Três confrontos directos nas apertadíssimas lutas pela Europa e pela manutenção.

Sim, o Porto tem uma deslocação difícil aos Barreiros que pode trazer mais interesse à luta do título, mas esta jornada traz confrontos muito mais empolgantes. Desde logo, a luta pelo quinto lugar terá duelo marcado para Vila do Conde, onde o Rio Ave recebe o Chaves, com o ex-rioavista Luís Castro ao comando. E na luta pela manutenção, há dois combates imperdíveis: o Vitória de Setúbal recebe o Feirense e o Desportivo das Aves recebe o Estoril. Três pontos é a distância máxima entre estes quatro clubes, pelo que a manutenção vai passar por estes campos.
V. Guimarães — Moreirense
Sexta 27, 20h30

A jornada arranca com o dérbi do concelho de Guimarães, numa fase da época em que as duas equipas ainda lutam por algo. O Vitória alimenta a esperança de chegar ao quinto lugar, de acesso à Liga Europa, embora precise de fazer uma ponta final perfeita e esperar que os adversários directos percam pontos. O Moreirense está com 5 pontos de vantagem para o penúltimo, pelo que não é dos mais aflitos. Ainda assim, em caso de derrota, pode ver-se em situação mais apertadas para as duas últimas jornadas. Os cónegos até têm um registo recente mais positivo que o do Vitória, mas em Guimarães o favoritismo vai para a equipa da casa.
V. Setúbal — Feirense
Sábado 28, 16h00

Uma das grandes “finais” desta jornada acontece em Setúbal. O Vitória sadino recebe o Feirense, sobre quem tem 2 pontos de vantagem. Este é um jogo muito importante para a luta da manutenção. O Vitória joga com três adversários da metade de baixo da tabela nestas últimas três jornadas. Mas o Feirense tem de ir ao Dragão na jornada seguinte. Ou seja, o Feirense está numa posição mais complicada e precisa mesmo de ganhar em Setúbal. Uma vitória faz com que os fogaceiros ultrapassem os sadinos e talvez outras equipas, caso estas percam. Quanto ao Vitória, os três pontos quase garantem a manutenção. É difícil prever o que acontecerá, mas o Feirense tem de dar tudo. O Vitória joga em casa e deverá ter uma boa falange de apoio nesta fase crucial, por isso tem algum favoritismo.
Benfica — Tondela
Sábado 28, 18h15

O Benfica volta a entrar em campo antes do Porto e tem obrigação de vencer e pressionar os dragões. Na jornada passada, os encarnados venceram no último fôlego no Estoril. Agora, em casa, espera-se uma exibição mais convincente e mais expressiva. Os pupilos de Rui Vitória vão defrontar um Tondela que garantiu a manutenção na jornada passada. A equipa beirã fez uma época mais tranquila que as anteriores e, por isso, joga sem pressão na Luz. Este factor pode conduzir a uma falsa tranquilidade nos encarnados, que pode dar mau resultado. Vai ser necessária concentração e dedicação total, para que a equipa traduza em campo o favoritismo que, naturalmente, tem.
Portimonense — Sporting
Sábado 28, 20h30

Com a manutenção assegurada e um tranquilo lugar de meio da tabela, o Portimonense já não tem muito em jogo. Resta, à equipa de Vítor Oliveira, continuar a mostrar a sua identidade ofensiva e veia goleadora. Nenhum jogo é um palco tão bom como uma recepção a um grande. Sem pressão, o Portimonense tentará complicar a vida ao Sporting, na luta da frente. Os leões têm, como é normal, argumentos mais fortes que os algarvios. Será preciso que os ponham em prática e comprovem no campo o favoritismo. Já se sabe que o Portimonense tem fragilidades defensivas, e o Sporting vai com certeza tentar explorá-las.
Boavista — Paços de Ferreira
Domingo 29, 16h00

Sem vencer há cinco jornadas, o Boavista ainda tem a esperança de alcançar o quinto lugar, que pode dar acesso à Liga Europa. Os axadrezados jogam em casa e, por isso, têm favoritismo nesta partida. Contudo, vão enfrentar uma equipa aflita, que tudo tem de fazer tudo para conquistar os 3 pontos. O Paços não vence há três jornadas e está apenas 2 pontos acima da zona de despromoção. Numa ronda onde há dois confrontos directos entre clubes do fundo da tabela, os pacenses sabem que a derrota pode fazer cair a equipa para uma zona muito complicada. Por outro lado, um perfil demasiado ofensivo do Paços pode ser aproveitado pelo Boavista.
Rio Ave — Chaves
Domingo 29, 16h00

Um dos confrontos directos que vão apimentar esta jornada acontece no Estádio dos Arcos. Três pontos separam o Rio Ave do Chaves, que lutam pelo quinto lugar. Os vila-condenses não vencem há três jornadas e sabem que uma derrota neste duelo deixa a luta em aberto. Com o Marítimo, o terceiro mais sério candidato ao lugar, a defrontar o Porto, o Rio Ave tem aqui uma jornada em que pode distanciar-se dos opositores directos. Para isso precisa de ganhar em casa ao Chaves, algo que se afigura difícil. Vai ser um jogo interessante, com duas equipas que gostam de construir jogo.
Marítimo — Porto
Domingo 29, 18h00

O percurso do Porto para chegar ao tão ambicionado título de campeão tem aqui, provavelmente, a mais complicada etapa até ao final. A visita aos Barreiros é crucial. É um campo tradicionalmente difícil para os dragões, que vão certamente entrar com tudo, sabendo que uma vitória abre o caminho para o título. O Marítimo, ainda assim, também está numa luta, pelo quinto lugar. Os insulares têm um calendário terrível, defrontando Porto e Sporting nestas três jornadas finais. Precisam, por isso, de ser perfeitos para alcançarem esse ambicionado quinto posto. Vencer o Porto seria a melhor forma de começar o percurso final. Mas depois da jornada passada, em que goleou o V. Setúbal, o Porto mostrou estar empenhadíssimo no seu objectivo e tem todo o favoritismo desta partida.
Belenenses — Braga
Domingo 29, 20h15

O Belenenses é uma equipa tranquila na tabela, sem objectivos por que lutar. Sem vencer há três jornadas, os azuis só têm o orgulho a defender. Mas nesta recepção ao Braga vão ter um jogo muito difícil, onde o favoritismo vai para o visitante. A equipa de Abel continua em excelente forma e quer manter-se assim até ao fim, até porque sabe que os da frente podem escorregar, possibilitando algo mais do que o 4º lugar para o Braga. Verdadeira máquina goleadora (terceiro melhor ataque, com mais 12 golos marcados do que o Sporting), este Braga joga para ganhar em todos os campos.
Aves — Estoril
Segunda 30, 20h00

A jornada 32 vai encerrar com um duelo fulcral na luta pela manutenção. O Desportivo das Aves é o 16º classificado, com 28 pontos. O Estoril é último, mas tem apenas menos 2. Duas equipas que têm mais argumentos ofensivos do que defensivos podem proporcionar aqui um bom espectáculo. Nesta altura do campeonato, é demasiado arriscado jogar na expectativa e encarar o empate como bom resultado. O que falta é muito pouco e nada mais interessa além dos 3 pontos. É impossível antever o que acontecerá, com duas equipas capazes do melhor e do pior. Por jogar em casa, o Aves tem algum favoritismo, mas é um jogo muito imprevisível.