Na jornada pós-final da Taça da Liga, espera-se que os três grandes conquistem três triunfos

O Porto e o Benfica jogam foram de casa, mas com adversários acessíveis: Moreirense e Belenenses, respectivamente. O Sporting é o que tem o adversário mais complicado, o V. Guimarães, mas joga em casa, equilibrando o factor de dificuldade. Assim, espera-se que os três grandes vençam.
Na luta da manutenção, é o Estoril quem tem o jogo que oferece mais hipóteses de vitórias, recebendo o Tondela. Paços de Ferreira e Feirense, embora estejam um pouco mais acima na tabela, defrontam-se no início da jornada, num jogo também importante para esta luta dos mais aflitos.
Paços de Ferreira — Feirense
Segunda 29, 19h00

A estreia do novo treinador João Henriques não podia ter sido melhor. O Paços conquistou a sua primeira vitória fora de casa, frente ao Aves, pondo fim a um ciclo de oito jornadas sem vencer. Os castores perderam uma das suas figuras de proa, o brasileiro Welthon, mas como já não jogava desde a jornada 14, o Paços já se terá habituado a não contar com ele. Agora recebem o Feirense, naquela que é uma boa oportunidade para João Henriques conseguir algo que o Paços ainda conseguiu está temporada: duas vitórias consecutivas. O Feirense tem mais dois pontos que os pacenses e tem feito uma época pouco regular. Neste jogo frente a um adversário directo, o Feirense, que vem de um triunfo sobre o Moreirense, tentará surpreender. Jogo que se prevê equilibrado, com ligeiro favoritismo para os da casa.
Portimonense — Rio Ave
Segunda 29, 19h00

Apesar de ter sido uma das equipas que mais elogios angariou na primeira volta, o Portimonense está ainda em posição muito perigosa. Há sete jornadas sem vencer, os algarvios perderam agora uma das grandes figuras da equipa, Paulinho, para o Porto. Em sentido inverso, chegaram a Portimão Galeno e Fede Varela, oriundos da equipa B dos dragões, e o avançado Rui Costa. Tudo soluções que podem ter impacto imediato na formação de Vítor Oliveira. Nesta ronda, espera-se mais um jogo complicadíssimo, na recepção ao Rio Ave. A equipa de Miguel Cardoso vem com dois triunfos seguidos e parece encaminhada para fazer uma segunda volta tão boa como a primeira. Espera-se um grande jogo em Portimão, quando equipas de mentalidade positiva e ofensiva.
Belenenses — Benfica
Segunda 29, 21h00

O Belenenses, que empatou nos Barreiros na jornada passada, é mais uma equipa em crise de vitórias: há nove jornadas que os azuis não vencem. Domingos saiu para dar lugar a Silas e Bakic regressou, prometendo ser um jogador muito influente na segunda volta. Nesta jornada, os azuis recebem o Benfica, num dérbi lisboeta em que o favoritismo é todo dos encarnados. Com três vitórias consecutivas, o Benfica saiu da jornada passada com um dissabor: Krovinovic, que assumia cada vez mais preponderância no miolo, lesionou-se e não deve voltar a jogar nesta temporada. Há muita curiosidade para saber como Rui Vitória fará frente a este contratempo mas, independentemente da solução, o Benfica é favorito neste jogo.
Estoril — Tondela
Terça 30, 19h00

A chegada de Ivo Vieira tarda em trazer resultados ao Estoril. Os canarinhos garantiram alguns reforços neste mercado de Inverno, aumentando o já extenso leque de brasileiros: Dankler e Ailton para a defesa, Renan Ribeiro para a baliza, Ewandro Costa e Matheus Sávio para o meio-campo, tudo jogadores que podem ter um papel importante nesta segunda volta. Nesta jornada, o Estoril recebe o Tondela, uma equipa que já mostrou estar bem melhor do que nas épocas passadas. Não vai ser um jogo fácil para o Estoril. A equipa de Ivo Vieira precisa de melhorar os seus índices de eficácia e ser mais sólida a defender. É um adversário ao alcance do Estoril, mas quaisquer facilitadas poderão ser aproveitadas pelo Tondela.
Braga — Aves
Terça 30, 19h00

Depois da derrota frente ao Benfica, o Braga voltou aos triunfos em Portimão na jornada passada. A equipa de Abel Ferreira respira confiança, tem o quarto lugar seguro e assume-se cada vez mais como a quarta potência futebolística nacional. Nesta jornada, os bracarenses recebem um conturbado Aves. Com o treinador Lito Vidigal na porta de saída, alvo de um processo disciplinar, a equipa da Vila das Aves parece continuar a sofrer das dores de ter colocado a fasquia demasiado elevada. Com apenas 1 ponto nas últimas seis jornadas, o Aves precisa de um milagre para trazer pontos da Pedreira. Todo o favoritismo é do Braga.
Moreirense — Porto
Terça 30, 21h00

Nas duas últimas jornadas, o Moreirense enfrentou adversários do “seu” campeonato e conquistou apenas 1 ponto. A equipa de Sérgio Vieira continua a ser um forte candidato à descida e é provável que esteja nessa luta até ao fim. Nesta jornada, os cónegos recebem o líder Porto, num jogo de dificuldade máxima. Os dragões falharam o acesso à final da Taça da Liga, perdendo nos penáltis com o Sporting. De regresso à Liga, vão querer dar uma resposta imediata para manter a liderança intacta. Desse jogo com o Sporting saiu uma má notícia: a lesão de Danilo Pereira, que não tem substituto directo. Seja como for, o Porto é claramente favorito.
Boavista — Marítimo
Quarta 31, 19h00

O Boavista recebe um Marítimo em crise. Os insulares não vencem há cinco jornadas, sendo que nos últimos três jogos não marcaram um único golo. O Boavista vai tentar tirar partido desta má fase dos madeirenses. A equipa do Bessa está apenas a 5 pontos do Marítimo, pelo que um triunfo pode lançar os axadrezados para uma subida na tabela. O Marítimo é uma equipa que defende muito melhor do que ataca, pelo que tem de ser exímia no aproveitamento de oportunidades. Face ao cenário actual, e com o factor casa, algum favoritismo para o Boavista neste jogo.
Chaves — V. Setúbal
Quarta 31, 19h00

Depois de uma boa série de jogos sem perder, o Chaves voltou às derrotas na jornada passada, no Estádio da Luz. Foi um resultado natural e que não deverá afectar o bom percurso da equipa de Luís Castro, que agora recebe o V. Setúbal. Os vitorianos eliminaram a Oliveirense na Taça da Liga, acedendo à final frente ao Sporting. Ainda assim, a exibição frente à Oliveirense deixou muito a desejar. Na Liga, a equipa de Couceiro não vence há dez jornadas! Vem de quatro empates, depois de uma longa série de derrotas. Um eventual triunfo na Taça da Liga daria muita motivação, mas é um cenário pouco provável. Em Chaves, a equipa da casa é favorita para este jogo.
Sporting — V. Guimarães
Quarta 31, 21h00

O Sporting venceu o Porto na Taça da Liga, nos penáltis, e pode conquistar já um título, se vencer a final contra o V. Setúbal. No campeonato, os leões vêm de um decepcionante empate, precisamente contra o adversário desta final. Em Alvalade, os leões recebem o outro Vitória, de Guimarães, e são naturalmente favoritos. É certo que o desgaste pode afectar a equipa leonina, que até já perdeu Gelson, por lesão, no jogo contra o Porto. Mas continua a ser favorito. O Vitória vem de um triunfo, que pôs fim a um ciclo de quatro derrotas. Em Alvalade, a equipa tentará fazer a surpresa, mas será muito difícil.