Dragões com 5 pontos de vantagem na liderança, numa jornada que se prevê de passeio para os três grandes.

Depois dos 5 golos sofridos frente ao Liverpool, o Porto marcou 5 ao Rio Ave. E no jogo em atraso com o Estoril, conseguiu o triunfo, garantindo 5 pontos sobre os rivais na classificação. O Porto está numa maré de cincos. Esta jornada, visita Portimão, frente a uma equipa forte no ataque, mas débil na defesa. O Benfica entra em campo um dia antes, em Paços de Ferreira. O Sporting só joga na segunda, recebendo o Moreirense. É expectável que os três grandes consigam somar todos três pontos.
Na luta dos aflitos, o Belenenses — Feirense é o jogo mais importante. Os outros aflitos têm todos jogos complicados, pelo que quem conseguir um triunfo nesta ronda, pode ganhar pontos a vários adversários.
Rio Ave — Aves
Sexta 23, 20h30

O Rio Ave não atravessa um momento feliz. Nas últimos quatro jornadas, venceu um jogo e perdeu três, sendo que sofreu nessas derrotas 14 golos! Quatro do Portimonense e cinco de Benfica e Porto. Na jornada passada foram goleados por 5–0 no Dragão. De regresso a casa, os pupilos de Miguel Cardoso têm aqui uma boa oportunidade para regressar aos resultados positivos. Pela frente, o Rio Ave encontrará o Desportivo das Aves, que é um dos aflitos na luta pela manutenção. Agora orientado por José Mota, o Aves até está num bom momento, sem perder nas últimas três jornadas, com dois triunfos e um empate. Ainda assim, estão apenas 1 ponto acima da linha de água. Em Vila do Conde, o favorito é o Rio Ave, mas o Aves tentará explorar a intranquilidade defensiva dos homens da casa.
Belenenses — Feirense
Sábado 24, 16h00

Depois de uma longa seca de vitórias, o Belenenses regressou aos triunfos na jornada transacta, no Estoril. Os azuis do Restelo conquistaram 3 importantes pontos frente a um adversário directo e nesta ronda podem fazer o mesmo. A jogar em casa, o Belenenses recebe a equipa em pior forma da Liga. O Feirense vem com quatro derrotas consecutivas, que levaram a equipa a afundar-se no penúltimo lugar da tabela. A equipa de Nuno Manta precisa de inverter esta tendência e convém aproveitar já, enquanto ainda há muitas equipas alcançáveis na tabela. Mais uma derrota nesta ronda pode afundar ainda mais o Feirense. O Belenenses, jogando em casa, é o favorito para este jogo.
Marítimo — V. Guimarães
Sábado 24, 18h15

Nove jornadas sem vencer. É este o registo que o Marítimo apresenta actualmente. A equipa de Daniel Ramos tem o pior ataque da prova (nestes 9 jogos sem vencer, marcou apenas 3 golos). Nesta jornada, o Marítimo vai enfrentar um adversário ferido. O Vitória de Guimarães vem de uma humilhante derrota caseira no dérbi minhoto, por 0–5. O desaire valeu o despedimento do treinador Pedro Martins e a equipa será, por agora, orientada por Vítor Campelos, que treinava a equipa B dos vimaranenses. A melhor forma de curar as feridas seria com um triunfo nos Barreiros, mas a missão não é fácil. É difícil de prever o que acontecerá neste confronto entre equipas na mó de baixo.
Paços de Ferreira — Benfica
Sábado 24, 20h30

A chegada do treinador João Henriques parecia ter encaminhado o Paços para uma recuperação, mas depois do primeiro impacto positivo, a equipa já perdeu três jogos consecutivos, dois dos quais com adversários directos: Tondela e V. Setúbal. Nesta ronda, os pacenses recebem o Benfica, naquele que se prevê ser um jogado dificílimo. Os encarnados golearam o Boavista na jornada anterior e estão em bom momento. Com o jogo que o Porto tinha em atraso concluído, o Benfica está agora a 5 pontos do líder, pelo que não pode tropeçar mais. Todo o favoritismo é dos encarnados.
Chaves — Estoril
Domingo 25, 16h00

O Chaves venceu na última ronda, aumentando a pressão sobre o quinto classificado Rio Ave. A equipa de Luís Castro tem nesta ronda uma boa oportunidade para manter acesa essa luta pelo quinto posto, que pode dar acesso à Liga Europa. Os flavienses recebem um Estoril abalado. Os pupilos vinham num bom momento, mas em menos de uma semana o estado de espírito inverteu-se. Na jornada passada, perderam em casa com o Belenenses e na segunda parte do jogo com o Porto, que se realizou finalmente, foram completamente abalroados, desperdiçando a vantagem que traziam e perdendo por 3–1. A visita a Chaves é mais um teste difícil para este Estoril. A equipa até fugiu da zona de despromoção, mas está apenas 1 ponto acima do penúltimo. Favoritismo para o Chaves.
Boavista — V. Setúbal
Domingo 25, 18h00

O Boavista continua a intercalar vitórias com derrotas. Na jornada passada foi goleado na Luz. Agora regressa ao Bessa e, se o ciclo se mantiver, é jornada de vitória. Pela frente terá, precisamente, um Vitória, o de Setúbal. Os sadinos conseguiram duas vitórias nas últimas três jornadas, que ajudaram a tirar a equipa dos lugares de descida. Ainda assim, a posição continua longe de estar tranquila, com 1 ponto apenas acima do penúltimo. São várias as equipas nesta situação e o Vitória, se quiser dar o salto, precisa de fazer um grande jogo no Bessa. Face ao que se tem visto, o favoritismo tem de ser dado ao Boavista.
Portimonense — Porto
Domingo 25, 20h15

Depois de golear o Rio Ave por 5–0, o Porto concluiu o jogo interrompido com o Estoril, dando a volta ao resultado negativo. A equipa de Sérgio Conceição respira confiança e todos esperam uma entrada contundente em Portimão. Os algarvios estão em bom momento, tendo três vitórias nos últimos quatro jogos. A única derrota pelo meio foi com o Benfica. Os algarvios são uma equipa muito perigosa no ataque, como têm vindo a mostrar, mas as lacunas defensivas, sobretudo contra equipas como o Porto, podem trair a equipa. O favoritismo é dos azuis e brancos.
Braga — Tondela
Segunda 26, 19h00

O resultado histórico obtido em Guimarães, no dérbi minhoto, deixou os bracarenses em clima de euforia. A equipa respira confiança, pratica bom futebol e tem um plantel com muitas e boas soluções. Nesta recepção ao Tondela, seria uma surpresa o Braga não conseguir os 3 pontos. A equipa de Pepa vem de uma derrota com o Sporting que, nas palavras de Miguel Cardoso, deixou o balneário “de rastos”. O golo da derrota ao minuto 99 teve esse efeito devastador. Agora, é preciso dar uma resposta. O Tondela está a fazer uma época positiva, mas ainda não está livre do fantasma da descida.
Sporting — Moreirense
Segunda 26, 21h00

Se para o Tondela a jornada passada acabou em tragédia, para o Sporting o final foi apoteótico. Os leões venceram com um golo no último lance da partida e mantiveram a pressão sobre o líder e a igualdade pontual com o Benfica. De volta a casa, o Sporting recebe um adversário a que é obrigatório vencer. O Moreirense é último classificado e um dos mais fortes candidatos à descida. Para os cónegos, vencer em Alvalade era um incrível boost de motivação. Mas esse feito é tão ambicionado quanto impossível. Favoritismo absoluto para os leões.