar a oportunidade. Os açorianos estão de regresso à Liga NOS, ainda a apalpar terreno, e o Portimonense tem de tirar partido disso e do factor casa para conquistar os primeiros 3 pontos. Mas atenção, este Sta. Clara fez três golos ao Braga, arrancando um empate depois de estar a perder 3–0. Se o Portimonense não for impositivo, vai sofrer.

SL Benfica vs Sporting CP

Sábado 25, 19h00

O primeiro dérbi da temporada acontece já em Agosto, no Estádio da Luz, com os rivais da capital em igualdade. Na Liga, SL Benfica e Sporting CP têm ambos 6 pontos, 5 golos marcados e 2 sofridos. Os leões têm apenas estes dois jogos disputados, enquanto o Benfica já jogou mais três partidas no acesso à Champions. Depois de ultrapassar o Fenerbahçe, as águias não foram além de um perigoso empate 1–1 com o PAOK na Luz. Em termos exibicionais, também pela exigência que este arranque teve, o Benfica parece mais sólido e mais próximo daquilo que se espera. O Sporting ainda procura encaixar processos, com um treinador novo, Peseiro, e várias mexidas no plantel. Por outro lado, esta exigência do arranque benfiquista também acarreta desgaste. Rui Vitória tem usado os mesmos jogadores em todos os jogos — salvo lesões / suspensões — e isso pareceu notar-se na segunda parte do jogo frente aos gregos, com uma clara baixa de intensidade do Benfica. Os dérbis são sempre imprevisíveis, mas o Benfica parece levar algum favoritismo.

FC Porto vs Vitória SC

Sábado 25, 21h00

Na temporada passada, Luís Castro demorou a olear a equipa que então treinava, o GD Chaves: só à 6.ª jornada conseguiu o primeiro triunfo. Agora no Vitória SC, Castro tem mais um arranque complicado. O Vitória já traz duas derrotas na bagagem e, a jogar no Dragão, tem fortes possibilidades de encaixar a terceira. Os vimaranenses estão na fase de consolidação, com novo treinador e muitas mexidas no plantel. Espera-se muito desta temporada, mas esta visita ao Dragão deve ser mais um processo de aprendizagem. O FC Porto parte como claro favorito. Ocupa o primeiro lugar da classificação e continua a ter o dinamismo ofensivo da época passada. Marega, inicialmente afastado do grupo, foi reintegrado e pode ser um “reforço” de peso.

Vitória FC vs CD Nacional

Domingo 26, 16h00

Depois do triunfo caseiro sobre o CD Aves e da derrota — mas com boa imagem — em Alvalade, o Vitória FC regressa ao Bonfim para receber um dos promovidos, o CD Nacional, que ainda não conquistou qualquer ponto. Lito Vidigal chegou a Setúbal nesta temporada, mas parece ter sido rápido a dar o seu cunho a uma equipa que teve muitas mexidas no plantel. Os sadinos vão querer impor o seu jogo em casa e conquistar mais 3 pontos, afundando o Nacional e dando mais um pequeno passo em direcção ao objectivo: época tranquila. Quanto ao Nacional, de Costinha, teve a esperada derrota em Braga, mas desiludiu na jornada 2, perdendo em casa com o Moreirense. Jogando de novo fora, espera-se melhor imagem dos insulares, mas o favoritismo é do Vitória.

CD Feirense vs Boavista FC

Domingo 26, 16h00

No final do Domingo passado, tudo fazia crer que chegaríamos ao fim da segunda jornada com os três grandes sozinhos no topo da tabela. O facto, em si, não seria notório, se não houvesse apenas duas jornadas disputadas. Mas na Segunda-Feira o CD Feirense decidiu inverter a lógica: foi ganhar a Guimarães, somou dois triunfos e faz agora companhia os três grandes. Mais: a equipa de Nuno Manta é a única que ainda não sofreu qualquer golo. Com este arranque de sonho, o técnico tem o trabalho motivacional feito. A equipa joga em casa, diante do seu público, e vai tentar continuar este registo. Pela frente, os fogaceiros vão receber o Boavista FC, que vem da derrota caseira com o Benfica. Os axadrezados levarão, com certeza, uma claque ruidosa à Feira, que tentará calar os da casa e empurrar a pantera para mais um triunfo fora de portas, depois de o terem feito em Portimão na ronda inaugural. Pode ser um bom jogo, equilibrado e o resultado é imprevisível. Ainda assim, pelo embalo, algum favoritismo para os da casa.

CD Tondela vs Rio Ave FC

Domingo 26, 18h30

O CD Tondela é uma das seis equipas que ainda não venceu. Os beirões têm mostrado bom futebol e boas soluções ofensivas, mas os resultados ainda não são os ideais. Depois da derrota caseira com o Belenenses, o Tondela foi empatar à Vila das Aves, por 2–2. Agora regressa a casa, mas recebe um adversário perigoso. O Rio Ave FC é, como outras, uma equipa em reconstrução. José Gomes é o treinador e há muitas caras novas que ainda não convenceram os adeptos. Este é mais um teste interessante, para percebermos as reais valências deste novo Rio Ave, que bateu o Marítimo na jornada passada. Deve ser um jogo equilibrado, com golos dos dois lados.

SC Braga vs CD Aves

Domingo 26, 20h30

O SC Braga empatou na jornada passada, nos Açores, depois de estar a vencer por 0–3. Na Liga Europa, os bracarenses deixaram-se eliminar pelo Zorya, ficando fora da prova ainda antes da fase de grupos. Tudo isto é motivo para apreensão, mas o facto de ser motivo para apreensão também indica que o Braga já atingiu um estatuto superior, já é uma equipa de quem se espera muito e que se critica ao mínimo deslize. Abel Ferreira vai recuperar as tropas, exigir empenho e concentração e nenhum resultado que não a vitória seria tolerado. O CD Aves chega com apenas 1 ponto a Braga. José Mota sabe que vai defrontar uma equipa em momento complicado, mas também sabe que Abel tentará fazer disso força. O Braga é o claro favorito.

Moreirense FC vs Os Belenenses

Segunda 27, 20h15

A jornada encerra com um confronto entre duas equipas do lote dos 3 pontos. Ambas perderam em casa contra um dos grandes (Moreirense FC contra o Sporting e Os Belenenses contra o FC Porto) e ambas conseguiram triunfos fora de portas (Moreirense na Choupana e Belenenses em Tondela). São duas equipas com objectivos semelhantes, ambas com lacunas e com talentos interessantes, que deverão protagonizar um duelo equilibrado. O empate não espantaria ninguém, mas também pode pender para qualquer lado. Jogando em casa, Ivo Vieira tentará tirar partido desse elemento e fazer do Moreirense favorito, mas os azuis de Silas são uma equipa à imagem do seu treinador: positiva, destemida e que não abdica de jogar para segurar um pontinho.


Deixe um comentário

Design a site like this with WordPress.com
Iniciar