Antevisão da Jornada 7 da Liga Portuguesa

Porto e Sporting em busca da sétima vitória em sete jornadas.


Na jornada 7 da Liga, Porto e Sporting parecem ter caminho livre para somarem sete vitórias em sete jogos. Está difícil um dos dois tropeçar e não parece que seja desta vez, com o Porto a receber o Portimonense e o Sporting a visitar o Moreirense.

Muitas atenções, contudo, estarão voltadas para o Benfica. Já se sabe que é muito mais apelativo olhar para a desgraça e na Luz, depois de três jogos (em três jogos competições) sem vencer, há muita desconfiança face à equipa. De resto, muita expectativa também para o Vitória de Guimarães — Marítimo, que tem tudo para ser um bom jogo.

Nota: Nas imagens, a forma lê-se da esquerda para a direita, sendo o da direita sempre o jogo mais recente (apenas jogos da Liga). A pontuação dos jogadores em destaque é o total apenas nos últimos 4 jogos.

Porto — Portimonense

Sexta 22, 20h30


O desaire europeu do Porto foi ultrapassado com uma importante vitória em Vila do Conde. Na recepção ao Portimonense, os azuis e brancos têm tudo para somar a sétima vitória na Liga, em outros tantos jogos. Alex Telles, o jogador em destaque do Porto, deverá ser poupado após a lesão da jornada passada. O Portimonense regressou aos triunfos na jornada passada. Embora o objectivo seja continuar, não se espera uma surpresa nesta visita ao Dragão. O Portimonense joga bom futebol, mas é uma equipa que sofre golos em todos os jogos.

Estoril — Chaves

Sábado 23, 16h00


Depois de um bom arranque, o Estoril vem com três derrotas consecutivas. É uma equipa que continua a ter um futebol interessante, mas a que falta eficácia e consistência. O Allano, o jogador em evidência, está suspenso após o vermelho na jornada passada. Pela frente, o Estoril encontra um Chaves que alcançou, finalmente, a primeira vitória. A equipa de Luís Castro continua a ocupar a zona de despromoção, mas o crescendo de forma esperado poderá ter começado. Dará continuidade na visita ao Estoril?

Moreirense — Sporting

Sábado 23, 18h15


As fragilidades demonstradas pelo Moreirense têm sido por demais evidentes nas seis jornadas já realizadas. Ainda assim, a equipa de Manuel Machado tem conseguido estar acima dos lugares de despromoção, mesmo que por muito pouco. É um dos candidatos à descida, com um dos plantéis mais fracos. Por isso, frente a um Sporting que só tem vitórias, nada se espera do Moreirense. Seria uma tremenda surpresa se os leões não saíssem de Moreira de Cónegos com os três pontos.

Benfica — Paços de Ferreira

Sábado 23, 20h30


Depois de duas derrotas — uma para a Champions e outra para a Liga — o Benfica teve um empate caseiro com o Braga na Taça da Liga. Não se vivem dias felizes na Luz, pelo que a recepção ao Paços chega em boa hora. O Benfica tem aqui um adversário acessível, que não tem impressionado, embora venha de uma vitória (a primeira na Liga). Claro que o estado anímico dos encarnados não é o melhor e o Paços vai tentar explorar isso. Ainda assim, o Benfica parte como claro favorito e, se não vencer, a palavra “crise” aparecerá em letras bem grandes em todos os jornais.

Feirense — Belenenses

Domingo 24, 16h00


Apesar de vir de duas derrotas na Liga, o Feirense está numa posição tranquila, com 8 pontos. Tem apenas 1 a mais que o Belenenses, mas parece uma equipa mais coesa e objectiva. A jogar em casa, os fogaceiros são favoritos para este desafio entre azuis. Etebo está num excelente momento e será uma seta apontada à baliza do Belenenses. Flávio Ramos, outro jogador em destaque, lesionou-se e não deve ser opção, e Tiago Silva não pode jogar porque é emprestado pelo Belenenses. Quanto à equipa do Restelo, tentará, claro, fazer uma gracinha. A vitória sobre o Estoril deu moral e a equipa de Domingos Paciência, sem deslumbrar, tem vindo a conseguir amealhar pontos importantes.

V. Guimarães — Marítimo

Domingo 24, 16h00


Dois dos eternos candidatos à Europa defrontam-se em Guimarães. O Vitória está a ter um arranque muito irregular, somando apenas 7 pontos nestas seis jornadas. Depois da derrota no dérbi minhoto, os vimaranenses querem um triunfo para esquecer o desaire e embalar a equipa para outros voos. O Marítimo, contudo, será um adversário muito difícil. Os insulares trazem quatro vitórias consecutivas na bagagem, têm mais 8 pontos que o Vitória, ocupam o terceiro lugar, à frente do Benfica e têm a segunda melhor defesa da prova, ex-aequo com o Sporting. Com estes argumentos de impor respeito, será preciso um Vitória muito empenhado e eficaz para bater os madeirenses.

Tondela — Braga

Domingo 24, 18h00


Sem surpresas, o Tondela perdeu na jornada passada em Alvalade. Mas a equipa de Pepa voltou a mostrar coisas interessantes, numa equipa que procura livrar-se do estigma de ser o eterno candidato à descida. Depois de Alvalade, segue-se uma recepção ao Braga, que está longe de ser o jogo ideal. Ainda assim, o Tondela poderá tentar surpreender um Braga cuja onze tem tido muitas rotações e que tem sido também algo irregular. Os minhotos empataram na Luz para a Taça da Liga e, depois da vitória no dérbi local, querem dar continuidade ao bom momento que atravessam. Não se pense, contudo, que são favas contadas para o Braga.

Aves — Rio Ave

Domingo 24, 20h15


O promovido Aves continua em grandes dificuldades, apesar do forte investimento realizado. Os jogos em casa terão de ser aproveitados, mas este é, certamente, um dos mais difíceis. Ryan Gauld, que estava em bom momento, lesionou-se e falhará o jogo. O Rio Ave teve um arranque de sonho, mas já vem com três jornadas consecutivas sem vencer. É certo que foram jogos contra Benfica, Marítimo e Porto, o que significa que o pior já passou. O Rio Ave tem aqui uma boa oportunidade para regressar aos triunfos e confirmar o bom trabalho que tem vindo a demonstrar. Se o Aves conseguir uma vitória, é um excelente tónico para afastar a equipa da zona mais perigosa.

V. Setúbal — Boavista

Segunda 25, 20h00


A jornada encerra em Setúbal com um jogo que se prevê equilibrado. O Vitória voltou a perder, em Paços de Ferreira, e mantém o registo estranho de ser uma das equipas com mais resultados “injustos”. Claro que a “justiça” dos resultados vale o que vale, mas os sadinos parecem ficar sempre aquém daquilo que mostram em campo. Frente ao Boavista que já mudou de treinador, mas que começou da melhor forma o novo ciclo, vencendo o Benfica, não se esperam facilidades. Provavelmente, o Vitória jogará melhor, merecerá, eventualmente, a vitória, mas não irá além de um empate.

Deixe um comentário

Design a site like this with WordPress.com
Iniciar