Está aí mais uma temporada de Liga NOS! Para que saibas o que aí vem, vamos trazer-te uma Antevisão de todas as jornadas, começando já pela primeira!

A jornada arranca logo com um jogo muito interessante, Benfica vs V. Guimarães, que opõe duas equipas que apontam a aos lugares cimeiras da tabela como objectivo. No Domingo há um duelo das ilhas, com o Santa Clara a visitar os Barreiros para defrontar o Marítimo. O Porto joga no Sábado, recebendo o Chave, e o Sporting vai a Moreira de Cónegos no Domingo.
Benfica vs V. Guimarães
Sexta 10, 20h30
O Benfica faz o segundo jogo oficial na Luz, depois de ter vencido o Fenerbahçe por 1–0 na pré-eliminatória da Champions. Os encarnados vão querer dar continuidade aos triunfos em casa, fazendo da Luz a sua fortaleza. A frente de ataque está debilitada, com Castillo suspenso e Jonas provavelmente indisponível; mas ainda há Ferreyra. O Vitória começou mal a época, perdendo em casa com o Tondela, por 0–2, na eliminatória da Taça da Liga que deixou os vimaranenses fora da fase de grupos. A deslocação à Luz não é, de todo, o cenário ideal para arrancar a Liga. Por outro lado, o Vitória terá um jogo sem grande pressão, onde vai tentar surpreender. O favoritismo é do Benfica.
V. Setúbal vs Aves
Sábado 11, 16h30
Lito Vidigal orientou o Aves durante uma fase da época passada. Não foi ele que começou a época, nem foi ele que a terminou. Agora ao comando do Vitória de Setúbal, Lito começa a época recebendo precisamente a antiga equipa. Tal como no Aves da época passada, este Vitória tem muitas caras novas, num plantel com qualidade mas que precisará de tempo para atingir o seu potencial. A equipa sadina ainda não tem qualquer jogo oficial, porque ficou isenta da eliminatória da Taça da Liga, mas na pré-época venceu sete, empatou um e perdeu um. O Aves venceu a Taça de Portugal no ano passado, um feito histórico que permitiu à equipa de José Mota jogar a Supertaça, onde perderam 3–1 com o Porto. Na Taça da Liga empataram 2–2 com o Santa Clara, vencendo depois nos penáltis. É uma equipa que mantém muitos jogadores da época passada e vai querer fazer uma época melhor. Difícil de prever o resultado deste embate, mas algum favoritismo, apesar de tudo, para a equipa da casa.
Tondela vs Belenenses
Sábado 11, 19h00
O Tondela e o Belenenses mantêm os treinadores da época passada, Pepa e Silas, respectivamente. É um duelo de alcunhas. O Tondela começou a época da melhor forma, vencendo o Vitória em Guimarães por 0–2, garantindo um lugar na fase de grupos da Taça da Liga. O Belenenses conseguiu o mesmo, vencendo em casa a Oliveirense por 3–1. Prevê-se um jogo equilibrado entre duas equipas que, na teoria, têm a manutenção como objectivo, mas na prática vão tentar ser mais ambiciosas, fugindo à aflição das últimas jornadas. A jogar em casa, os tondelenses têm ligeira vantagem, mas um empate não surpreenderia.
Porto vs Chaves
Sábado 11, 21h00
O campeão Porto começa a defender o título na noite de Sábado, com a recepção ao Chaves. A equipa de Sérgio Conceição já conquistou a Supertaça, frente ao Aves, vencendo por 3–1. Os dragões tiveram algumas perdas importantes no sector defensivo, mas já chegaram reforços. O Chaves teve também perdas importantes, uma das quais o treinador Luís Castro. Daniel Ramos, que orientou o Marítimo na época passada, é o novo treinador dos valentes transmontanos. Espera-se que Ramos torne a equipa flaviense tão sólida defensivamente como o fez no Marítimo. Nesta jornada inaugural, contudo, o Porto é claro favorito.
Marítimo vs Santa Clara
Domingo 12, 16h00
O primeiro duelo das ilhas acontece logo na 1.ª jornada. O Marítimo, que já anda nestas andanças há uns anos, recebe o recém promovido Santa Clara. São, também, duas equipas que mudaram de treinador face à época passada. No Marítimo, Cláudio Braga é o novo treinador. No Santa Clara, João Henriques é quem comanda. Pelo seu historial e experiência, o Marítimo parte como favorito para este jogo. Os madeirenses já venceram na Taça da Liga o Mafra, por 3–0, e querem continuar a fazer dos Barreiros um campo difícil para todos os adversários. O Santa Clara ficou fora da fase de grupos da Taça da Liga, perdendo nos penáltis com o Aves depois de um 2–2. Os açorianos vão tentar surpreender, mas a tarefa é complicada.
Feirense vs Rio Ave
Domingo 12, 16h00
O Feirense foi das poucos equipas da metade de baixo da tabela do ano passado que não mudou de treinador durante a época. E também não o fez para o arranque desta: Nuno Manta mantém-se ao leme dos fogaceiros. A equipa da Feira também está no lote dos que garantiram lugar na fase de grupos da Taça da Liga, tendo eliminado o Leixões com um 3–2 em casa. O Rio Ave, que fez uma excelente época, viu sair o seu treinador e alguns jogadores importantes. José Gomes é o novo técnico e o arranque da época não foi muito bom: o Rio Ave ficou fora da Liga Europa, perdendo a eliminatória com o Jagiellonia (1–0 na Polónia, 4–4 em Vila do Conde). Na Taça da Liga, contudo, os vila-condenses foram a Portimão vencer por 0–2 e asseguraram um lugar na fase de grupos. É um jogo difícil de prever, porque ainda não se sabe o que podemos esperar deste Rio Ave. Pode dar empate.
Moreirense vs Sporting
Domingo 12, 18h30
Depois do final de época e Verão conturbados, o Sporting começa a nova temporada com José Peseiro no banco. Os leões jogam fora, mas não é uma deslocação super complicada. O Moreirense também mudou de treinador, com Ivo Vieira a assumir agora o comando técnico dos cónegos. A equipa minhota já ficou fora da fase de grupos da Taça da Liga, tendo perdido por 2–0 com o Varzim. Agora na Liga, a recepção ao Sporting, que não fez ainda qualquer jogo oficial, é um encontro sem pressão para os cónegos. Apesar de haver alguma incerteza quanto à real capacidade deste Sporting, os leões são claros favoritos. Ao Moreirense resta tentar surpreender.
Braga vs Nacional
Domingo 12, 20h30
O Braga, que se assume cada vez mais como um “grande” do futebol português, mantém o seu técnico, Abel Ferreira, e volta a mexer-se bem no mercado, colmatando as saídas de alguns jogadores. Os minhotos apadrinham o regresso do Nacional à Primeira Liga e querem começar a vencer. Na quinta-feira, o Braga jogou na Ucrânia, na pré-eliminatória da Liga Europa, e empataram 1–1 frente ao Zorya. É um resultado positivo, que permite resolver em Braga. O Nacional, que mantém também o treinador, Costinha, também já fez um jogo oficial, na Taça da Liga. Os madeirenses vençaram o Boavista na Choupana, por 2–1. É expectável que o Nacional aposte forte em manter-se na Primeira, mas a deslocação a Braga é um primeiro capítulo muito difícil de ultrapassar. Todo o favoritismo é dos bracarenses.
Portimonense vs Boavista
Segunda 13, 20h15
A jornada inaugural encerra-se no Algarve, com o Portimonense a receber o Boavista. Os algarvios mudaram de treinador, com António Folha a comandar agora os destinos da equipa. O primeiro teste “a doer” foi mau: uma derrota caseira com o Rio Ave, 0–2, que deixa o Portimonense fora da Taça da Liga. Já o Boavista mantém Jorge Simão no comando, mantém boa parte do plantel e trouxe alguns reforços. Os axadrezados também já estão fora da Taça da Liga, com a derrota na Choupana. Temos, portanto, duas equipas que entraram em falso na nova temporada e querem inverter rapidamente essa tendência. O factor casa pode ter peso, mas o Boavista parece uma equipa mais sólida.