A última jornada é jornada de all-in para as cinco equipas que ainda discutem a manutenção. Três ficam, duas descem.

Está a chegar ao fim mais uma edição da Liga Portuguesa, mas ainda há muito por decidir. A luta pelo segundo e terceiro lugares, que envolve os dois rivais da capital e o Braga, pode não agitar grande coisa, mas a luta da manutenção vai estar ao rubro. Ainda nenhuma equipa está condenada, entre as cinco do fundo da tabela. Alguns dependem apenas de si, outros precisam de uma ajuda, mas o Domingo promete ser um dia de emoções fortes. São seis jogos em simultâneo, às 18h, e alguns vão terminar com lágrimas. Resta saber quais.
Aves — Chaves
Sexta 11, 20h30

A abrir a jornada, Aves e Chaves jogam sem objectivos. A equipa da casa garantiu a manutenção na jornada passada, ao passo que o Chaves já não tem possibilidade de chegar ao 5º lugar. Estão separados por 10 pontos e podem lançar algumas peças menos utilizadas na temporada. O Aves tem a vantagem de jogar em casa e o Chaves, pelo bom campeonato que fez, tem a superioridade de ser uma equipa que lutou pela Europa. Difícil de prever o que acontece neste jogo “a feijões”.
V. Guimarães — Porto
Sábado 12, 16h00

Guimarães vai receber o campeão para a despedida da temporada. É mais um jogo sem objectivos, embora o Porto queira bater o seu recorde de pontos. Para isso, precisa de uma vitória, mas Sérgio Conceição também deverá fazer entrar alguns jogadores sem minutos, para que sejam coroados campeões. O Vitória teria uma grande despedida se vencesse o campeão, numa época que ficou aquém dos objectivos. O favoritismo é, naturalmente, dos campeões, mas não é uma deslocação fácil, nem são “favas contadas”.
Boavista — Belenenses
Sábado 12, 20h00

No Bessa, um jogo entre dois históricos, também sem objectivos. Separados por cinco pontos, Boavista e Belenenses despedem-se de uma temporada em que estiveram à altura das metas definidas. O Boavista fez uma temporada muito forte no Bessa, pelo que é favorito nesta despedida da temporada. Pode haver poupanças dos dois lados e o ritmo de jogo não deverá ser elevado, mas seria uma surpresa o Belenenses vencer.
V. Setúbal — Tondela
Domingo 13, 18h00

O Vitória sadino é a equipa que parte com a missão mais complicada para a última jornada. A equipa de Couceiro não depende só da vitória, precisa que Feirense e Estoril empatem, ou que o Paços não vença em Portimão. Contudo, o empate pode servir, mas apenas se Paços e Estoril perderem. Portanto, é altamente recomendado que vençam. A vantagem do Vitória é que o Tondela já não luta por nada. A equipa beirã já garantiu a manutenção, numa época muito positiva. Obviamente que os tondelenses não vão facilitar nem fazer favores a ninguém. Os contra-ataques dos amarelos podem ser letais. O Vitória tem de fazer um jogo perfeito.
Marítimo — Sporting
Domingo 13, 18h00

Já sem hipóteses de chegar ao 5º lugar, o Marítimo recebe o Sporting que discute o 2º lugar com o Benfica. Os leões são favoritos e enfrentam um Marítimo que vem com três derrotas consecutivas e que já não tem objectivos. O cenário parece muito favorável para os leões conseguirem os 3 pontos, que garantem o segundo lugar. Em caso de derrota, o Sporting pode acabar mesmo em 4º lugar, caso o Braga vença o seu jogo. Portanto, é certo que o Sporting não vai tirar o pé do acelerador e vai querer ganhar nos Barreiros. Não deixa de ser um jogo difícil, mas o Sporting tem argumentos para conseguir o objectivo.
Feirense — Estoril
Domingo 13, 18h00

Em Santa Maria da Feira joga-se o único jogo da jornada que envolve dois candidatos à descida. Ambas as equipas garantem a manutenção caso vençam o jogo, mas o Feirense tem mais cenários favoráveis. O Estoril fica se vencer e desce com empate ou derrota, independentemente dos outros resultados. O Feirense pode garantir a manutenção mesmo em caso de derrota ou empate, mas fica dependente do que fizerem V. Setúbal e Paços de Ferreira. Vai ser, obviamente, um jogo de nervos à flor da pele, com as duas equipas em busca da vitória mas com muito medo de sofrer golos. Como o Estoril é o que está mais apertado, é expectável que assuma mais o jogo.
Portimonense — Paços de Ferreira
Domingo 13, 18h00

Com o Portimonense a atravessar um mau momento, com três derrotas consecutivas, o Paços de Ferreira quer aproveitar esse factor para arrancar um triunfo no Algarve. Um triunfo pacense garante a manutenção aos castores. Em caso de empate, precisa que o V. Setúbal não vença, e até a derrota pode dar manutenção, se V. Setúbal e Estoril também perderem ou apenas um deles empatar e o outro perder. Ou seja, o Paços tem boas possibilidade de conseguir ficar na Primeira, mas a melhor forma de o conseguir é levar os 3 pontos de Portimão. Os algarvios já não lutam por nada, mas querem despedir-se dos seus adeptos deixando uma boa imagem, por isso o Paços vai enfrentar dificuldades.
Benfica — Moreirense
Domingo 13, 18h00

O Benfica recebe outra das equipas aflitas. O Moreirense garante a manutenção se pontuar na Luz, mas a derrota também pode servir: basta que o Estoril pontue ou que o V. Setúbal não vença. Sendo que o Benfica também ainda luta pelo segundo lugar, o Moreirense vai, de certeza, enfrentar muitas dificuldades. Os encarnados precisam que o Sporting não vença nos Barreiros, para ascenderem ao segundo lugar. Outros cenários são possíveis, mas jogando na Luz frente ao Moreirense, é expectável que o Benfica vença e e imponha o seu jogo desde cedo. Numa época com muitas desilusões, o último jogo na Luz tem de deixar uma memória positiva nos adeptos.
Rio Ave — Braga
Domingo 13, 18h00

Em Vila do Conde, o Rio Ave joga descansado, sabendo que o quinto lugar já não lhe foge. Pela frente tem o Braga, que ocupa o quarto lugar, com muitos pontos de vantagem para os vila-condenses. Os bracarenses podem chegar ao terceiro lugar, caso vençam e o Sporting perca nos Barreiros. O cenário é pouco provável, mas é expectável que o Braga queira fazer a sua parte. O Rio Ave até pode dar oportunidade a jogadores menos utilizados, mas mesmo que jogue com o onze de gala, o Braga já mostrou que é uma equipa de “outro campeonato”. O Rio Ave já mostrou algumas fragilidades defensivas e o Braga é letal a aproveitar ocasiões. Jogo difícil, mas com algum favoritismo para os visitantes.