
O Porto vai a Braga, o Benfica a Vila do Conde e o Sporting recebe o Estoril. Seis clubes que estão nos sete primeiros lugares da tabela. É, portanto, um fim-de-semana de líderes. Veremos como acaba e se há, finalmente, algum grande a perder a pontos.
Belenenses — V. Setúbal
Sexta 25, 20h30
Potencial jogo para empate, embora possa cair para qualquer um dos lados, dependendo da faceta que as equipas apresentem.
Os azuis do Restelo vêm de uma pesada derrota na Luz e é uma equipa que mostrou ainda muito pouco futebol. A opção pelos três centrais, que Domingos implementou, pode estar em risco. Ou começa a dar frutos ou é abandonada. O central Nuno Tomás e o guarda-redes Muriel são os jogadores mais pontuados até agora.
O Vitória ainda não venceu na Liga. Dois empates e uma derrota são o registo francamente pobre dos sadinos. No último jogo, em casa com o Chaves, o Vitória deu boas indicações. Jogou melhor futebol, criou ocasiões, mas faltou concretizar. Se mantiver o registo exibicional, o Vitória pode ir com a ambição ao Restelo. João Amaral e Nuno Pinto são os jogadores em destaque.
Paços de Ferreira — V. Guimarães
Sábado 26, 16h00
Os da casa ainda não venceram, os visitantes vêm de duas derrotas. Duas equipas de orgulho ferido que podem protagonizar um bom jogo.
O Paços vem de uma derrota em Santa Maria da Feira que pode ter um efeito negativo na moral da equipa. A derrota veio no último, num penálti confirmado com vídeo-árbitro, e a revolta pacense foi veiculada pelas declarações do treinador. Temos, portanto, uma equipa que apresentou um futebol pobre e que vem de uma derrota dura. Bruno Moreira e Pedrinho são os mais pontuados nos pacenses.
O Vitória sofreu uma pesada goleada caseira frente ao Sporting e, antes dessa, uma pesada derrota no Estoril, por 3–0. Ou seja, a defesa vitoriana caminha sobre brasas. Este jogo tem de ser encarado como uma oportunidade para afastar qualquer cenário de crise. Mas se falharem, essa palavra vai pairar sobre Guimarães. Em destaque no Vitória têm estado Hurtado e Raphinha.
Moreirense — Tondela
Sábado 26, 16h00
Ainda é muito cedo, mas estas parecem ser duas equipas candidatas à descida. Por isso, é um jogo difícil de prever. O Tondela tem mostrado mais futebol, mas o Moreirense tem o factor casa. Empate?
Em Moreira de Cónegos ainda não se conhece o sabor da vitória, mas a jornada anterior não serve de grande exemplo: a derrota com o Porto era mais do que esperada. Dos outros dois jogos, que deram empate, muito pouco se reitra: o Moreirense parece ter muita falta de argumentos para escapar aos lugares do fundo. Jhonatan e André Micael são os melhores até agora.
O Tondela tem apenas um ponto, obtido na primeira jornada, mas a verdade é que tem feito melhores jogos. Até quando vai resistir esta vontade de jogar melhor, e com mais pendor ofensivo? Quando é que voltam ao modo pragmático de conquistar um pontinho aqui e ali? Se o Tondela insistir nesta abordagem mais positiva, pode levar os três pontos deste jogo. Tomané é o jogador mais pontuado da equipa beirã.
Chaves — Feirense
Sábado 26, 18h15
Mais um jogo onde se prevê equilíbrio. O factor casa pode ser determinante para que o Chaves alcance a primeira vitória.
Depois de dois jogos onde a equipa jogou bem mas perdeu, o Chaves fez a exibição mais pobre na jornada passada, em Setúbal. Mas empatou. A jogar em casa, diante dos seus adeptos, é expectável que a equipa mostre mais e aposte tudo em conquistar a primeira vitória da temporada. Pedro Tiba e William Oliveira são os mais destacados nos flavienses.
O Feirense ainda não perdeu, apesar de não ter mostrado um futebol particularmente atractivo. Com dois empates e uma vitória, Nuno Manta parece bem encaminhado para fazer uma época tranquila. Frente ao Chaves, o Feirense pode tentar surpreender, porque os flavienses já mostraram lacunas defensivas e procuram ainda o melhor entrosamento. No Feirense, Etebo, Sony e Tiago Silva são os mais pontuados.
Rio Ave — Benfica
Sábado 26, 20h30
Um dos jogos grandes da jornada, entre duas equipas que ainda só venceram. O Benfica tem o favoritismo de ser o Benfica, mas prevê-se um jogo muito difícil.
O Rio Ave está a ter um arranque de sonho, com três vitórias em três jogos. Se tivermos em conta que a equipa perdeu o treinador da época passada, e que o novo treinador, Miguel Cardoso, não tinha experiência de treinador principal, o feito é ainda mais notável. Para este jogo a pressão está toda do lado do Benfica e isso será mais um atractivo para ver o que fará o Rio Ave no primeiro grande teste. Cássio, Marcelo e Rúben Ribeiro são os destaques.
O Benfica tem o melhor ataque da prova e as mesmas três vitórias que o Rio Ave. Vem de uma goleada ao Belenenses e tem dois avançados em grande forma. Depois da difícil vitória em Chaves, este será mais um teste difícil aos encarnados. Mas se o Rio Ave jogar de forma aberta, o Benfica pode tirar partido disso. Jonas, Salvio e Seferovic são os jogadores mais destacados.
Boavista — Aves
Domingo 27, 16h00
Só com derrotas, o Boavista tem de inverter rapidamente esta tendência. Frente ao Aves tem uma oportunidade de ouro, onde é favorito.
Na visita à Madeira da jornada passada, o Boavista somou a terceira derrota em outras tantas partidas e ocupa, solitário, o último lugar. A equipa de Miguel Leal apresenta ainda muitas lacunas, mas tem aqui uma boa oportunidade para pôr fim ao ciclo negro. Rochinha é o grande destaque dos axadrezados.
O Aves não está muito melhor, com apenas um ponto. A revolução operada no plantel ainda demorará algum tempo a dar frutos, pelo que esta deslocação ao Bessa é mais um desafio complicado para os pupilos de Ricardo Soares. Facchini, Ponck e Agra são os mais pontuados.
Sporting — Estoril
Domingo 27, 18h00
Favoritismo, óbvio, para os leões, depois de dois jogos consecutivos a marcar 5 golos. Ainda assim, o Estoril tem sido uma das melhores surpresas do arranque.
Depois da goleada por 0–5 em Guimarães, o Sporting foi golear o Steaua na Roménia, garantindo o acesso à Champions. 1–5 foi o resultado e os leões trazem estes dois jogos com 10 golos marcados para receber o Estoril. A superioridade dos leões e o poder ofensivo da equipa deverão chegar para garantir os três pontos. Piccini, Gelson e Coates são os mais pontuados até agora.
O Estoril foi ao Dragão na primeira jornada e na quarta vai a Alvalade. Um arranque de Liga muito difícil (destes quatro jogos, só um foi em casa), que a equipa de Pedro Emanuel está a encarar de frente. Depois da derrota com o Porto, o Estoril venceu os dois jogos seguintes, com bom futebol, ocasiões de golo e a mostrar ambição. Em Alvalade, sem pressão, vai tentar fazer a gracinha. Allano tem sido a grande revelação dos canarinhos.
Braga — Porto
Domingo 27, 20h15
Teoricamente o jogo grande da jornada (embora haja outros com potencial para isso). O Braga parece ainda ser menos “equipa” do que em anos anteriores, pelo que o Porto tem favoritismo.
Depois da derrota inaugural com o Benfica, os bracarenses venceram nas jornadas 2 e 3. Em ambas, contudo, estiveram longe de impressionar. A equipa parece ainda lenta de processos e com alguma dificuldade em assumir o jogo e criar ocasiões. Este é mais um jogo dificílimo. Esgaio, Xadas e Matheus são os destaques minhotos.
Os dragões venceram o Moreirense por 3–0, com um hat-trick de Aboubakar. Com o camaronês em grande forma, e com a equipa a jogar bom futebol, o Porto vai a Braga para vencer. O treinador dos dragões já orientou o Braga, pelo que conhece bem o adversário. Se tudo correr como tem corrido, o favoritismo é todo dos azuis e brancos. Marcano, Aboubakar e Telles são os mais pontuados.
Portimonense — Marítimo
Segunda 28, 20h00
Jogo difícil para o Marítimo, depois provável falhanço no acesso à Liga Europa [o jogo está a decorrer]. O Portimonense tem jogado bom futebol, mas só venceu um jogo.
Não foi um calendário inicial fácil para o Portimonense neste arranque da Liga. Depois da vitória inaugural, os algarvios tiveram duas deslocações difíceis — Braga e Rio Ave — e perderam em ambas. Agora regressam a casa e vão tentar voltar aos triunfos, frente a um adversário que defende bem e tem muitos anos de Liga. Tabata e Paulinho são os maiores destaques na equipa.
O Marítimo vem de uma vitória suada sobre o Boavista e a provável derrota com o Dynamo Kyiv no acesso à Liga Europa [o jogo está a decorrer]. A equipa de Daniel Ramos está ainda a meio-gás e isso poderá sair caro se não tiverem um postura mandona em Portimão. Os algarvios já provaram ser destemidos e ofensivos. Bebeto é o jogador mais pontuado até agora.