Antevisão da jornada 3 da Liga Portuguesa

O Vitória de Guimarães — Sporting é jogo grande, mas há outros com interesse.


A terceira jornada vai ajudar-nos a perceber melhor o que esperar de algumas equipas. Ainda é muito cedo para percebermos quem lutará pela manutenção, quem lutará pela Europa e quem fará um meio-da-tabela tranquilo e resolvido cedo. O Vitória de Guimarães — Sporting é o jogo grande da jornada e é importante para os leões, porque os rivais têm adversários acessíveis.

Rio Ave — Portimonense

Sexta 18, 20h30

A jornada inaugura em Vila-do-Conde, naquele que promete ser um excelente jogo. O favoritismo está do lado do Rio Ave, que ainda só venceu, mas os visitantes já mostraram que querem atacar e marcar golos.

O Rio Ave venceu os dois primeiros jogos da Liga, sendo a única equipa a consegui-lo além dos três grandes. A saída de Luís Castro para o Chaves não parece ter afectado o rendimento da equipa. O novo treinador, Miguel Cardoso, pegou no trabalho feito e os vila-condenses continuam a mostrar bom futebol. Jogando em casa, contra um recém-promovido, o Rio Ave terá de impor o seu favoritismo. Cássio, Yuri Ribeiro, Francisco Geraldes e Lionn são os jogadores em destaque até agora, na Liga Maisfutebol.

O Portimonense vem de uma derrota em Braga, mas foi um jogo onde a equipa de Vítor Oliveira, à semelhança do que fez na primeira jornada, mostrou bom futebol, de pendor ofensivo. Assim, é expectável que o Portimonense se apresente da mesma forma na visita ao Rio Ave, permitindo que haja um jogo aberto, onde a eficácia ditará o desfecho. Na equipa do Portimonense, Tabata, Paulinho e Rúben Fernandes são os melhores até agora.

Tondela — Estoril

Sábado 19, 16h00

Este embate poderá ser um bom indicador para percebermos o que querem estas duas equipas. À partida, o Estoril parece mais forte, mas o Tondela joga em casa e também deu boas indicações.

Com apenas 1 ponto conquistado, o Tondela não está a ter um arranque fácil. Mas a verdade é que no último jogo, no Dragão, a equipa beirã perdeu por apenas 1–0 e mostrou boas indicações. A recepção ao Estoril será um bom teste para vermos ao que vem o Tondela. Se vai repetir a fórmula de anos anteriores — mais preocupado em não perder do que em ganhar — ou se vai ter uma abordagem mais ofensiva, procurando uma manutenção menos aflitiva.

O Estoril vem de uma vitória robusta sobre o Vitória de Guimarães, por 3–0, com Kléber a bisar. A equipa de Pedro Emanuel terminou a época passada em crescendo de forma e pode ser uma das boas surpresas esta temporada. Com jogadores que tratam bem a bola, os canarinhos têm matéria-prima para causar estragos nas defesas contrárias. A visita a Tondela, diante de um adversário do seu campeonato, pode ser uma excelente oportunidade para vincar uma posição mais ambiciosa. Kléber, Pedro Monteiro e Allano são os melhores do Estoril até agora.

V. Guimarães — Sporting

Sábado 19, 18h15

Jogo grande da jornada, entre o terceiro e quarto classificados da época passada. O Sporting, por ser o Sporting, tem algum favoritismo, mas o Vitória em casa é uma equipa muito forte.

O Vitória sofreu uma derrota pesada no Estoril, num jogo onde acabou reduzido a 9 unidades. Se isto ajuda a explicar os números, não deixa de ser verdade que o Estoril estava a dominar a partida mesmo quando eram 11 contra 11. Já na primeira jornada o Vitória venceu o Chaves com muito sofrimento. É, por isso, uma equipa ainda à procura da melhor forma. Terá de se superar para vencer o Sporting. Hurtado e Raphinha são os melhores dos vimaranenses.

Os leões jogaram o play-off da Champions a meio da semana e o resultado desanimador (empate caseiro com o Steaua), a exibição tristonha e o cansaço podem ser factores a ter em conta. Claro que não é tudo mau. Os verdes e brancos venceram os dois jogos disputados na Liga e podem aproveitar as fragilidades do Vitória para somar mais uma. Gelson e Coates são os mais pontuados até agora, seguidos de perto por Piccini, Patrício, Mathieu e Acuña.

Benfica — Belenenses

Sábado 19, 20h30

Na Luz, o Benfica é sempre favorito. Frente ao Belenenses, será preciso uma grande surpresa para que os 3 pontos não fiquem em casa.

O Benfica vem de um daqueles jogos perfeitos para a força anímica. A vitória muito sofrida em Chaves, e conseguida já nos descontos da partida, pode ter esse condão de motivar ainda mais a equipa, com a crença de que lutando até ao fim, a vitória será alcançada. À parte isso, o Benfica tem, obviamente, melhor equipa e entrou bem na época. Seferovic e Salvio são os jogadores em destaque na Liga Maisfutebol.

Quanto à equipa do Restelo, vem de uma vitória caseira sobre o Marítimo, por 1–0. Domingos Paciência tem usado um esquema táctico com três centrais, algo ainda muito pouco visto no nosso campeonato, e não se tem dado mal. Esta visita à Luz será o mais difícil teste até à data. É um jogo de zero expectativa para os azuis, o que pode libertar a equipa para uma boa exibição. Mas para isso será necessário não encaixar golos cedo. Nuno Tomás e Muriel Becker são os melhores até agora no Belenenses.

V. Setúbal — Chaves

Domingo 20, 16h00

Com duas derrotas, o Chaves precisa de encontrar o caminho das vitórias e a visita a Setúbal pode ser encarada como decisiva pelos minhotos.

O Vitória soma apenas 1 ponto, fruto de empate caseiro com o Moreirense. Mas em Alvalade, onde perdeu por 1–0, a equipa sadina bateu-se bem. Nesta jornada, a recepção ao Chaves é um jogo importante. São duas equipas sem vitórias, que não querem prolongar esta seca por muitas jornadas. O Vitória terá de ser incisivo e sólido na defesa, porque o adversário pode causar estragos. Edinho e João Amaral são os destaques, numa equipa muito modesta até agora.

O Chaves perdeu os dois jogos que realizou, mas foram dois jogos difíceis: em Braga e recepção ao Benfica. Por isso, é expectável que Luís Castro encare este jogo como o primeiro jogo da época. Se essa mentalidade passar para os jogadores, o Chaves vai apresentar-se em Setúbal decidido a levar os três pontos. E tem jogadores para isso. William Oliveira é o jogador mais pontuado dos flavienses, na Liga Maisfutebol.

Porto — Moreirense

Domingo 20, 18h00

A jogar em casa, o Porto tem tudo para somar a terceira vitória em outros tantos jogos na Liga. Será preciso um milagre para que o Moreirense não perca.

A segunda jornada não foi tão fácil para os dragões como a primeira. Na visita a Tondela, o Porto marcou apenas um golo e teve alguns calafrios. Mas os azuis e brancos são muito superiores a este Moreirense e é expectável que o demonstrem em campo. Marcano é o mais bem pontuado, seguido por um grupo de quatro jogadores também em bom plano: Felipe, Marega, Óliver e Ricardo Pereira.

O Moreirense tem dois empates nos dois jogos realizados, mas ainda não entusiasmou. Aliás, os dois empates são reveladores: parece uma daquelas equipas que vai acumular empates, mais preocupada em não perder do que em ganhar jogos. Essa estratégia, contra os grandes, volta e meia dá um pontinho, num jogo enfadonho e sem interesse. Mas a visita ao Dragão tem tudo para correr mal à turma de Manuel Machado. André Micael e Jhonatan são os melhores até agora.

Aves — Braga

Domingo 20, 20h00

Mais um teste complicado para o promovido Aves. O Braga parte com favoritismo, mas não pode pensar que são favas contadas.

O Desportivo das Aves fez uma boa primeira parte em Paços de Ferreira, mas depois não conseguiu gerir a vantagem de dois golos e deixou-se empatar. É uma equipa cujas ideias vão começando a surgir, mas a que ainda falta coesão e solidez. A jogar em casa, o Aves pode complicar a vida ao Braga, mas será mais um jogo muito difícil. Ponck, Agra e Nildo Petrolino são os melhores até agora, mas este último estará lesionado por bastante tempo.

O Braga venceu o Portimonense, num jogo animado e onde os bracarenses ainda se viram a perder. Souberam dar a volta ao resultado, mostrando que a derrota inaugural na Luz não abalou a equipa. Esta visita a Vila das Aves é uma boa oportunidade para os guerreiros do Minho darem continuidade às vitórias. Xadas e Ricardo Esgaio são os jogadores em destaque nos arsenalistas.

Marítimo — Boavista

Domingo 20, 20h15

A jogar em casa, o Marítimo parte em vantagem. Mas o Boavista tem duas derrotas e está faminto de pontos.

Os madeirenses vêm de uma derrota em Belém e, antes desta jornada, jogam hoje para a Liga Europa, contra o Dynamo Kyiv. Este confronto europeu pode ter influência na forma física e anímica dos insulares. Seja como for, a jogar em casa, o Marítimo parte em vantagem. Mas, como disse, o Boavista será um adversário traiçoeiro. Éber Bessa é o jogador em destaque nos verde-rubros.

O Boavista está a ter um mau arranque, com duas derrotas nas duas primeiras jornadas. A primeira foi em Portimão e a segunda em casa frente ao Rio Ave. Apesar disso, o Boavista não pareceu uma equipa péssima. Não pareceu uma equipa para ocupar o último lugar da tabela. Por isso, Miguel Leal quer que a sua equipa entre rapidamente no caminho das vitórias e vai tentar fazê-lo já nos Barreiros. Rochinha é o jogador em evidência nos axadrezados.

Feirense — Paços de Ferreira

Segunda 20, 20h00

Duas equipas que mostraram pouco neste início de época. Este jogo tem tudo para dar em empate.

O Feirense tem dois empates em dois jogos e ainda não mostrou grande futebol. Depois do final da época passada, com uma segunda volta brilhante, esperava-se mais dos fogaceiros. Não está a ser um arranque péssimo, mas a equipa parece ainda estar a descobrir-se. O Paços, por ser um adversário do mesmo campeonato, pode ser um bom adversário para testar a ambição deste Feirense. Caio Secco e Hugo Seco são os destaques desta equipa que precisa de olear as dobradiças (desculpem, tinha de fazer uma piada qualquer).

O Paços perdeu na Madeira por 1–0 e quase perdia em casa com o Aves. Mas foi capaz de recuperar de um 0–2 para um empate a duas bolas, que ainda assim deixa os castores com apenas 1 ponto. Com Welthon a regressar aos poucos após a lesão que o deixou de fora na pré-época, o Paços parece estar ainda a crescer. Mas até onde conseguirá chegar? Este é um bom teste para irmos desvendando a equipa. Pedrinho e Bruno Moreira foram os jogadores que se evidenciaram até agora.

Deixe um comentário

Design a site like this with WordPress.com
Iniciar