Antevisão da jornada 16 da Liga Portuguesa

A penúltima jornada da primeira volta traz o escaldante dérbi da capital. Benfica e Sporting estão separados por 3 pontos e uma derrota pode deixar os encarnados demasiado longe do líder.


Depois das festas do Natal e do Ano Novo, a Liga regressa de forma atípica, com uma jornada disputada entre quarta e quinta-feira e vários jogos a acontecerem em simultâneo. O prato forte é o muito aguardado clássico entre Benfica e Sporting, na Luz. Os encarnados ficaram de fora da Taça da Liga e já só podem lutar mesmo pelo campeonato. O Sporting mantém-se em quatro frentes e quer empurrar o rival para fora da discussão do título.

Como já deves saber, o primeiro jogo desta jornada foi jogado antes do Natal e não contou para a Liga Maisfutebol: o Tondela venceu em Guimarães por 0–1. Dos oito jogos que faltam, e que contam para a Liga Maisfutebol, temos dois duelos de fundo de tabela que podem ser muito importantes para os envolvidos: Aves-Moreirense e V. Setúbal-Estoril. Boavista-Braga e Marítimo-Chaves são outros jogos que prometem ser interessantes.

Boavista — Braga

Quarta 3, 18h15


Depois da paragem festiva, o Boavista regressa à competição com uma difícil recepção ao Braga. Os axadrezados vêm de um triunfo em Paços de Ferreira e vão tentar capitalizar o factor casa para causar dificuldades à equipa de Abel. Os minhotos golearam o Belenenses na última jornada, mas tiveram dois jogos para a Taça da Liga neste interregno que deixaram uma desilusão na equipa: a derrota em Setúbal deixou os bracarenses fora da Final Four, que se disputará em Braga. No outro jogo, já apenas para cumprir calendário, o Braga empatou em casa com o Portimonense. Ficando de fora desta competição, onde depositavam grandes esperanças, os pupilos de Abel tentarão no Bessa dar uma resposta, mantendo a ambição europeia e ficando à espera do resultado do dérbi lisboeta para se aproximarem do topo.

Marítimo — Chaves

Quarta 3, 18h15


O Marítimo regressa à Liga com uma recepção ao Chaves, depois de dois jogos na Taça da Liga. Os insulares falharam o acesso à Final Four da competição, fruto de um empate com o Belenenses e um triunfo sobre o União da Madeira. Depois da esperada derrota no Dragão, na última jornada, que pôs fim a um ciclo de cinco jogos sem perder, a equipa de Daniel Ramos regressa à fortaleza dos Barreiros em busca de mais uma vitória. O Chaves não joga desde a última jornada, quando empatou com o Rio Ave em casa. Os pupilos de Luís Castro já trazem cinco jogos sem perder na Liga, tendo garantido um lugar, finalmente, na metade superior da tabela. A ambição flaviense é forte e a equipa vai aos Barreiros tentar fazer o que ninguém conseguiu: conquistar três pontos.

Aves — Moreirense

Quarta 3, 18h15


A derrota frente ao Estoril na última jornada, aliada à anterior contra o Tondela, manteve o Aves muito próximo da zona de despromoção. Foram duas derrotas contra equipas “do mesmo campeonato”, que podem custar caro à equipa de Lito Vidigal. Neste regresso à Liga, o Aves tem mais um adversário directo, o Moreirense. Escusado será dizer que é obrigatório conquistar os três pontos. A equipa demorou a sair da zona de despromoção e seria uma desilusão regressar a esses lugares. O Moreirense não conseguiu apurar-se para a Final Four da Taça da Liga, competição que conquistou na época transacta. Na Liga, os cónegos vêm de um saboroso triunfo sobre o rival de concelho, o V. Guimarães. O Aves é favorito, mas o Moreirense já fez algumas surpresas.

Rio Ave — Paços de Ferreira

Quarta 3, 20h15


Rio Ave e Paços de Ferreira faziam parte do mesmo grupo na Taça da Liga e ambos ficaram de fora da Final Four. Agora no campeonato, o Rio Ave é favorito, jogando em casa e estando numa posição muito mais confortável que os pacenses, sobre quem têm 11 pontos de vantagem. As polémicas que envolvem a equipa do Rio Ave, com as suspeitas de match fixing, podem ter abalado o conjunto de Miguel Cardoso, mas é expectável que a equipa queira dar uma resposta forte em campo. Quanto ao Paços, vem de cinco jornadas sem vencer na Liga, conquistando apenas 1 ponto. Os lugares de descida estão perigosamente próximos, mas será preciso um grande Paços para levar pontos deste confronto.

Feirense — Porto

Quarta 3, 20h15


Depois de cinco derrotas consecutivas na Liga, o Feirense regressou às vitórias na jornada passada, tendo batido o V. Setúbal. Na Taça da Liga, a equipa de Nuno Manta ficou pelo caminho, com um empate com a Oliveirense. De volta ao campeonato, os fogaceiros recebem o Porto, num jogo de grau de dificuldade máximo. Os dragões fizeram dois jogos para a Taça da Liga, tendo vencido ambos e avançado para a Final Four. Numa jornada em que há dérbi Benfica-Sporting, os comandados de Sérgio Conceição querem aproveitar a ocasião para ganhar pontos a um dos rivais, ou até a ambos, se houver empate. Todo o favoritismo é do Porto.

Benfica — Sporting

Quarta 3, 21h30


Os rivais da Segunda Circular têm ambos quatro vitórias e um empate nos últimos cinco jogos. Mas o Sporting vem com quatro vitórias consecutivas. Na paragem da Liga, os dois clubes tiveram sortes diferentes na Taça da Liga. O Benfica ficou pelo caminho, fruto de dois empates, com Portimonense e V. Setúbal (este último já só para cumprir calendário). O Sporting avançou para a Final Four tendo goleado o União da Madeira e empatado com o Belenenses. Como em todos os dérbis entre estes dois eternos rivais, é difícil prever o que acontecerá. Os leões têm mais 3 pontos que as águias, pelo que ficarão iguais em caso de triunfo dos encarnados. Em caso de vitória do Sporting, o Benfica fica em posição complicada para atacar o penta. Sendo que joga em casa e que já está fora de todas as outras competições, o Benfica tem algum favoritismo. Mas tratando-se de um dérbi, é sempre um favoritismo relativo.

V. Setúbal — Estoril

Quinta 4, 18h15


O Vitória conseguiu o seu grande feito da época ao garantir a passagem à Final Four da Taça da Liga, num grupo onde tinha o Benfica e o Braga. Os sadinos venceram o Braga e beneficiaram do empate do Benfica para se apurarem logo à segunda ronda do grupo. Depois empataram com o Benfica num jogo que já não decidia nada. Mas na Liga, a vida é muito complicada. A última jornada deu a sexta derrota consecutiva e relegou o Vitória para o último lugar da tabela. Agora recebe o Estoril, que é penúltimo. Com Ivo Vieira ao comando, os estorilistas parecem estar a querer reagir ao cenário negro. Já conseguiram deixar o último lugar e, neste jogo, vão querer aumentar a vantagem para o último. Se vencerem, podem mesmo sair já da zona de descida. Mas o Vitória joga em casa e está motivado com o sucesso na Taça da Liga, pelo que terá algum favoritismo.

Portimonense — Belenenses

Quinta 4, 20h15


A jornada 16 encerra-se no Algarve, com o confronto entre Portimonense e Belenenses. As duas equipas fizeram dois jogos na Taça da Liga e ambas empataram os dois, ficando fora da Final Four. Na Liga, estão separados por apenas 1 ponto, com vantagem para os azuis do Restelo. O Portimonense está, ligeiramente, em melhor forma na Liga que o Belenenses. Jogando em casa, e com o futebol ofensivo que já mostrou, o Portimonense tem algum favoritismo para este jogo. Também pela qualidade dos seus jogadores, vários jogadores dos algarvios têm sido falados nos rumores do mercado de Janeiro, o que pode ser um factor a afectar animicamente alguns elementos.

Deixe um comentário

Design a site like this with WordPress.com
Iniciar