Antevisão da Jornada 26 da Liga Portuguesa

A corrida pelo título tem mais uma etapa, que se espera relativamente pacífica para os dois da frente. A luta pela manutenção continua ao rubro.


Com a recepção do Benfica ao Aves e a visita do Porto a Paços de Ferreira, os dois da frente parecem ter caminho aberto para conquistar mais 3 pontos. O Sporting é quem tem a missão mais difícil, visitando Chaves. Na luta pela manutenção, dos seis últimos, cinco jogam fora e o que joga em casa, Paços, recebe o Porto. Ou seja, fortes probabilidades de muitos perderem, pelo que fará uma grande diferença se algum conseguir ganhar.

Braga — Moreirense

Sexta 9, 20h30


A jornada abre com o super-Braga a receber outra equipa minhota: o Moreirense. Os bracarenses estão num momento de forma incrível e parecem ter atingido o estatuto de favoritos em qualquer jogo que não seja contra os três grandes. Com futebolistas de qualidade e pontaria afinada, dificilmente este Braga será travado. O Moreirense deixou a zona de despromoção, mas continua nas redondezas. Nesta ronda, dificilmente conquistam pontos e restar-lhes-á esperar que os dois abaixo também não pontuem.

Rio Ave — Feirense

Sábado 10, 16h00


O Rio Ave não atravessa um bom momento. Sem vencer há três jornadas, a equipa de Miguel Cardoso denota muitas dificuldades em criar ocasiões de golo e concretizar. Ainda assim, com o seu futebol de posse, é expectável que acabem por surgir ocasiões. Nesta jornada, enfrentam o Feirense, que pôs fim a um ciclo de cinco derrotas, vencendo na jornada passada. A equipa de Nuno Manta ainda está em posição muito frágil e tentará agarrar o embalo desse triunfo, e o mau momento do Rio Ave, para surpreender nos Arcos. No entanto, o favoritismo ainda é todo dos vila-condenses.

Benfica — Aves

Sábado 10, 18h15


Com quatro vitórias consecutivas, o Benfica vem de uma goleada caseira sobre o Marítimo. Nesta jornada, os encarnados voltam a jogar na Luz, na recepção ao Aves. A equipa que agora é orientada por José Mota está num excelente momento, com cinco jornadas seguidas sem perder, o que fez com que consigam estar já 4 pontos acima da linha de descida. Apesar do ruído à volta do Benfica, é muito improvável que isso afecte a equipa dentro de campo. O Aves é uma equipa perigosa no contra-ataque, mas os encarnados tem todo o favoritismo deste jogo.

Boavista — Estoril

Sábado 10, 20h30


Há oito jornadas que o Boavista vem alternando vitórias com derrotas. A lógica diz que vai vencer esta jornada e o cenário parece, de facto, favorável. Quanto uma equipa tem este ritmo de vitórias e derrotas, não se pode falar em irregularidade: em casa, o Boavista é regularmente bom, e fora é regularmente mau. Jogando no Bessa, é favorito claro para este encontro. Pela frente terá o Estoril, que voltou ao último lugar na jornada passada. Os canarinhos foram goleados em casa pelo Braga (0–6) e são uma equipa de orgulho ferido. Amealhar pontos é urgente, mas no Bessa manda a equipa de xadrez. Missão muito difícil para os pupilos de Ivo Vieira.

Portimonense — V. Guimarães

Domingo 11, 11h45


Duas equipas com mais potencial do que aquele que têm mostrado recentemente, enfrentam-se em Portimão. Separados por apenas 3 pontos, com vantagem para os de Guimarães, o Portimonense pode atingir a meta dos 30 pontos em caso de vitória. Dadas as fragilidades defensivas dos vimaranenses, o Portimonense pode explorar com sucesso os seus ataques rápidos. O Vitória estreou o novo treinador, José Peseiro, na jornada passada e a equipa não deslumbrou. Se não apresentar resultados rápidos, Peseiro ficará de imediato sob pressão. Há ingredientes para que se veja um bom jogo nesta manhã domingueira no Algarve.

Marítimo — V. Setúbal

Domingo 11, 16h00


Depois da goleada sofrida na Luz, o Marítimo regressa a casa para tentar retomar o caminho das vitórias. Essa goleada na Luz teve consequências morais, com o presidente a criticar muito a atitude de alguns jogadores. Isto pode ter dois efeitos: uma descida ainda mais acentuada do empenho, ou uma resposta dentro de campo que cale as críticas. O Vitória de Setúbal conseguiu um importante triunfo sobre o Rio Ave e vai tentar trazer pontos da Madeira. A equipa de Couceiro continua a lutar pela vida, mas já tem uns valiosos 3 pontos sobre o penúltimo. Claro que, numa jornada, tudo pode mudar. Agora é a ver quem é mais consistente nesta luta de aflitos. O Vitória tem mostrado futebol interessante e melhoria na qualidade de jogo. Favoritismo do Marítimo, mas com algumas reservas.

Belenenses — Tondela

Domingo 11, 18h00


Com três jogos sem perder, o Belenenses tem sido uma equipa mais sólida sob o comando técnico de Silas. Na jornada passada, empataram em Guimarães, e agora regressam a casa para receber o matreiro Tondela. É expectável que o Belenenses tenha mais iniciativa de jogo, mas o Tondela é uma equipa muito perigosa no contra-golpe. Com a vitória na jornada passada, o Tondela apanhou o Belenenses na classificação. Ambos têm 28 pontos e estão muito perto de garantir a manutenção. Naturalmente, ambos querem fazê-lo o mais rapidamente possível, para evitar o desespero das últimos rondas. Difícil prever o que acontecerá no Restelo, mas algum favoritismo para a equipa da casa.

Paços de Ferreira — Porto

Domingo 11, 20h15


O Paços de Ferreira é a equipa em pior forma na Liga. Cinco derrotas consecutivas afundaram os castores no penúltimo lugar. Os reforços de Inverno e a chega do treinador João Henriques tiveram um efeito muito breve, que parece ter-se esfumado completamente. Nesta ronda, o Paços recebe o motivadíssimo Porto e não se espera outra coisa que não seja o triunfo dos dragões. Depois da esperada eliminação na Champions, a equipa de Sérgio Conceição coloca as fichas todas no campeonato. É expectável uma entrada muito forte e, se as coisas correrem bem, é provável que haja goleada.

Chaves — Sporting

Segunda 11, 19h00


Com a derrota no clássico da semana passada, o Sporting ficou a 8 pontos do líder, Porto. A não ser que haja uma escorregadela dos dragões em breve, os leões estão praticamente arredados da luta pelo título. A equipa de Jesus aposta forte na Liga Europa (joga hoje) e, dependendo do desgaste resultante desse jogo, pode haver poupanças na Liga. O Chaves está na luta pela Europa e um triunfo sobre os leões seriam valioso e motivador para o que resta da época. Matheus Pereira não pode jogar, por ser emprestado pelo Sporting, e é uma baixa importante, porque é um dos grandes dinamizadores do ataque flaviense. Sejam quais forem as condicionantes, o Sporting tem sempre favoritismo.


Deixe um comentário

Design a site like this with WordPress.com
Iniciar