Antevisão da Jornada 9 da Liga Portuguesa

O que esperar dos nove jogos da ronda 9.


Os três grandes perderam na Champions e procuram a redenção na Liga. O Porto tem a tarefa mais fácil, o Benfica joga fora, mas com o Aves, e o Sporting em casa, mas com o Chaves. Se tudo correr dentro da normalidade, ganham os três. Mas nunca se sabe.

Estoril — Boavista

Sexta 20, 20h30


Na abertura da jornada, Estoril e Boavista vêm tentar curar a desilusão da Taça de Portugal, onde ambas foram eliminadas por equipas de escalões inferiores: o Estoril pelo Farense e o Boavista pelo Vilaverdense. Esta foi, na verdade, a primeira grande derrota de Jorge Simão no comando técnico dos axadrezados. Já na equipa da casa, os últimos tempos são pródigos em desilusão. Com cinco derrotas consecutivas, o Estoril atravessa uma profunda crise. A equipa vai ter de entrar com tudo e vencer este jogo, se não vão “rolar cabeças”. As pontuações dos jogadores em destaque ilustram bem a miséria que tem sido o passado recente deste Estoril.

Feirense — Rio Ave

Sábado 21, 16h00


Tal como o Estoril, o Feirense vem com um péssimo registo na Liga, tendo perdido nos últimos quatro jogos. A equipa de Nuno Manta fez dois jogos nesta pausa da Liga, empatando com o V. Guimarães na Taça da Liga e com o Ac. Viseu na Taça (vencendo nos penáltis). Etebo é o homem que carrega esta equipa às costas e, apesar do seu bom desempenho, tem sido insuficiente para garantir bons resultados. O Rio Ave vem a recuperar de um período menos bom e procurará explorar a insegurança dos fogaceiros para atacar os lugares europeus.

V. Setúbal — Marítimo

Sábado 21, 18h15


O Marítimo está uns bons lugares acima do Vitória, mas esta deslocação a Setúbal não se prevê fácil. Com João Amaral em bom plano, o Vitória vai tentar tirar partido do factor casa para conseguir uma muito necessária vitória. A equipa de Couceiro continua a acumular resultados aquém das suas exibições e precisa e pontos para escapar às zonas aflitivas. Está apenas 1 ponto acima do último classificado. O Marítimo fará o seu jogo, de solidez defensiva e tentativa de explorar o contra-ataque.

Porto — Paços de Ferreira

Sábado 21, 20h30


A derrota com o Leipzig será o catalisador para o Porto entrar cheio de vontade de colocar esse resultado para trás das costas. O Paços até vinha num bom momento, mas foi eliminado na Taça pela Académica e só um milagre fará com que saia do Dragão com pontos. O empate conseguido em Alvalade legitimou o Porto como, até ver, o mais forte candidato ao título. Todo esse favoritismo será, certamente, aplicado nesta recepção aos castores.

Tondela — Belenenses

Domingo 22, 16h00


O grande momento do Belenenses na Liga, onde vem com três vitórias consecutivas, foi interrompido na Taça, sendo eliminado pelo Santa Clara. Mas o Tondela, que recebe os azuis, também caiu na prova rainha, frente ao Leixões. São, por isso, duas equipas à procurar de ultrapassar um momento menos bom. Na Liga, o Tondela vem de jogos complicados, com expulsões e maus resultados. A equipa de Pepa não tem mostrado mau futebol, mas os resultados tardam em aparecer.

Aves — Benfica

Domingo 22, 18h00


Depois de mais uma derrota na Champions (e uma exibição pobre, apesar da vitória, na Taça), o Benfica tem o adversário ideal para regressar aos triunfos na Liga. O Aves mudou de treinador, entrando Lito Vidigal para o lugar de Ricardo Soares, e tem sido uma das equipas mais frágeis. Ainda assim, Lito vai querer imitar Jorge Simão, que se estreou no Boavista vencendo o Benfica. O Aves tem jogadores rápidos na frente de ataque, mas não poderá contar com Agra, por ser emprestado pelos encarnados. O Benfica, apesar do mau momento, é claramente favorito.

Sporting — Chaves

Domingo 22, 20h15


Como os outros dois, também o Sporting perdeu nesta jornada de Champions e vem em busca da redenção na Liga. Os leões são, naturalmente, favoritos, mas não se esperem facilidades neste confronto com o Chaves. A equipa de Luís Castro tem estado em bom momento de forma, sendo mesmo a equipa com mais jogadores no Top 20 de Setembro. O Sporting poderá acusar algum desgaste, mas a qualidade individual e colectiva deverá chegar para fazer a diferença. Matheus Pereira, emprestado pelos leões, será uma baixa de relevo, ainda que os flavienses tenham boas opções para a posição.

Moreirense — Braga

Segunda 23, 19h00


Duelo minhoto em Moreira de Cónegos, onde o Moreirense recebe um Braga em excelente forma. Na Liga, são já três vitórias consecutivas para os arsenalistas, a última das quais por 6–0. A equipa de Abel Ferreira, com toda a rotação que tem feito, já mostrou ter um plantel amplo e capaz de dar resposta à exigência de participar em todas as provas. O Moreirense continua a ser um dos candidatos à descida e terá, certamente, muitas dificuldades em segurar o Braga nesta partida.

V. Guimarães — Portimonense

Segunda 23, 21h00


Os vimaranenses têm sido algo inconstantes na Liga e esta recepção ao Portimonense pode ser perigosa. Os erros defensivos já valeram 14 golos sofridos e o Portimonense é uma equipa muito forte no ataque. A equipa de Vítor Oliveira não tem medo de subir no terreno, seja em que estádio for. Mas também é frágil na defensiva. Nakajima foi o melhor jogador de Setembro e poderá causar perigo, mas não é o único. É provável que ambas as equipas marquem, num jogo que deverá ser aberto e tem tudo para proporcionar um belo espectáculo, de vencedor imprevisível. Mas o peso dos fervorosos adeptos vimaranenses dá favoritismo aos da casa.

Deixe um comentário

Design a site like this with WordPress.com
Iniciar