Três equipas em que podes apostar e três equipas a evitar entre a jornada 20 e a 24.

Hoje começa a jornada 20, a última de Janeiro. Depois de termos posto o nosso Excel de previsões a funcionar novamente, trazemos-te mais um Horóscopo da Bola, onde recomendamos equipas com calendários favoráveis até ao fim de Fevereiro e alertamos para aquelas que têm jogos complicados nos próximos tempos.
Como habitual, os três grandes não são recomendados pelo simples facto de serem escolhas demasiado óbvias. Aqui interessa recomendar as outras equipas em que podes apostar.
Boas apostas
Braga
A equipa de Abel Ferreira tem duas deslocações difíceis: a primeira é na jornada 21, no Dragão, e a segunda na jornada 23, em Guimarães, para o dérbi minhoto. Mas nas outras três jornadas em análise, recebe o Aves (J20), V. Setúbal (J22) e Tondela (J24). Numa óptica de estabilidade, jogadores ofensivos são uma boa aposta, porque mesmo nos jogos mais difíceis podem ter contributo ofensivo. Quanto aos jogadores mais recuados, há cuidados a ter nessas duas deslocações complicadas.
Chaves
Os flavienses jogam em casa, na jornada começa hoje, com o V. Setúbal. É já uma excelente oportunidade para ir buscar jogadores da equipa transmontana. Depois, o jogo mais complicado é na jornada 22, quando recebem o Porto. De resto, têm visita ao Feirense (J21) e ao Moreirense (J23) e recepção ao Estoril (J24). Portanto, das próximas cinco, a recepção ao Porto é o único jogo de grau de dificuldade muito elevado. Em todos os outros, o Chaves tem possibilidades altas de marcar golos, pelo que os seus jogadores ofensivos podem ser uma boa aposta. Clean sheets são mais difíceis de prever, mas podem acontecer em qualquer jogo, excepto provavelmente na recepção aos dragões.
Boavista
Não foi fácil encontrar uma terceira equipa a recomendar, portanto cautela nesta recomendação. O Boavista recebe o Marítimo na jornada que começa hoje. Tem duas deslocações, frente a Aves (J21) e Benfica (J23), e mais dois jogos em casa: V. Guimarães (J22) e V. Setúbal (J24). O Boavista até já venceu o Benfica na primeira volta, mas esse continua a ser o jogo mais difícil. Nos restantes, talvez não seja má ideia apostar num defesa dos axadrezados: os laterais sobem bem e os centrais são importantes nos cantos ofensivos. Sendo uma equipa irregular, contudo, pode sempre desiludir num dos jogos aparentemente mais fáceis. Portanto, sigam a recomendação por vossa conta e risco.
A evitar
Rio Ave
É uma das equipas mais consistentes da nossa Liga, mas nas próximas jornadas vai ter três deslocações difíceis: Portimonense (J20), Benfica (J21) e Porto (J23). Em Portimão, o Rio Ave tem hipóteses, obviamente, mas os algarvios são perigosos no ataque, pelo que uma clean sheet do Rio Ave pode revelar-se difícil. Os dois jogos em casa já são apetecíveis, frente a Marítimo (J22) e Aves (J24), mas com o intercalar dos jogos com Benfica e Porto, tens de gerir os rioavistas jornada a jornada.
Moreirense
O Moreirense também enfrenta dois grandes nas próximas cinco jornadas. Já na jornada 20, recebe o Porto, e na 24 vai a Alvalade. Pelo meio, vai a Tondela e recebe Estoril e Chaves. A recepção ao Estoril (J23) é mesmo a única onde o cenário pode ser positivo para os cónegos. Todas as outras são de dificuldade elevada e onde o Moreirense não tem favoritismo. Se tiveres jogadores da equipa de Sérgio Vieira, é melhor repensares a sua utilização.
Portimonense
Também com dois jogos contra grandes, o Portimonense tem um calendário próximo muito complicado. Sendo uma equipa mais forte a jogar em casa, o Portimonense tem três jogos no Algarve, mas todos contra adversários fortes: Rio Ave (J20), Benfica (J22) e Porto (J24). As deslocações são frente a Marítimo (J21) e Feirense (J23), duas equipas que têm solidez defensiva a jogar em casa. Os craques do Portimonense podem sempre fazer magia, mas com este calendário é pouco provável que o façam com consistência.