Portimonense — Tondela é o jogo mais interessante neste regresso da Liga Portuguesa. Muitos golos, é o que esperamos.

Depois de mais uma longa paragem, está de volta a Liga Portuguesa e, naturalmente, a Liga Maisfutebol. Os três grandes têm jogos teoricamente fáceis, mas o Benfica tem de curar a depressão europeia. De resto, o jogo mais interessante parece ser o Portimonense — Tondela, duas equipas de pendor ofensivo que deverão proporcionar um bom espectáculo, com muitos golos.
Belenenses — Chaves
Sexta 24, 20h30

Sem ter disputado qualquer encontro oficial durante o International Break, o Belenenses regressa à competição com uma recepção complicada ao Chaves. A equipa do Restelo vem de uma expectável derrota no Dragão e quer aproveitar o factor casa para manter o bom registo e regressar aos triunfos. O Chaves jogou para a Taça e foi eliminado pelo Santa Clara. A equipa de Luís Castro continua a ser irregular e a estar aquém do que se esperava. Face ao desempenho do Belenenses em casa, os azuis do Restelo são favoritos.
Portimonense — Tondela
Sábado 25, 16h00

Na Liga, o Portimonense não perde há quatro jornadas. Mas no interregno, foram eliminados da Taça pelo Porto. Ainda assim, o jogo no Dragão pode ser um catalisador para motivar a equipa, porque deu luta e o jogo só se resolveu no tempo de compensação. O Tondela não teve jogos durante a paragem da Liga. A equipa de Pepa está num momento positivo e vai tentar tirar partido do pendor ofensivo dos algarvios. É de esperar um jogo aberto e com golos de parte a parte. Por jogar em casa, o Portimonense tem algum favoritismo.
Boavista — Moreirense
Sábado 25, 18h15

Sem jogos oficiais durante o interregno, o Boavista vem de duas derrotas e a precisar de inverter a tendência. O adversário é, teoricamente, acessível, mas não convém tirar o pé do acelerador, porque o Moreirense está em crescendo de forma. A equipa agora orientada por Sérgio Vieira teve duas partidas, para a Taça e Taça da Liga, tendo vencido ambas. Falta uma vitória na Liga para confirmar uma melhoria e devolver a esperança à equipa e adeptos. A visita ao Bessa não é um jogo fácil, mas nenhum será para o Moreirense. Dado o que se tem visto, o favoritismo ainda é do Boavista, neste duelo de axadrezados.
Aves — Porto
Sábado 25, 20h30

Depois do triunfo na última jornada em Setúbal, o Aves voltou a vencer fora na Taça de Portugal, frente ao U. Leiria. Agora segue-se uma complicadíssima recepção ao Porto, onde qualquer resultado que não seja a derrota será muito positivo. Os dragões sofreram para vencer o Portimonense na Taça e, na Champions, foram empatar ao terreno do Besiktas. Na Liga, os azuis e brancos vêm de três triunfos e não deverão ter dificuldades em vencer no terreno do Aves. Por tudo o que já vimos das duas equipas, o favoritismo é todo dos dragões.
Marítimo — Estoril
Domingo 26, 16h00

O Marítimo vem de duas vitórias na Liga e outra na Taça, ainda que esta última tenha sido alcançada apenas no prolongamento. O Estoril tem um novo treinador no banco, Ivo Vieira, que curiosamente já orientou o Marítimo. O novo técnico teve algum tempo para trabalhar com a equipa e passar a mensagem, mas começa com um teste muito difícil, na fortaleza dos Barreiros. Pelo que tem mostrado, a solidez defensiva do Marítimo continua a ser uma barreira muito difícil de transpor para quem quer que visita a Madeira. Será preciso que Ivo Vieira tenha operado um milagre para saírem do Funchal com pontos.
Paços de Ferreira — Sporting
Domingo 26, 18h00

O Paços de Ferreira, de Petit, tem um teste muito complicado, na recepção ao Sporting. Sem jogos oficiais durante o International Break, os pacenses estão em forma irregular na Liga. Ainda assim, Petit tem um bom registo contra o Sporting de Jesus. Os leões vêm de uma vitória europeia sobre o Olympiacos que deixou viva a esperança de passar no grupo. Na Taça de Portugal também venceram, eliminando o Famalicão. A equipa de Jesus está confiante e não quer perder mais caminho para o Porto, depois do empate com o Braga.
Benfica — V. Setúbal
Domingo 26, 20h15

Benfica e Vitória defrontaram-se na Taça, com triunfo dos encarnados, e reencontram-se agora na Liga. O Benfica vem de uma derrota, a quinta em cinco jogos!, na Champions. É um resultado que pode causar danos na confiança da equipa, que vinha em recuperação na Liga. O Vitória não está num bom momento, tendo perdido três dos últimos quatro jogos na competição, já para não falar no conturbado processo administrativo. Para os sadinos, pontuar na Luz seria um excelente empurrão para moralizar a equipa. Resta saber como reage o Benfica ao descalabro europeu. O favoritismo continua no encarnados, naturalmente.
Braga — Feirense
Segunda 27, 19h00

Depois do empate em Alvalade, o Braga foi eliminado pelo Rio Ave na Taça. Na Liga Europa, à hora deste texto, ainda não sabemos. Seja como for, o Braga tem estado bem na Liga e, na recepção ao Feirense, tem boas chances de dar continuidade a esse momento. A equipa de Nuno Manta não está bem. Além do mau momento na Liga, perdeu os dois jogos que fez no interregno, com Moreirense e V. Guimarães (para a Taça da Liga e para a Taça, respectivamente). Em Braga tem mais um teste de grau de dificuldade elevado. Nuno Manta precisa de resultados para manter o Feirense à tona (e o seu lugar no banco a salvo).
Rio Ave — V. Guimarães
Segunda 27, 21h00

O Rio Ave, em casa, é uma equipa que manda no jogo, seja contra quem for. Mas isso nem sempre se tem traduzido em vitórias. Na Taça, o vila-condenses eliminaram o Braga. Agora, recebem outra equipa minhota, o V. Guimarães. A época vimaranense está a ser conturbada. Na Taça da Liga, o Vitória sofreu uma goleada caseira com a Oliveirense, mas na Taça bateu o Feirense. Esta deslocação a Vila do Conde é um jogo muito difícil e que poderá agravar a crise da equipa de Pedro Martins. Na Liga Europa, à hora deste texto, o Vitória perde em Salzburg por 2–0.