
A primeira paragem para os jogos das selecções já lá vai. O mercado já fechou e há novas caras em várias equipas. Vem aí a 5ª jornada da Liga Portuguesa! Com os três grandes a terem jogos acessíveis, o prato mais interessante da jornada talvez seja o Marítimo — Rio Ave. Dois candidatos à Europa em busca de ficar na frente da tabela por mais uma jornada.
Mas mesmo os três grandes podem ter vidas complicadas. O Sporting, no jogo inaugural, vai a Santa Maria da Feira, onde mora uma equipa pragmática e que ainda não perdeu. O Benfica recebe um Portimonense que joga bem, mas não tem conseguido escapar às derrotas. O Porto recebe um Chaves ainda em crise, que precisa de um tónico para dar alento ao que falta de época.
Nota: Nas imagens, a forma lê-se da esquerda para a direita, sendo o da direita sempre o jogo mais recente (apenas jogos da Liga). A pontuação dos jogadores em destaque é o total apenas nos últimos 4 jogos.
Feirense — Sporting
Sexta 8, 19h00

O Feirense tem sido uma equipa pragmática. Ainda sem derrotas na Liga, os fogaceiros vêm com duas vitórias consecutivas e apenas dois golos sofridos. Apesar do favoritismo do Sporting, este será um teste potencialmente difícil para os leões. Talvez seja necessária alguma paciência para quebrar a defensiva do Feirense, e atenção defensiva para travar as investidas de Etebo. Ainda assim, seria uma surpresa se o Feirense roubasse pontos ao Sporting.
Benfica — Portimonense
Sexta 8, 21h00

Depois do desaire em Vila do Conde, o Benfica regressa à Luz com obrigatoriedade de vencer. Pela frente tem o recém promovido Portimonense que, depois da vitória na jornada inaugural, perdeu os três jogos seguintes. Ainda assim, os algarvios vêm de uma boa vitória na Taça da Liga sobre o Chaves. Daquilo que já vimos, o Portimonense é uma equipa que gosta de atacar e não se contenta com empates. O que tem valido golos sofridos em contra-ataque e derrotas. Se na Luz não alterarem a filosofia, podem proporcionar um bom espectáculo, mas dificilmente levam pontos. O jogar em destaque, Tabata, estará ausente por lesão.
https://soundcloud.com/realfevr/26-o-ultimo-dia-do-mercado-de-verao
Tondela — Paços de Ferreira
Sábado 9, 16h00

A vitória por 0–3 conseguida em Moreira de Cónegos pode ter servido para validar o modelo de jogo deste Tondela: uma equipa mais agressiva, menos expectante e mais criativa na procura do golo. O Paços, por seu turno, ainda não venceu e tem tido algumas dificuldade em impor o seu futebol. Pelo momento de forma das equipas, o Tondela é favorito neste jogo. E se conseguir vencer, passa a mensagem de que não vai esperar pelo fim do campeonato para ganhar jogos (no ano passado, 5 das 8 vitórias na Liga foram conseguidas nas últimas seis jornadas). Mas o Paços é uma equipa à procura de vitórias e vai tentar explorar as fragilidades da equipa beirã.
Marítimo — Rio Ave
Sábado 9, 18h15

Jogo muito interessante na Madeira. Duas equipas separadas por um ponto e que parecem ter assumido desde já a candidatura aos lugares europeus. O Rio Ave vem de um empate frente ao Benfica, que é sempre um resultado motivador. O Marítimo chega com duas vitórias consecutivas e joga em casa, pelo que leva o carimbo de favorito. A verdade é que vai ser um interessante confronto entre uma equipa que defende bem, e sofre pouquíssimos golos nos Barreiros, e outra que ataca com qualidade. Veremos se os insulares conseguem manter a baliza inviolável ou se o Rio Ave continua a sua caminhada vertiginosa no encalço dos três grandes.
Porto — Chaves
Sábado 9, 20h30

Com apenas um ponto, o Chaves partilha a zona de despromoção com o Aves. A equipa de Luís Castro ainda não se encontrou com os bons resultados e as exibições também têm deixado a desejar. A visita ao Dragão chega em má altura, porque deixará a equipa numa posição cada vez mais frágil na tabela. O Porto ainda só venceu, não sofreu golos e respira confiança. Os pupilos de Sérgio Conceição tudo farão para somar aqui a quinta vitória na Liga e dar continuidade ao excelente momento. Todo o favoritismo para o Porto, naturalmente.
V. Setúbal — Braga
Domingo 10, 16h00

O Vitória de Setúbal ainda só tem uma derrota na Liga, mas os outros três jogos foram todos empates. Quem não tiver visto os jogos pode achar tudo normal, mas pelo menos em dois deles o Vitória merecia os três pontos. A equipa de Couceiro tem mostrado um futebol mais atractivo do que na época passada, mas falta aliar os resultados às boas exibições. O Braga, por seu turno, tem estado um pouco aquém do esperado, mas já venceu dois jogos e os dois que perdeu foram contra Benfica e Porto. É um teste muito difícil para os sadinos, mas também um jogo que, em caso de vitória, pode galvanizar a equipa.
V. Guimarães — Boavista
Domingo 10, 18h00

O Vitória de Guimarães não vence desde a primeira jornada. Depois do excelente 4º lugar na temporada passada, a equipa de Pedro Martins está a ter um arranque aquém do esperado. Do Boavista não se pode falar muito melhor. Perdeu os três primeiros, mas venceu na quarta ronda. São duas equipas separadas por 1 ponto, em busca de melhores resultados e melhores exibições. Por jogar em casa, o Vitória tem favoritismo na partida, mas vai ter de começar a mostrar mais afinco se não quer continuar a ser surpreendido.
Estoril — Moreirense
Domingo 10, 20h15

A derrota em Alvalade era um resultado esperado, mas a exibição do Estoril provou que é uma equipa em excelente momento e que, a continuar assim, pode sonhar com voos mais altos que a luta pela manutenção. A equipa de Pedro Emanuel tem bons executantes, pratica um futebol atractivo e marca golos. Pela frente terá um Moreirense que é uma das equipas mais fracas deste arranque de Liga. A derrota caseira com o Tondela foi só o episódio mais recente na história dos cónegos. A equipa de Manuel Machado tem muitas fragilidades e, se tudo correr dentro da normalidade, vai ter muitas dificuldades no Estoril.
Aves — Belenenses
Segunda 11, 20h00

Com apenas 1 ponto, o Aves tarda em traduzir em resultados o investimento que foi feito para estar temporada. O facto de ter um plantel com demasiadas caras novas vai sendo, jornada após jornada, uma desculpa cada vez menos válida. A recepção ao Belenenses é uma boa oportunidade para vermos um Aves mais empenhado na procura dos três pontos. Os azuis do Restelo são uma equipa frágil e, em teoria, um adversário com o qual o Aves de pode bater de igual para igual. É difícil de prever o resultado, mas espera-se um Aves a encarar este jogo como fulcral para as suas aspirações de fazer uma época tranquila.