
Encerrada que está a nossa Liga Portuguesa, é altura de balanços. Começamos pelos melhores dos melhores. Os onze-mais-quatro magníficos que mais pontuaram. Como sabes, no modelo salary cap tens de ter dois guarda-redes, cinco defesas, cinco médios e três avançados. Depois, tens várias tácticas à disposição. Para o nosso Dream Team da Liga, sem surpresas, há cinco defesas no onze titular. E face ao bom registo defensivo de Benfica e Porto, não é de estranhar que sejam os cinco destas duas equipas.
Dream Team da Liga Portuguesa (total de pontos)

A primeira coisa que salta à vista é que o Porto, apesar do segundo lugar na Liga, é a equipa mais representada. E começa logo na baliza, onde Casillas é o melhor. O guardião espanhol fez 32 jogos (jogando sempre os 90), dos quais 19 sem sofrer golos. Fez 57 defesas e uma assistência para golo!
Na defesa, o melhor foi o lateral-direito do Benfica, Nélson Semedo. Semedo fez 31 jogos, completando os 90 minutos, nos quais marcou um golo e fez sete assistências. Tem ainda 18 clean sheets [CS], 193 bolas recuperadas [BR] e 71 desarmes ganhos [DG]. Lindelöf é o outro benfiquista na defesa (32 jogos, 1 golo, 20 CS, 160 BR e 18 DG).
Os outros três homens da defesa são o lateral-esquerdo do Porto, Alex Telles, e os seus dois colegas do centro, Marcano e Felipe. Todos eles têm 31 jogos, embora Telles não tenha terminado todos, ao contrário dos centrais. O lateral tem um golo e 8 assistências (mais 17 CS, 172 BR e 44 DG). Marcano marcou 4 golos e fez uma assistência (e 17 CS, 153 BR e 30 DG) e Felipe marcou dois e assistiu um (e 18 CS, 156 BR, 46 DG).
No meio-campo, o rei é Pizzi. Peça fulcral do tetra campeão Benfica, com 33 jogos disputados, o médio português fez nada menos que 10 golos (em 29 remates enquadrados) e 8 assistências. Beneficiou ainda de participar em 20 CS da equipa, tem 220 BR e 44 DG. Segue-se o desequilibrador do Sporting, Gelson Martins. O extremo fez 32 jogos, marcando 6 golos e assistindo 14 (é o jogador com mais assistências). Gelson tem ainda 12 CS, 187 BR e 47 DG. O meio-campo fecha com o único representante fora dos três grandes: Gil Dias. O extremo do Rio Ave, onde esteve emprestado pelo Monaco, jogou 33 partidas, somando 6 golos e 5 assistências (mais 13 CS, 155 BR e 50 DG).
No ataque está o jogador mais pontuado desta temporada na RealFevr: Bas Dost. O holandês do Sporting arrasou a concorrência com uns incríveis 34 golos em 31 jogos. Fez ainda 5 assistências, recuperou 40 bolas e fez 13 desarmes. Bastante distante, mas com lugar ao lado do holandês, está Francisco Soares. O avançado brasileiro fez metade da época no Vitória de Guimarães e a outra metade no Porto. No total, somou 31 jogos, marcando 19 golos e assistindo 3 vezes. Soares ainda tem 95 BR e 10 DG.
Sentados no banco de suplentes, aparecem mais dois representantes dos “clubes pequenos”. O guarda-redes suplente é Cássio, do Rio Ave. Os dois médios são Iuri Medeiros, do Boavista (ainda que emprestado pelo Sporting), e William Carvalho, do Sporting. No ataque, o banco tem um lugar para André Silva, o jovem ponta-de-lança do Porto.
Mas se a regularidade ditou que se escolhessem estes quinze jogadores, onde é que entrariam outros que não jogaram tanto, devido a lesões ou por terem chegado mais tarde? Fizemos o exercício: ordenámos os jogadores pelo critério de pontos por jogo, colocando a condicionante de terem jogado pelo menos 990 minutos (ou seja, o equivalente a 11 jogos completos; ou um terço da Liga). E há bastantes diferenças! Ora vejam.
Dream Team da Liga Portuguesa (média de pontos por jogo; mínimo de 990 minutos jogados)

Desde logo, a táctica muda para um 4–3–3 e há maior preponderância de jogadores do Benfica, o que espelha a rotatividade que as lesões provocaram na equipa de Rui Vitória. A baliza passa a ser de Ederson. O guarda-redes dos encarnados fez 27 jogos, 17 dos quais sem sofrer golos. Fez 57 defesas e, tal como Casillas, uma assistência para golo.
Na defesa, o melhor passa a ser Grimaldo. O lateral-esquerdo do Benfica passou bastante tempo lesionado, mas ainda fez 14 jogos, com 2 golos e 3 assistências. Tem ainda 8 CS, 77 BR e 26 DG. A seguir repetem-se do outro onze Semedo e Telles, mas o quarto é mais uma novidade: Raúl Silva. O central do Marítimo, que vai jogar no Braga na próxima época, fez 28 jogos e marcou 7 golos! Participou em 13 CS, com 138 BR e 50 DG.
No meio-campo, repetem-se Pizzi e Gelson, mas o terceiro lugar no onze vai para Iuri Medeiros, que estava no banco no onze por pontos totais. E no ataque, entre Bas Dost (que também é o rei dos pontos por jogo) e Soares, aparece outro benfiquista que sofreu com as lesões: Jonas. O brasileiro fez 19 jogos, com 13 golos marcados e 5 assistências, mais 49 BR e 16 DG.
No banco de suplentes, os dois primeiros são repetidos do outro onze: Casillas e Marcano, do Porto. Depois surgem dois médios que são novidade. Diogo Jota, do Porto, participou em 26 jogos, somando uns impressionantes 8 golos e 7 assistências (mais 11 CS, 73 BR e 12 DG). O último lugar é para Renan Bressan do Chaves. O brasileiro naturalizado bielorrusso só chegou em Janeiro, mas foi peça chave nos transmontanos. Fez 15 jogos, marcou 4 golos e assistiu um. Tem ainda 5 CS, 98 BR e 34 DG.
Mas são estes os melhores dos melhores? Se não tivéssemos de encaixar os jogadores num plantel de 2 guarda-redes, 5 defesas, 5 médios e 3 avançados, como é que era? Não precisas tentar adivinhar. Temos aqui o Top 20 de jogadores da Liga Portuguesa, com os dois critérios já usados ali atrás: total de pontos e média de pontos por jogo (com mínimo de 990 minutos jogados).
Top 20 de jogadores da Liga Portuguesa (pontos totais)

Portanto, no top 20 de pontos totais, há 3 guarda-redes, 10 defesas, 4 médios e 3 avançados. O Porto é a equipa mais representada, com 6 jogadores, seguido de Benfica (4), Sporting (3), Rio Ave (3), Marítimo (2), V. Setúbal (1) e Boavista (1).
Top 20 de jogadores da Liga Portuguesa (média de pontos por jogo; mínimo de 990 minutos jogados)

Aqui, temos 2 guarda-redes (muito para baixo na tabela), 10 defesas, apenas 3 médios e 5 avançados. Um dado curioso é que tanto o Benfica como o Porto têm três laterais neste top 20 (Grimaldo, Semedo e Eliseu; Telles, Maxi e Layún). Porto e Benfica dominam claramente este top, com 7 jogadores cada. O Sporting tem 2 e há quatro clubes com um jogador: Marítimo, Braga, V. Guimarães e Boavista (sendo que o do Vitória é emprestado pelo Porto e o do Boavista é emprestado pelo Sporting).
Agora, podes dizer que falta aqui aquele craque que faz umas fintas incríveis e outros que tais. Mas os números não mentem. E se a tua prestação na RealFevr tiver sido boa o suficiente para não te envergonhar perante os teus amigos, então de certeza que tiveste vários destes rapazes no plantel.