Voltas e reviravoltas. Está ao rubro a luta pelo título, pela Europa e pela manutenção. Vem aí a jornada 31 e ficam a faltar só três!

Depois da mudança de líder na jornada passada, com o Porto a reconquistar o primeiro lugar, a luta continua ao rubro. Também o quinto lugar, com Marítimo e Rio Ave empatados em pontos, promete aquecer esta jornada. E a luta pela manutenção, claro, com seis clubes entre os 24 e os 29 pontos, vai estar animado até ao fim. Vai ser um final de campeonato épico, onde todas as jornadas têm jogos de vida ou morte.
Braga — Marítimo
Sexta 20, 20h30

A jornada 31 arranca com um duelo europeu, entre as duas únicas equipas sem derrotas nas últimas cinco rondas. Apesar do empate na jornada anterior, o Marítimo acabou por ver o rival directo, Rio Ave, empatar também, mantendo assim a igualdade pontual na luta pelo quinto lugar. O Braga, quarto classificado com mais 24 pontos, já não olha para baixo. O sonho de terminar ainda mais acima na tabela é alcançável, mas está dependente de deslizes dos de cima. Jogando em casa, o Braga tem o favoritismo deste jogo, mas o Marítimo está num excelente momento e empenhado em garantir o quinto lugar.
Paços de Ferreira — Belenenses
Sábado 21, 16h00

Com 28 pontos, o Paços de Ferreira é uma das equipas que pode ir parar à zona de despromoção. Têm apenas mais 2 pontos que o penúltimo e vêm de duas derrotas consecutivas. Jogando em casa frente a um adversário do seu campeonato, os castores têm de se impor e procurar os três pontos. O Belenenses tem 33 pontos e a manutenção quase garantida. Ainda assim, não pode dar-se ao luxo de abandonar a luta. Uma série de derrotas ainda pode dar a descida. Os azuis não perdem há duas jornadas e parecem em melhor forma. Ainda assim, é difícil antever o que vai acontecer.
Feirense — V. Guimarães
Sábado 21, 18h15

Depois da vitória do Estoril na jornada passada, o Feirense, que perdeu, passou para o último lugar da tabela. Neste momento, a distância para o antepenúltimo já é de 4 pontos, o que significa que o Feirense não sairá da zona de despromoção nesta ronda. A situação é muito delicada em Santa Maria da Feira e só um triunfo — que escapa há cinco rondas — poderá dar esperança à equipa para enfrentar as três jornadas finais. Pela frente, os fogaceiros vão encontrar o Vitória de Guimarães que está tranquilo na tabela. Os vimaranenses ainda ambicionavam a Europa, mas esse já é um sonho demasiado distante: concretamente 7 pontos. Ainda assim, o Vitória tem uma massa adepta exigente e que não vai perdoar se a equipa baixar os braços.
Estoril — Benfica
Sábado 21, 20h30

O Estoril regressou às vitórias na jornada passada, em casa do Portimonense, pondo fim a uma série de sete jogos sem vencer. Isto permitiu aos canarinhos abandonar o último lugar, embora permaneçam em zona de descida. Nesta jornada, o Estoril recebe um adversário muito difícil. O Benfica vem da derrota caseira frente ao Porto, que deixou os dragões na pole position para conquistar o título. Os encarnados, agora, não precisam “apenas” de ganhar os jogos que faltam, precisam também que o Porto perca um dos seus. Depois desse balde de água fria na Luz, é expectável que o Benfica procure dar uma resposta imediata. Mas se subestimarem o Estoril, poderão ver-se em apuros. A equipa de Ivo Vieira precisa de pontos e, neste jogo, não tem nada a perder.
Chaves — Portimonense
Domingo 22, 16h00

Sem vencer há seis jornadas, o Chaves deve ter hipotecado a possibilidade de chegar ao quinto lugar europeu, agora que a distância já está em seis pontos. A equipa de Luís Castro fez uma época nestes moldes, alternando períodos muito bons com outros muito maus. O 7º lugar que ocupa acaba por ser, até, surpreendente. O Portimonense está 3 pontos abaixo do Chaves, com 35. Os algarvios têm a manutenção praticamente assegurada, nesta época de regresso à Primeira Liga. Na ronda passada, a derrota caseira com o Estoril não estava nos planos. Agora, espera-se um Portimonense a dar resposta. Este pode ser um bom jogo, com duas equipas com bons executantes.
Tondela — Aves
Domingo 22, 16h00

Seis pontos acima da linha de água, o Tondela vive uma situação bem mais relaxada do que a que viveu nas épocas anteriores. Ainda assim, os 32 pontos não chegam ainda para dormir descansado. A equipa de Pepa empatou os últimos três jogos, mas não vence há seis jornadas. Nesta ronda, o Tondela recebe um dos aflitos. O Aves tem 28 pontos, apenas mais 2 que o penúltimo, e sabe que o mínimo deslize pode fazer cair a equipa para zona de despromoção. Os pupilos de José Mota chegam, ainda assim, com a moral em alta. A equipa bateu o Caldas na Taça, alcançando a final do Jamor pela primeira vez na história do clube. Tendo vencido na jornada anterior, o Aves vai querer continuar o bom momento e dar um passo rumo a um dos objectivos maiores da temporada: a manutenção.
Moreirense — Rio Ave
Domingo 22, 18h00

O Moreirense vem com um registo positivo, com 7 pontos conquistados nas últimas quatro jornadas. Com 3 pontos de vantagem sobre o penúltimo, o Moreirense tem de continuar nesta senda positiva para garantir a manutenção. Com Tozé numa super-forma, os cónegos venceram os últimos três jogos caseiros. O Rio Ave, na luta europeia com o Marítimo, sabe que vai enfrentar um adversário difícil e que precisa de pontos. Os vila-condenses somaram apenas 4 pontos nas últimas quatro jornadas e deixaram-se apanhar pelos insulares. A equipa de Miguel Cardoso parece ter perdido um pouco de gás nesta ponta final do campeonato. Veremos se passam o teste em Moreira de Cónegos.
Sporting — Boavista
Domingo 22, 20h15

Depois de eliminar o Porto nos penáltis, alcançando a final do Jamor, o Sporting regressa à Liga em Alvalade, recebendo um Boavista que já não vence há quatro jornadas. Os leões estão motivados e querem continuar a luta até ao fim. Com o Benfica a apenas 3 pontos, o segundo lugar, pelo menos, ainda é uma possibilidade. Até porque ainda haverá dérbi da capital. É de esperar um Sporting dominador, procurando resolver cedo. Ao Boavista restará tentar a surpresa. Todo o favoritismo é dos leões.
Porto — V. Setúbal
Segunda 23, 20h00

A jornada encerra-se no Dragão, onde o Porto recebe o V. Setúbal. Os dragões viveram uma semana de emoções fortes. Primeiro venceram na Luz, recuperando o primeiro lugar; depois perderam em Alvalade, caindo nas meias-finais da Taça. Com o campeonato como único título possível, o Porto deverá ser contundente nestas últimas jornadas. Em casa, frente ao aflito V. Setúbal, espera-se um Porto avassalador. Veremos se o cansaço do jogo da Taça não pesa e se a necessidade de pontos dos sadinos não atrapalha demasiado.