Clássico Porto — Benfica é o destaque inevitável desta ronda

Porto e Benfica disputam, no Dragão, um dos clássicos mais apaixonantes do futebol português. Apesar de o estado das nações ser distinto — com os benfiquistas ainda duvidosos e os portistas respirando confiança — a verdade é que as equipas estão separadas por apenas 3 pontos.
Com o Sporting a jogar antes, os outros dois candidatos ao título deverão entrar já pressionados pelos leões em primeiro lugar. Para quem acha que o futebol são só os três grandes, a jornada começa e acaba na sexta-feira. Para quem quer estar em cima na Liga Maisfutebol, há muitos jogos interessantes que podem render boas prestações.
Sporting — Belenenses
Sexta 1, 18h15

Jogando a abrir a jornada, e sabendo do clássico entre os rivais na luta pelo título logo a seguir, é de esperar um Sporting mandão e com vontade de resolver o jogo cedo. O Belenenses, depois de um período muito positivo, não chega a este dérbi lisboeta no seu melhor, tendo perdido três dos últimos quatro jogos na Liga. À equipa de Domingos Paciência não resta muito mais do que tentar travar a ofensiva leonina, explorando o contra-ataque. Seria uma grande surpresa o Belenenses sair de Alvalade com pontos.
Porto — Benfica
Sexta 1, 20h30

É sempre difícil prever o que acontecerá num clássico como este. Por estranho que pareça, o Benfica é a equipa em melhor forma, com quatro vitórias consecutivas. O Porto, como é sabido, vem de um empate amargo com o Aves. A transição para o 4x3x3 parece ter dado alguma estabilidade exibicional aos encarnados e, se há um mês já ninguém acreditava no Benfica, agora parecem ainda ter uma palavra a dizer. Em termos de consistência, os dragões parecem estar mais consolidados do que o Benfica e, jogando em casa, tem de se dar favoritismo à equipa de Sérgio Conceição.
Moreirense — Marítimo
Sábado 2, 16h00

Depois de ter jogado em casa com o último classificado, Estoril, o Marítimo desloca-se ao terreno do penúltimo. Com o Estoril não foi além de um empate, pelo que a equipa de Daniel Ramos tentará fazer melhor esta jornada. O Moreirense é um dos fortes candidatos à descida e, se quer evitar esse destino, tem de começar a mostrar serviço o quanto antes. Sobretudo, aproveitar os jogos em casa. Sendo o Marítimo um candidato à Europa, mesmo jogando fora tem algum favoritismo, mas precisa de superar o que fez na jornada passada.
Tondela — Rio Ave
Sábado 2, 18h15

O Tondela regressa a casa, onde tem sido uma equipa forte. Na jornada passada, a equipa de Pepa perdeu por 2–0 em Portimão, sendo a única equipa até agora que não conseguiu marcar aos algarvios. O Rio Ave também vem de um resultado negativo, tendo perdido em casa com o V. Guimarães. São, por isso, duas equipas à procura de limpar a imagem. O Tondela tem o ascendente de jogar em casa e o Rio Ave tem a vantagem de ter um plantel mais forte. Murilo Freitas, o melhor jogador do Tondela, está em dúvida e será uma baixa de peso caso não jogue.
Chaves — Boavista
Sábado 2, 20h30

Com duas vitórias consecutivas, a última das quais num campo onde ainda ninguém tinha vencido, o Restelo, o Chaves está em crescendo de forma. A equipa de Luís Castro joga em casa e tentará tirar partido disso para conseguir o que ainda não conseguiu esta temporada: vencer três jogos seguidos. Pelo frente terá um Boavista que vem de um expectável triunfo sobre o Moreirense. Os axadrezados são orientados por Jorge Simão, que esteve no banco do adversário na temporada passada, e que tentará montar uma estratégia com base no conhecimento privilegiado que tem do Chaves. O favoritismo fica com os da casa, mas deverá ser um jogo equilibrado.
Feirense — Aves
Domingo 3, 16h00

Com três derrotas consecutivas, o Feirense está quatro pontos acima da linha de água. Nesta jornada, os fogaceiros jogam em casa e com um adversário directo, o Aves. Apenas com um ponto a separar as duas equipas, ambas querem o triunfo para se distanciarem dos lugares de perigo. O Aves está a crescer, vindo de um empate com o Porto e de uma vitória em Setúbal. A equipa de Lito Vidigal tentará dar continuidade ao crescimento, aproveitando o mau momento da equipa da casa. Prevê-se um jogo equilibrado, que pode muito bem dar empate.
Braga — Paços de Ferreira
Domingo 3, 18h00

Segunda jornada consecutiva em casa para o Braga e mais uma boa oportunidade para somar três pontos. Frente a um Paços de Ferreira que ainda é irregular, e vem de duas derrotas, o Braga tem o claro favoritismo do jogo. Abel Ferreira já nos habituou à sua rotatividade no onze, que não tira rendimento à equipa. Os arsenalistas perderam Fransérgio, com uma lesão grave, mas apesar de ter sido dos mais utilizados, tem substitutos à altura no plantel. O Paços tentará conter os talentos atacantes bracarenses e contrariar com a velocidade de Welthon e Mabil.
V. Setúbal — V. Guimarães
Domingo 3, 20h15

O duelo de Vitórias, em Setúbal, tem dois protagonistas em formas distintas. Os sadinos trazem três derrotas consecutivas e atravessam um período complicado. Os vimaranenses vêm de um excelente e moralizador triunfo em Vila do Conde, um dos campos mais difíceis da prova. É verdade que os minhotos ainda não são uma equipa estável, tendo tido alguns percalços pelo caminho. Mas já ascenderam ao 6º lugar e parecem decididos a entrar na luta europeia. Num dos estádios mais vazios da Liga, o Vitória sadino precisa de fazer um grande jogo para vencer.
Estoril — Portimonense
Segunda 4, 20h00

Com Ivo Vieira ao leme da equipa, o Estoril conseguiu finalmente colocar um fim ao longo ciclo de derrotas. É verdade que foi apenas um empate, mas foi num campo muito difícil, os Barreiros, e num jogo onde o Estoril foi a melhor equipa e a que criou mais lances de perigo. Se se confirmar a tendência, este jogo de encerramento da jornada pode ser um belo espectáculo. O Portimonense tem sido uma das equipas revelação, com grande poderio ofensivo, mas com algumas fragilidades defensivas. Como o renascer do Estoril ainda é uma incerteza, e ocupa o último lugar, damos um ligeiro favoritismo aos visitantes.