Liga Maisfutebol: os melhores jogadores de Setembro

Os 20 melhores do mês e os 20 melhores até agora


O segundo mês do campeonato português terminou e é hora de vos trazermos a lista dos melhores jogadores. Setembro teve quatro jornadas, tal como o mês inaugural, e a principal novidade deste mês é haver muito menos representantes dos três grandes. O Benfica perdeu mais pontos e o Sporting e o Porto defrontaram-se num empate a zeros, factores que justificam uma maior diversidade de clubes.

Sem mais demoras, aqui fica então a lista dos 20 melhores jogadores de Setembro, na Liga Maisfutebol.


A primeira referência tem de ir, obviamente, para Shoya Nakajima, o japonês do Portimonense que encantou com golos e assistências. Contratação tardia dos algarvios, Nakajima só se estreou na Liga em Setembro. Mas o seu impacto foi imediato, como comprova o primeiro lugar que ocupa neste top, com 32 pontos em quatro jogos, numa fantástica média de 8 pontos por jogo. Fabrício é outro jogador do Portimonense presente, num mês em que o Portimonense não teve resultados extraordinários, mas conseguiu alguns destaques individuais.

O outro grande destaque é a equipa mais representada neste top 20. Não é o Porto, que tem três jogadores, nem o Sporting, que tem dois, e muito menos o Benfica, apenas com um. A equipa mais representada é o Chaves, com quatro jogadores! Bressan, Tiba, Djavan e Ricardo Nunes são os quatro flavienses a marcar lugar nesta tabela, fruto da subida de rendimento da equipa transmontana.

Sendo que Chaves, Porto e Sporting são as únicas equipas com mais do que um representante, há onze equipas representadas neste top. Além dessas três, colocam um jogador no top o Benfica, o V. Setúbal, o Belenenses, o Feirense, o Paços de Ferreira, o Boavista, o V. Guimarães e o Moreirense.

Quanto a posições, Setembro foi um mês fraco para avançados. Jonas, terceiro na lista, e Marega, sétimo, são os únicos representantes dos atacantes. Guarda-redes só há um, Ricardo Nunes do Chaves. A posição mais representada é a dos médios, com onze jogadores, seguido dos defesas, que são seis. Foi, por isso, um mês onde imperaram os homens do miolo.

O último destaque vai para Raúl Silva, do Braga, e Rafael Costa, do Moreirense, dois jogadores que aparecem neste top tendo disputado apenas três partidas, das quatro que houve no mês.

O top acumulado

Agora que já temos dois meses decorridos, podemos também actualizar a tabela dos melhores até agora, desde a primeira à oitava jornada. Este é o Top 20 de jogadores mais pontuados desde o início, os comentários vêm depois.


Em primeiro lugar está Jonas, o avançado brasileiro do Benfica que, numa equipa que tem titubeado, tem sido constante na sua influência. De resto, se é preciso uma prova de que o Benfica não está bem, o facto de Jonas ser o único representante é um bom indicador.

O Porto, com sete representantes, é o rei das pontuações, seguido de perto pelo Sporting, com seis jogadores. Estas são mesmo as duas únicas equipas a colocar mais do que um elemento. Todas as outras — Benfica, Chaves, V. Setúbal, Feirense, Marítimo, V. Guimarães e Rio Ave — colocam apenas um jogador no top.

Face ao mês anterior, há oito jogadores novos no Top, sendo Brahimi o mais destacado, entrando directamente para o quarto lugar. Dos restantes doze repetentes, houve mudança na liderança, com Jonas a passar para o primeiro lugar e Marcano para o segundo. A maior escalada na classificação pertence a Coates, que subiu 13 lugares e é, actualmente, o quinto jogador mais pontuado. A maior queda é também leonina: Gelson Martins desceu 14 lugares, sendo agora o 18º melhor jogador da Liga Maisfutebol. Alex Telles e Aboubakar, dois portistas, são os únicos jogadores a manterem exactamente a mesma posição: respectivamente, o terceiro e o sexto mais bem pontuados.

Quanto a posições, temos três guarda-redes, seis defesas, oito médios e três avançados. Embora sejam apenas três, os avançados representados estão todos na metade superior da tabela. Os três guarda-redes, pelo contrário, estão todos na metade inferior.

Deixe um comentário

Design a site like this with WordPress.com
Iniciar