Dérbi minhoto, Benfica contra a única equipa com que perdeu na Liga, Porto frente ao Rio Ave. Vem aí mais uma jornada imperdível!

O dérbi minhoto é um dos grandes destaques da jornada 23. Numa temporada em que as duas equipas estão separadas por 17 pontos, o dérbi é mais importante para o Vitória do que para o Braga. Mas é sempre um jogo de grande paixão. Além deste jogo, temos o Benfica a receber o Boavista, única equipa que venceu os encarnados na prova; e o Porto a receber o difícil Rio Ave. O Sporting só entra em campo na segunda-feira, numa visita a Tondela de onde se espera que traga os 3 pontos.
Feirense — Portimonense
Sexta 16, 20h30

Com três derrotas consecutivas, o Feirense está 1 ponto apenas acima da linha de descida. Esta jornada, em casa, os fogaceiros recebem um adversário difícil. O Portimonense vem da derrota com o Benfica, mas é uma equipa que tem mostrado melhores argumentos. A sua linha ofensiva é um perigo que já todos conhecem bem. Quanto ao Feirense, a equipa terá de defender muito bem e chegar com perigo à área adversária. Apesar de haver, aparentemente, uma diferença de qualidade, o Portimonense tem apenas mais 4 pontos que o Feirense, pelo que os homens de Nuno Manta terão de assumir algum favoritismo.
Aves — Marítimo
Sábado 17, 16h00

O Aves é um dos candidatos à descida que parece estar em recuperação. Vindos de duas vitórias, a última das quais com um contundente 2–5 no Restelo, os pupilos de José Mota voltam agora a casa, para receber um adversário em crise. O Marítimo atravessa o pior momento da temporada, com uma série de três derrotas consecutivas e oito jogos sem vencer na Liga. Frente a um Aves motivado, é expectável que o Marítimo venha a sentir dificuldades. A equipa de Daniel Ramos tem o pior ataque da prova (em conjunto com o Moreirense, penúltimo classificado). Na conjuntura actual, o favoritismo é do Aves.
Benfica — Boavista
Sábado 17, 18h15

Na primeira volta, o Boavista infligiu a primeira derrota aos encarnados, na estreia de Jorge Simão ao comando dos axadrezados. Uma volta depois, essa continua a ser a única derrota do Benfica na prova. Simão tem feito um excelente trabalho no Boavista, levando a equipa a subir progressivamente na tabela, ocupando agora o 6º lugar. Na Luz, naturalmente, o Benfica é favorito. Mesmo com a provável baixa de Jonas, os encarnados vão querer vingar a derrota da primeira volta e aproveitar o facto de serem os primeiros do trio da frente a entrar em campo para colocar pressão nos adversários.
Estoril — Belenenses
Sábado 17, 20h30

A atravessar a melhor fase da época, o Estoril vem com três vitórias consecutivas e muita esperança de alcançar a quarta. Os canarinhos venceram o Sporting e, na jornada anterior, viraram um resultado negativo em Moreira de Cónegos para conquistar mais 3 pontos. O Belenenses, em sentido inverso, vem de um resultado muito pesado: uma derrota caseira por 2–5 frente ao Aves. É expectável que o Belenenses queira dar uma boa resposta, mas a pressão pode trair a equipa. O Estoril vai chegar super motivado a este dérbi da Linha e tem jogadores com qualidade para fazer estragos. Favoritismo para os canarinhos.
V. Setúbal — Paços de Ferreira
Domingo 18, 16h00

Depois de uma longa série de jogos sem perder, o V. Setúbal voltou às derrotas em Braga. E mesmo essa longa série sem perder (foram 6 jogos, mas 5 deles empates) não trouxe qualquer benefício aos sadinos. O Vitória está no último lugar, com 18 pontos, e tem a pior defesa da prova, a par do Paços. É precisamente o Paços o adversário desta semana. Embora estejam no 12º lugar, os pacenses têm apenas mais 3 pontos do que o Vitória, o que atesta do quão renhida está a luta pela manutenção. Por isso, este é um jogo fundamental para as duas equipas. O Vitória quer ganhar terreno aos adversários e deixar a zona de despromoção e o Paços quer aumentar a vantagem para o último para uma diferença mais confortável. A jogar em casa, algum favoritismo para o Vitória. Mas o empate talvez seja uma possibilidade forte.
Moreirense — Chaves
Domingo 18, 16h00

A acompanhar o V. Setúbal nas posições de descida está o Moreirense, com 19 pontos. Os cónegos perderam em casa na jornada anterior, com um adversário directo, o Estoril. A derrota valeu o despedimento do treinador Sérgio Vieira, já substituído por Petit, um homem habituado a estas andanças da luta pela manutenção. Nesta ronda, o Moreirense recebe o Chaves, que vem de uma goleada sofrida na recepção ao Porto. Os flavienses têm boa equipa e vão, certamente, obrigar o Moreirense a suar muito a camisola. Apesar de jogar fora, o Chaves tem algum favoritismo neste jogo.
Porto — Rio Ave
Domingo 18, 18h00

Depois de golear em Chaves, o Porto foi goleado no Dragão pelo Liverpool, por 0–5. Derrotas destas deixam sempre alguma marca, mas também é expectável que o Porto queira dar já uma boa resposta. O que pode complicar as contas é o adversário da jornada. É certo que o jogo é no Dragão, mas o Rio Ave já provou ser uma equipa de identidade vincada, que pratica o seu futebol seja em que campo for. O favoritismo é, obviamente, dos dragões, mas se o golo demorar a aparecer a equipa pode sofrer com isso.
V. Guimarães — Braga
Domingo 18, 20h15

O dérbi minhoto é um dos pratos principais da ementa da jornada. Em Guimarães vive um Vitória inconstante que ocupa o 8º lugar da tabela, com menos 17 pontos que o seu rival Braga. As duas equipas têm visto muita rotação nos seus onzes, mas se no caso do Vitória isso parece fruto de muita incerteza quanto a quem serão os melhores, no caso do Braga tem sido uma rotação eficaz do talento, com praticamente todos os jogadores a darem boa resposta quando são chamados. Teoricamente, o Braga é mais forte e tem melhores argumentos. Mas um dérbi é um dérbi e o Vitória joga em casa. Espera-se muita paixão de parte a parte e um resultado imprevisível.
Tondela — Sporting
Segunda 19, 20h00

A jornada encerra com a visita do Sporting a Tondela. Os leões jogaram hoje no Cazaquistão, uma deslocação muito desgastante, mas trazem na bagagem um importante triunfo por 1–3 sobre o Astana. Apesar do desgaste, os leões têm todo o favoritismo nesta partida e seria uma grande surpresa não vencerem. O Tondela vem de uma vitória importante, no terreno do Paços, que pôs fim a um ciclo de três derrotas consecutivas. A equipa de Pepa continua o seu trajecto seguro rumo à manutenção e não é nestes jogos que precisa de ganhar pontos. Será preciso o Sporting estar num dia muito mau para perder pontos em Tondela.