Antevisão da Jornada 22 da Liga Portuguesa

O Benfica vai ao campo dos endiabrados Fabrício e companhia e o Porto vai a Chaves. O Sporting, com uma recepção bem mais acessível ao Feirense, espera que um dos rivais escorregue.


O jogador em maior destaque nas últimas rondas não é de nenhum dos três grandes. Depois de Nakajima ter brilhado, Fabrício é o segundo jogador do Portimonense a tomar de assalto os rankings da Liga Maisfutebol. Nesta jornada, os algarvios recebem o Benfica. Será que Fabrício e companhia vão conseguir fazer uma gracinha?

O Porto tem uma deslocação complicada também, a Chaves. Mas os dragões vêm motivados pela vitória sobre o Sporting na Taça. Aos leões, que caíram para terceiro lugar, resta-lhes esperar que estas deslocações complicadas dos rivais resultem numa (ou duas) escorregadela. Mas terão, claro, de fazer o seu trabalho: vencer o Feirense em Alvalade.

Aves no Restelo e Estoril em Moreira de Cónegos são os grandes jogos para quem se entusiasma mais com a luta pela manutenção. Autênticas finais!

Paços de Ferreira — Tondela

Sexta 9, 20h30


Apesar da derrota em Guimarães, o Paços de Ferreira deixou uma boa imagem e vendeu cara essa derrota. João Henriques conseguiu injectar outra motivação à equipa e é expectável que nesta jornada, a jogar em casa, o Paços entre com o foco na vitória. Até porque vai defrontar um adversário directo. O Tondela tem apenas mais 1 ponto que o Paços e vem de três derrotas consecutivas. Numa época que tem sido positiva, o Tondela atravessa a pior fase e precisa de inverter este ciclo para não cair para as zonas perigosas que conhece bem de épocas passadas. O Paços tentará explorar esta fase negativa para angariar mais três pontos. Jogando em casa, tem algum favoritismo.

Rio Ave — Marítimo

Sábado 10, 16h00


Com duas derrotas pesadas nas últimas duas deslocações (4–1 com o Portimonense e 5–1 com o Benfica), o Rio Ave regressa agora a casa para receber um Marítimo em crise. São já sete jornadas sem vencer para os madeirenses, que levaram a equipa a cair para o 8º lugar. À fraca produção ofensiva (apenas 18 golos marcados), os insulares têm juntado agora algumas fragilidades defensivas. Frente a um Rio Ave que gosta de ter muita bola, o Marítimo deverá voltar a ter sérias dificuldades em conseguir um resultado positivo. O Rio Ave, jogando em casa, é favorito para este jogo.

Braga — V. Setúbal

Sábado 10, 18h15


Depois da expectável derrota no Dragão, o Braga regressa a casa para receber o Vitória de Setúbal, que não perde há seis jornadas. É verdade que foram cinco empates e apenas uma vitória, na última ronda, mas não deixa de ser um registo interessante. O Braga, naturalmente, é favorito para este encontro e deverá querer traduzir esse favoritismo em domínio da partida. O Vitória vem moralizado pelo triunfo consistente, por 3–0, sobre o Belenenses, mas vai precisar de fazer uma grande exibição para levar pontos do Municipal de Braga.

Portimonense — Benfica

Sábado 10, 20h30


Fabrício é o jogador em melhor forma na Liga. Com 44 pontos nas últimas 4 jornadas (mais 10 do que Jonas!), Fabrício vai querer fazer uma gracinha frente ao Benfica. Os encarnados estão, de certo, avisados: os contra-ataques dos algarvios podem ser mortíferos e não precisam de muitas oportunidades para fazer golos. O Benfica é favorito, mas se não conseguir marcar cedo, pode ver-se em apuros. Sendo que a solidez defensiva não é um dos atributos mais fortes dos algarvios, os encarnados vão tentar explorar isso para segurar a vitória cedo. Mas todo o cuidado é pouco frente a Fabrício e companhia.

Chaves — Porto

Domingo 11, 16h00


Durante a semana, o Porto venceu o Sporting por 1–0 na primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal. Depois de terem vencido o Braga na jornada anterior, nesta ronda os dragões voltam a ter um jogo complicado, visitando Chaves. A equipa de Luís Castro ainda não se livrou de alguma inconstância de resultados, mas tem feito alguns jogos muito bons, muito graças ao talento dos seus médios e alas. William Oliveira parece estar de pontaria afinada e tem quem o sirva com qualidade. O Porto é o favorito lógico, mas não poderá facilitar, porque os transmontanos podem causar danos.

Belenenses — Aves

Domingo 11, 16h00


A derrota em Setúbal aumentou para onze o número de jornadas que o Belenenses já leva sem vencer. A chegada de Silas parecia ter trazido qualidade ao futebol do Belenenses, mas a exibição em Setúbal foi sofrível e resultou numa derrota por 3–0. Nesta ronda, os azuis recebem o último classificado, o Aves, que venceu na jornada anterior o Boavista por 3–0. A equipa de José Mota vai querer aproveitar o embalo para vencer mais um adversário directo. Com apenas mais 4 pontos que o último, o Belenenses está longe de se sentir confortável na tabela. Jogando em casa, os do Restelo têm favoritismo, mas o Aves tem jogadores perigosos na frente da ataque aos quais é preciso dar muita atenção.

Sporting — Feirense

Domingo 11, 18h00


Depois da derrota no Estoril, o Sporting perdeu com o Porto na Taça de Portugal. Gelson já regressou, mas Bas Dost continua a fazer muita falta. A equipa leonina vai ter ainda duas baixas por suspensão: Acuña e Coentrão. Ou seja, todo um novo corredor esquerdo. Apesar das contrariedades, o adversário desta jornada é perfeitamente acessível. O Feirense é um dos candidatos à descida, 2 pontos apenas acima do penúltimo. Se tudo correr dentro da normalidade, o Sporting tem aqui o jogo ideal para voltar aos triunfos e às boas exibições.

Boavista — V. Guimarães

Domingo 11, 20h15


Boavista e Vitória de Guimarães estão separados por 2 pontos na classificação. Na forma recente, têm alternado entre derrotas e vitórias. E se a lógica se mantiver, o Boavista ganha, porque perdeu na semana passada e o Vitória ganhou. A rivalidade entre duas equipas é garante de um jogo aguerrido. Há jogadores talentosos dos dois lados e potencial para proporcionarem um bom espectáculo. Jogando no Bessa, o Boavista terá de assumir o favoritismo, até porque este Vitória tem mostrado muita irregularidade e dificuldades defensivas.

Moreirense — Estoril

Segunda 12, 20h00


A encerrar a jornada, um jogo de aflitos. Moreirense e Estoril venceram na jornada passada, sendo que o Moreirense foi arrancar os 3 pontos ao terreno do Tondela e o Estoril venceu por 2–0 o Sporting. Os canarinhos reforçaram-se muito bem no mercado de inverno e parecem em clara subida de forma. Com um meio-campo recheado de jogadores que tratam bem a bola, podem causar sérios problemas ao Moreirense. Mas os cónegos jogam em casa e também vêm de triunfo. Jogando diante do seu público frente a um adversário directo, os pupilos de Sérgio Vieira vão certamente encarar este jogo como decisivo. Difícil de prever para que lado vai pender.


Deixe um comentário

Design a site like this with WordPress.com
Iniciar