Teste de fogo para o Benfica, em Braga: vai manter a pressão nos líderes, ou acicatar a luta pelo terceiro lugar com os minhotos?

O jogo grande deste arranque da segunda volta é, naturalmente, a visita do Benfica à Pedreira. Com apenas 3 pontos de vantagem sobre o Braga, este jogo pode moralizar o Benfica para o que resta de campeonato ou, em caso de derrota, fazer com que o Braga iguale os encarnados e os líderes fujam. É o teste de fogo à ambição das águias. Quer Porto, quer Sporting, têm adversários acessíveis nesta ronda e é expectável que somem mais 3 pontos.
Na luta pela manutenção, há um importante Moreirense — V. Setúbal. Começar bem a segunda volta pode ser muito importante para estas equipas.
Chaves — V. Guimarães
Sexta 12, 20h30

Há sete jornadas que o Chaves não perde na Liga. A equipa de Luís Castro faz o segundo jogo consecutivo em casa, sendo que na semana passada empatou com o Aves. Agora recebe um V. Guimarães que vem de três derrotas consecutivas e precisa de uma injecção de confiança. Este percurso das duas equipas fez com que chegassem a esta jornada exactamente com os mesmos pontos, 23. É, por isso, um jogo de equipas “do mesmo campeonato”, que lutam por objectivos semelhantes. A forma e o factor casa dão algum favoritismo ao Chaves, mas o Vitória precisa de um triunfo com urgência. Muito difícil de prever.
Paços de Ferreira — Marítimo
Sábado 13, 18h15

Depois do empate caseiro com o Portimonense, onde o Paços até fez uma boa exibição, Petit apresentou a demissão. Enquanto procuram um novo treinador, é expectável que os pacenses sejam orientados pelo interino Filipe Anunciação nesta recepção ao Marítimo. Os castores não vencem há 7 jornadas. Pela frente têm um Marítimo que perdeu nas últimas três rondas e está agora a 10 pontos do Braga. Os insulares estão numa fase má, mas ainda deverão causar problemas ao Paços. Mais um jogo difícil de prever.
Braga — Benfica
Sábado 13, 20h30

Com três vitórias consecutivas, o Braga tem o quarto lugar seguríssimo. Estando apenas a 3 pontos do Benfica, os minhotos têm legítimas aspirações de subir ainda mais na classificação. É expectável que o Braga arranque uma grande exibição para tentar levar de vencida esta batalha. Quanto ao Benfica, tem aqui o seu teste de fogo à aspiração do penta. Tudo o que não seja os 3 pontos, deixa o Benfica mais perto do quarto lugar do que do título. Os encarnados terão de ganhar este jogo para manter viva a esperança, porque se se deixam apanhar pelo Braga, as consequências anímicas podem deitar ao chão uma temporada que já teve vários momentos maus / péssimos. Tratando-se, ainda assim, do Benfica, tem de se dar favoritismo. Mas é um jogo muito difícil.
Boavista — Portimonense
Domingo 14, 16h00

O Boavista vem de um empate conquistado em cima da hora, no terreno do Belenenses. Os axadrezados fizeram uma primeira volta bastante irregular, mas ainda assim suficiente para somar 21 pontos e garantir o 9º lugar. O Portimonense está com menos 3 pontos e já não ganha há cinco jornadas. A equipa de Vítor Oliveira conseguiu um empate em Paços de Ferreira, mesmo a jogar com 10. O Portimonense é uma equipa capaz do melhor, mas também do pior. Com a crise de resultados, é provável que vejamos um Portimonense ofensivo, em busca de um triunfo fora de casa. No entanto, algum favoritismo para o Boavista.
Tondela — Feirense
Domingo 14, 16h00

Não tendo feito uma primeira volta extraordinária, o Tondela é bem capaz de ser a maior revelação até agora. Depois de épocas de fundo da tabela e salvação in extremis, a equipa Beirã está bem encaminhada para uma temporada mais tranquila. Esta recepção ao Feirense é mais uma ocasião interessante para somar pontos. Com uma frente de ataque de jogadores talentosas e capazes de desequilibrar, o Tondela tem o favoritismo desta partida. Mas o Feirense já provou ser uma equipa capaz de surpreender. Ainda na jornada passada, venceu no Estoril por 0–2. Agora tentará surpreender em Tondela.
Belenenses — Rio Ave
Domingo 14, 18h00

Sem vencer há sete jornadas, o Belenenses recebe uma das melhores equipas da primeira volta, o Rio Ave. Sabendo que o Rio Ave é uma equipa de posse, o Belenenses tentará explorar o contra-ataque para tirar partido desse pendor ofensivo dos vila-condenses. A equipa de Miguel Cardoso perdeu na última jornada, em Braga, num excelente jogo de futebol. Foram, também, eliminados na Taça de Portugal, pelo Aves, nas grandes penalidades. Era uma competição onde o Rio Ave apostava forte, pelo que esta eliminação é uma desilusão. A equipa perdeu ainda Rúben Ribeiro, uma das figuras da primeira volta, para o Sporting. Resta aos rioavistas dar uma resposta contundente já nesta jornada.
Sporting — Aves
Domingo 14, 20h15

Depois da goleada sobre o Marítimo, o Sporting avançou também na Taça, frente ao Cova da Piedade. Agora tem a segunda jornada consecutiva em Alvalade, frente a um adversário acessível como é o Aves. Todo o favoritismo está do lado dos leões. O Aves, contudo, é uma equipa cheia de moral. É certo que o campeonato não está a correr de feição, mas a equipa de Lito Vidigal conseguiu eliminar o Rio Ave na Taça, num jogo épico. Lito tentará canalizar essa energia que galvanizou o Aves para arrancar um bom resultado em Alvalade, que sirva de tónico para uma segunda volta mais positiva.
Moreirense — V. Setúbal
Segunda 15, 19h00

Depois de duas vitórias consecutivas, o Moreirense perdeu com o Benfica, sem surpresas. Antes desta jornada, ainda joga hoje contra o Porto, na Taça de Portugal. Para a Liga, a equipa de Sérgio Vieira defronta o último classificado, V. Setúbal, sobre quem tem 2 pontos apenas de vantagem. É, por isso, um jogo importantíssimo para os cónegos, que querem aproveitar o factor casa para vencer este adversário directo. O Vitória pôs fim a um ciclo longo de derrotas com dois empates, frente a Tondela e Estoril. Agora encontra mais um adversário directo e tem de fazer pela vida, porque se não lutar pelos 3 pontos nestes jogos, quando lutará? Difícil de prever o que acontecerá, mas algum favoritismo para a equipa da casa, que subiu de rendimento com Sérgio Vieira ao leme.
Estoril — Porto
Segunda 15, 21h00

A jornada encerra com a visita do Porto ao Estoril. A equipa de Ivo Vieira fez uma exibição paupérrima na jornada transacta, perdendo em casa com o Feirense. Dois auto-golos e um penálti falhado são o que fica desse jogo. O Estoril mantém o penúltimo lugar e vai receber o líder, sem contar com Kléber, o atacante que está lesionado para as próximas rondas. É verdade que há jogadores de grande categoria na construção ofensiva do Estoril, mas será preciso uma exibição do outro mundo para vencer este jogo. O Porto ainda joga hoje para a Taça, com o Moreirense. Tem todo o favoritismo para esta visita ao Estoril.