Antevisão da Jornada 8 da Liga Portuguesa

Vem aí o primeiro jogo grande da Liga: Sporting — Porto!


À oitava jornada chega o primeiro clássico: em Alvalade, o Sporting recebe o Porto, no duelo da liderança. Mas há um jogo a rivalizar com este em termos de atenção dos espectadores: o Benfica vai à Madeira. Os encarnados, invejosos deste confronto de líderes, quiseram reclamar para si protagonismo e perderam por 5–0 em Basileia. Tudo para nos deixar expectantes para o próximo episódio da saga.

Nota: Nas imagens, a forma lê-se da esquerda para a direita, sendo o da direita sempre o jogo mais recente (apenas jogos da Liga). A pontuação dos jogadores em destaque é o total apenas nos últimos 4 jogos.

Chaves — Tondela

Sexta 29, 20h30


Depois da vitória no Estoril, o Chaves parece finalmente ter entrado nos eixos. Vem com duas vitórias e, na recepção ao Tondela, tem excelentes hipóteses de somar mais uma. Por seu turno, o Tondela não vence há três jornadas e é uma equipa que tem tido muitas dificuldades defensivas. Ofensivamente, há jogadores interessantes e capazes de causar perigo, mas a defesa sente dificuldades e deverá sofrer golos do Chaves.

Paços de Ferreira — Moreirense

Sábado 30, 16h00


Prevê-se um jogo equilibrado entre duas equipas irregulares e que estão em igualdade pontual. Por jogar em casa, o Paços tem algum favoritismo, mas a equipa tem de mostrar mais do que tem feito até aqui. O processo ofensivo ainda não se encontrou, e não se percebeu ainda quem são os “titulares”. O Moreirense vem de um empate frente ao Sporting, que motiva sempre os jogadores. É uma equipa capaz de surpreender, mas também capaz de desiludir. Não se espera um jogo de qualidade e o resultado final é uma incógnita.

Portimonense — Aves

Sábado 30, 16h00


O Portimonense vem de uma derrota pesada no Dragão, mas foi a primeira equipa a marcar nesse estádio na presente Liga. E logo por duas vezes. Os algarvios continuam fiéis ao seu modelo de jogo, fruto do qual sofrem golos em todos os jogos. Isto apesar de um bom desempenho ofensivo. O Aves continua abaixo da expectativa gerada em torno de tantos reforços e ocupa o último lugar da tabela. O Portimonense tem condições para vencer este jogo, mas precisa de mais solidez defensiva para não sofrer dissabores.

Boavista — Feirense

Sábado 30, 18h15


Jorge Simão ainda não perdeu desde que chegou ao Boavista. Depois da vitória sobre o Benfica, um empate em Setúbal, garantindo mais pontos em dois jogos do que o seu antecessor em cinco. A recepção a um Feirense em mau momento abre as portas a novo triunfo. Com três derrotas consecutivas, a equipa de Nuno Manta Santos está em crise. A mais dura foi mesmo na jornada passada, onde perdeu em casa 1–4 frente ao Belenenses. A resposta tem de ser dada no imediato, ou começa a cheirar a chicotada psicológica.

Rio Ave — V. Setúbal

Sábado 30, 20h30


Aquela que foi a equipa sensação do arranque da Liga, com três vitórias nas três primeiras jornadas, nunca mais venceu. Já são quatro jogos sem ganhar para a turma de Miguel Cardoso. A jogar em casa frente a um adversário muito irregular, o Rio Ave é favorito. O Vitória continua a ser uma equipa capaz do melhor e do pior e que desperdiça oportunidades de vencer com grande facilidade. A visita a Vila do Conde é mais um teste difícil, mas o Vitória pode tentar aproveitar a fase menos boa do Rio Ave.

Braga — Estoril

Domingo 1, 17h15


O Braga, em claro crescendo de forma, enfrenta a equipa em pior momento da Liga. Todo o favoritismo está do lado dos bracarenses, mas é preciso atenção e boa gestão de esforço, tendo em conta as competições europeias. O Estoril vem com quatro derrotas na bagagem, o que deixa a equipa de Pedro Emanuel em maus lençóis. Depois de ter feito exibições muito boas, os canarinhos vieram abaixo e esta está longe de ser uma boa jornada para inverter a tendência.

Sporting — Porto

Domingo 1, 19h15


O primeiro jogo grande da época coloca frente a frente os dois líderes da prova. O Sporting, a jogar em casa, vem de um empate em Moreira de Cónegos que serviu para deixar o Porto ficar isolado na frente. Mas a boa resposta, apesar da derrota, frente ao Barcelona na Champions, deixa os leões com esperança. O Porto ainda só sabe vencer na Liga e vem de um grande resultado europeu, vencendo no terreno do Monaco por 0–3. Como em qualquer clássico, o resultado é impossível de prever. São as duas equipas mais convincentes até agora e resta-nos esperar que seja um bom jogo de futebol, coisa que muitas vezes não acontece em jogos grandes.

Belenenses — V. Guimarães

Domingo 1, 21h30


Depois da excelente e convincente vitória em Santa Maria da Feira, por 1–4, o Belenenses é uma equipa de confiança renovada. A equipa de Domingos Paciência somou assim duas vitórias consecutivas e vai tentar dar continuidade ao bom momento nesta recepção ao Vitória de Guimarães. A equipa de Pedro Emanuel também vem de um bom resultado, tendo vencido o Marítimo, mas é uma equipa que parece ainda sofrer de crises de identidade. Os pontas-de-lança dos vimaranenses, por exemplo, ainda não marcaram qualquer golo na Liga.

Marítimo — Benfica

Domingo 1, 21h30


Estamos na Liga Portuguesa, mas há um fantasma chamado Basileia que vai tentar entrar em campo. A humilhação que o Benfica sofreu na Suíça, onde perdeu por 5–0, vai ter peso neste jogo. Ou os encarnados usam isso para canalizar raiva e querer numa grande exibição, ou a crise avoluma-se. O Marítimo está num bom momento, apesar da derrota em Guimarães na jornada transacta. É uma equipa muito sólida a jogar em casa, que sofre muito poucos golos. O relvado dos Barreiros é vergonhoso, o que prejudica estratégias mais adornadas. Ou seja, todos os factores parecem fazer desde o jogo mais complicado que o Benfica podia ter depois do descalabro europeu. É um jogo difícil de prever, dependente de muitos factores psicológicos, e que rivaliza em termos de interesse (dada a conjuntura actual) com o clássico.

Deixe um comentário

Design a site like this with WordPress.com
Iniciar