Antevisão da Jornada 10 da Liga Portuguesa

Sporting vai a Vila do Conde, num teste difícil. E também há dérbi da invicta.


Depois de terem vencido na jornada anterior, os três grandes têm testes relativamente complicados. O mais difícil deverá ser o do Sporting, no terreno do Rio Ave. O Porto vai ao Bessa, num sempre emocionante dérbi da cidade invicta. O Benfica é o único que joga em casa, com o Feirense, e o que tem a tarefa mais acessível. Águias e leões entram em campo já na sexta-feira, pelo que a questão do capitão da tua equipa pode ficar logo resolvida.

Nota: Nas imagens, a forma lê-se da esquerda para a direita, sendo o da direita sempre o jogo mais recente (apenas jogos da Liga). A pontuação dos jogadores em destaque é o total apenas nos últimos 4 jogos.

Benfica — Feirense

Sexta 27, 19h00


Depois da vitória na Vila das Aves, o Benfica tem uma boa oportunidade de somar mais um triunfo e tranquilizar as hostes. O Feirense vem de uma vitória que pôs fim a um ciclo de quatro derrotas e vai tentar sair da Luz com pontos, para dar alento à equipa. Os encarnados continuam a estar uns bons furos abaixo do que se esperava, mas a recepção ao Feirense não deverá ser um jogo muito complicado. Ainda assim, face ao que se tem visto, não apostamos demasiado na clean sheet das águias.

Rio Ave — Sporting

Sexta 27, 21h00


Um dos jogos mais interessantes da jornada é a deslocação do Sporting a Vila do Conde. O Rio Ave não está num grande momento de forma, mas continua a ser uma das deslocações mais complicadas para os grandes. Já lá foram Benfica, que empatou, e Porto, que ganhou com dificuldades. O Sporting é favorito e vem de uma goleada que encheu a equipa de confiança. Ainda assim, o Rio Ave é uma equipa que pode sempre surpreender. É um jogo de exigência elevada para os leões.

Marítimo — Tondela

Sábado 28, 16h00


Apesar da diferença entre as duas equipas na tabela, o momento de forma do Marítimo não é famoso. Ou seja, as duas equipas estão em momentos muito semelhantes. Claro que jogar nos Barreiros ainda é muito difícil para qualquer equipa e o favoritismo está do lado os insulares. Ainda assim, este Tondela já mostrou ser uma equipa muito aguerrida e com uma força anímica enorme, que a faz enfrentar situações complicadas. Ainda assim, não deixa de ser uma boa jornada para voltar a apostar na clean sheet dos verde-rubros.

Belenenses — Moreirense

Sábado 28, 18h15


Depois da derrota em Tondela, o Belenenses regressa a casa e tem tudo para voltar aos triunfos. O Moreirense é, teoricamente, uma das equipas mais fracas da Liga e o Belenenses estava num excelente momento antes dessa derrota. A ideia será regressar rapidamente ao caminho das vitórias, e a recepção à equipa de Manuel Machado afigura-se como o cenário ideal para isso. A lesão grave de Tandjigora parece ter afectado um pouco a consistência do miolo dos azuis, mas este será um bom teste para vermos como evolui a equipa sem o gabonês.

Boavista — Porto

Sábado 28, 20h30


Outro dos jogos interessantes da jornada é o dérbi da invicta. O Boavista recebe o Porto e, surpreendentemente, as duas equipas vêm com uma forma igual: três vitórias e um empate nas últimas quatro jornadas. Claro que o Porto tem o melhor plantel e vem de uma goleada e é sempre favorito, mas o Boavista é uma equipa cada vez mais sólida, desde que Jorge Simão assumiu o comando. Também pelo lado emocional deste jogo, não se espere facilitismo para os dragões na visita ao Bessa. Um dado importante para o Boavista: Rui Pedro, emprestado pelo Porto, não pode jogar (e Iván Bulos tem uma lesão grave), pelo que deverá ser Mateus a ocupar o lugar de ponta-de-lança.

Braga — Chaves

Domingo 29, 16h00


Com quatro vitórias consecutivas, o Braga atravessa um excelente momento na Liga. O Chaves vem de uma pesada goleada em Alvalade e o treinador Luís Castro alertou para as implicações que isso pode ter na equipa. Acresce ainda o facto de o Chaves não poder contar com o Pedro Tiba, o jogador mais pontuado nas últimos quatro jornadas, e capitão, por ser emprestado pelo Braga. Espera-se, contudo, que os flavienses dêem uma boa resposta e protagonizem um jogo equilibrado. Mas na Pedreira, o Braga é favorito.

Paços de Ferreira — Estoril

Domingo 29, 18h00


Seis derrotas seguidas na Liga já valeram o despedimento de Pedro Emanuel do Estoril. E o Paços também despediu Vasco Seabra, contratando Petit para ocupar o lugar. Os canarinhos vão ser orientados pelo adjunto Filipe Pedro, por não quererem precipitar-se na escolha do sucessor. É, portanto, um duelo entre equipas que mudaram de treinador e que procuram inverter a tendência de resultados negativos. O Estoril, ainda assim, está numa posição bastante mais frágil, pelo que o favoritismo da partida, até pelo factor casa, vai para a equipa de Petit.

Aves — V. Guimarães

Domingo 29, 20h15


O Vitória de Guimãraes apanhou um valente susto na recepção ao Portimonense. Esteve a perder 0–3, mas ainda conseguiu arrancar um empate. Nesta jornada, os vimaranenses deslocam-se à Vila das Aves e têm de ser mais acutilantes para conquistar os três pontos. O Aves, agora orientado por Lito Vidigal, vem de uma esperada derrota com o Benfica. O novo treinador quer inverter a tendência de resultados o mais cedo possível. Este não é o jogo mais fácil que podia desejar, mas o calendário a breve prazo é complicado e as oportunidades terão de ser aproveitadas. Por isso, espera-se um Aves aguerrido, que pode complicar a vida ao Vitória.

Portimonense — V. Setúbal

Segunda 30, 20h00


Portimonense e Vitória de Setúbal terão um duplo confronto no Algarve. Primeiro para a Taça da Liga, depois para o campeonato. O primeiro jogo poderá servir para tirar algumas ilações, ainda que ambas as equipas devam fazer poupanças. A jogar em casa, e com o poderio ofensivo que já conhecemos, o Portimonense vai tentar impor o seu jogo. Mas a equipa de Vítor Oliveira continua a deixar muito a desejar na gestão do jogo, como se viu em Guimarães. O Vitória tentará explorar essas fragilidades para arrancar um bom resultado em Portimão.

Deixe um comentário

Design a site like this with WordPress.com
Iniciar