Depois do desaire em Paços de Ferreira, o Porto quer recuperar a moral no dérbi da invicta.

A jornada 27 traz alguns duelos interessantes. Desde logo, o dérbi da invicta, com o Porto em busca de se redimir da derrota na jornada passada. O Sporting recebe outro candidato europeu, Rio Ave. E ainda há mais um duelo de aspirações europeias, com o Braga a visitar Chaves. Na luta pela manutenção, há várias equipas a jogar em casa, que tentarão tirar partido disso para dar mais um passo na difícil luta que enfrentam.
V. Setúbal — Portimonense
Sexta 16, 20h30

Depois da derrota na Madeira, o Vitória sadino regressa a casa, onde tem estado em bom plano: já são três vitórias seguidas. Ainda envolvido na luta pela manutenção, o Vitória precisa de manter este registo caseiro para se aguentar à tona. Pela frente tem o Portimonense que atingiu a marca dos 30 pontos na jornada passada. Os algarvios têm a manutenção praticamente assegurada. Com a lesão de Fabrício na última ronda, o Portimonense perdeu uma peça importante para esta visita a Setúbal. É certo que os algarvios podem sempre surpreender, mas no Bonfim o Vitória tem algum favoritismo.
Tondela — Marítimo
Sábado 17, 16h00

Com 29 pontos conquistados, o Tondela já soma mais 12 do que na época passada, por esta altura. A manutenção parece um objectivo quase alcançado, mas ainda falta o quase. Nesta ronda, os beirões recebem um adversário difícil, o Marítimo, que parece estar a reencontro o caminho das balizas. Ainda assim, os golos foram marcados nos Barreiros. A jogar fora, o Marítimo tem muito mais dificuldades. Na segunda volta, em quatro deslocações só fez um golo. O Tondela vai tentar fazer valer o factor casa para somar aqui 3 importantes pontos.
Estoril — Paços de Ferreira
Sábado 17, 16h00

A viver mais uma fase muito delicada, o Estoril soma quatro derrotas consecutivas e é neste momento o lanterna vermelha. É imperativo começar a inverter esta tendência, porque o tempo começa a escassear. Os canarinhos não marcaram qualquer golo nestes últimos quatro jogos, o que é um dado preocupante. Nesta ronda, recebem um Paços de Ferreira motivado pela vitória sobre o Porto. Até esse jogo, o Paços também estava em péssimo momento. É possível que o triunfo sobre o Porto injecte alguma motivação extra nos jogadores, mas o Estoril tem de entrar com tudo para se impor.
Feirense — Benfica
Sábado 17, 18h15

Depois da derrota do Porto, o Benfica pode acreditar ainda mais no penta. Daqui até ao fim, todos os jogos assumem importância extrema. E todos os clubes vão querer ganhar aos da frente. O Feirense é o adversário desta semana, em Santa Maria da Feira. Estando apenas 1 ponto acima da zona de despromoção, a equipa de Nuno Manta não se importaria nada de imitar o Paços e ganhar um grande. Com apenas uma vitória nos últimos sete jogos, os fogaceiros estão a claudicar nesta fase decisiva da época. O Benfica é favorito e deve entrar com tudo. Se o Feirense conseguir adiar o momento do primeiro golo, pode aspirar à gracinha.
Porto — Boavista
Sábado 17, 20h30

O Porto protagonizou a grande surpresa da jornada passada, perdendo em Paços de Ferreira. Os dragões viram o Benfica aproximar-se muito e o Sporting regressar à luta pelo título. Agora, segue-se o dérbi da invicta, no Dragão. O Porto vai querer entrar com tudo, para afastar de imediato o “fantasma” da jornada passada. O Boavista terá uma dura missão. A equipa continua a perder jogos fora: na segunda volta, perdeu todos os jogos fora (mas também ganhou todos em casa). E frente a um Porto ferido, os axadrezados podem muito bem ser a vítima que vai pagar a factura. Todo o favoritismo é dos azuis e brancos.
V. Guimarães — Aves
Domingo 18, 16h00

A entrada de José Peseiro ainda não surtiu efeito em Guimarães. O Vitória continua sem vencer: são já cinco jogos sem um triunfo e apenas um empate. Nesta ronda, os vimaranenses recebem o Aves, num jogo onde os 3 pontos são obrigatórios. Depois do acidentado jogo da jornada passada, a equipa deverá ter algumas baixas: Douglas suspenso é uma certeza, Raphinha e Celis saíram lesionados. O Aves poderá aproveitar este factor, bem como o momento delicado que se vive em Guimarães, para surpreender no D. Afonso Henriques. Antes da derrota com o Benfica, o Aves vinha com cinco jogos sem perder. O Vitória é favorito, mas não se esperam facilidades.
Moreirense — Belenenses
Domingo 18, 16h00

Em zona de despromoção, o Moreirense regressa a casa, onde venceu o último jogo. Os cónegos precisam de pontos e esta recepção ao Belenenses é uma daquelas oportunidades que não se pode deixar escapar. Com 29 pontos, os azuis do Restelo estão bem encaminhados para a tranquilidade. Sem perder e sem sofrer golos há quatro jogos, a equipa de Silas atravessa um bom momento e vai tentar dar continuidade a isso em Moreira de Cónegos. O Moreirense deverá tentar impor-se, mas não será um jogo fácil. Ainda assim, algum favoritismo, moderado, para a equipa da casa.
Chaves — Braga
Domingo 18, 18h00

Depois de duas derrotas — com Tondela e Sporting — o Chaves recebe um adversário muito difícil. Os flavienses estão na luta pelo quinto lugar, pelo que uma vitória é urgente. Ainda assim, os adversários directos jogam ambos com adversários dificílimos: o Boavista no Dragão e o Rio Ave em Alvalade. Jogando em casa, o Chaves é o que tem a tarefa menos difícil. Ainda assim, o Braga tem qualidade e capacidade para ganhar em Chaves. A equipa de Abel Ferreira está num momento fantástico, com cinco vitórias consecutivas, e não quer que o ciclo se encerre em Chaves. Este pode ser um dos jogos mais interessantes da jornada. O Braga, mesmo jogando fora, tem algum favoritismo.
Sporting — Rio Ave
Domingo 18, 20h15

Tal como o Benfica, o Sporting ganhou novo alento no campeonato com a derrota do Porto. Os cinco pontos de distância para o Porto ainda são alguma coisa, mas os leões têm de acreditar que os dois da frente podem perder mais pontos. Nesta ronda, o Sporting recebe um adversário difícil, que também tem aspirações europeias. O Rio Ave não se tem dado bem contra os grandes e já se sabe que não poderá contar com uma das suas peças mais importantes: Francisco Geraldes, que é emprestado pelo Sporting. Naturalmente, o Sporting tem o favoritismo da partida, mas o Rio Ave ainda quer mostrar-se contra os grandes e nunca se sabe quando pode fazer uma gracinha.