
A última jornada da Liga tem como prato principal o salve-se quem puder da manutenção. Três jogos em simultâneo no Domingo, com os três aflitos em destaque: Arouca, Moreirense e Tondela. O Arouca é o mais tranquilo, pois só desce se perder e os outros dois vencerem. O Moreirense, caso o Tondela vença, não pode perder nem empatar. O Tondela tem de vencer e esperar que o Moreirense empate ou perca. Na luta europeia, Marítimo tem mais 3 pontos que o Rio Ave. A única forma de mudar a classificação é o Rio Ave vencer e o Marítimo perder.
RIO AVE – BELENENSES [SÁBADO 20, 16H00]
A última jornada da Liga arranca com a decisão de quem fica com o último lugar da Liga Europa. O Rio Ave joga em casa, frente a um Belenenses que não corre perigo e deverá rodar a equipa. Portanto, todo o favoritismo está do lado dos vila-condenses. A equipa de Luís Castro já mostrou toda a sua qualidade e é expectável que cumpra a sua parte nesta última jornada. Mas para ir à Europa, o Rio Ave não depende só de si. É preciso que o Marítimo perca o seu jogo, que se desenrola à mesma hora. Nota curiosa: Gonçalo Paciência, avançado do Rio Ave, vai jogar contra a equipa treinada pelo pai, Domingos Paciência.
PAÇOS DE FERREIRA – MARÍTIMO [SÁBADO 20, 16H00]
O mesmo que se disse do Rio Ave é válido para o Marítimo. É verdade que jogam fora e, por isso, há uma maior possibilidade de não terem sucesso. Mas não deixam de ser favoritos no jogo. Além disso, ao Marítimo basta o empate para garantir o sexto lugar. E se o Rio Ave não vencer, nem isso é preciso. Como é normal nestas decisões de última jornada, os adeptos vão estar com o rádio ligado a seguir as incidências do outro jogo. No fim, só um será feliz.
NACIONAL – V. SETÚBAL [SÁBADO 20, 16H00]
À mesma hora da decisão europeia, joga-se um jogo sem assunto. O já despromovido Nacional recebe o deprimido Vitória de Setúbal. Com cinco derrotas consecutivas, os sadinos estão na sua pior fase da temporada. Nos 17 jogos desta segunda volta do campeonato, o Nacional fez 9 pontos e Vitória 13. Com este tipo de argumentos, este jogo tem tudo para ser o pior ou o melhor da jornada. Uma coisa é certa, tirando os adeptos destes dois clubes, mais ninguém vai querer saber do que acontece na Choupana.
V. GUIMARÃES – FEIRENSE [SÁBADO 29, 18H15]
Outro jogo sem nada em jogo é o Vitória de Guimarães – Feirense. A vantagem é que este não tem outros jogos à mesma hora. Depois da goleada sofrida na Luz, o Vitória deverá rodar a equipa para esta última ronda. O Feirense poderá fazer o mesmo, pelo que a vontade de alguns jogadores de mostrar valor poderá, com sorte, resultar num bom espectáculo. São duas das melhores equipas da segunda volta do campeonato, com 31 pontos para o Vitória e 30 para o Feirense (para dar um exemplo, apenas 2 e 3 pontos abaixo do Sporting, respectivamente). Se houvesse mais campeonato, este Feirense ainda chegava à Europa.
BOAVISTA – BENFICA [SÁBADO 29, 20H30]
O jogo de consagração do campeão terá lugar no Bessa. Rui Vitória deverá rodar a equipa, estreando alguns jogadores para entrarem no lote de campeões. O Boavista também já não luta por objectivos, mas uma vitória sobre os encarnados é sempre motivo de festa. Iuri Medeiros tem especial apetência para brilhar contra as águias, pelo que poderá ser um trunfo importante. Isto se Miguel Leal não rodar também a sua equipa. E, claro, mesmo com uma segunda linha, o Benfica vai querer despedir-se desta edição da prova com uma vitória.
ESTORIL – AROUCA [DOMINGO 30, 18H00]
A hora mais dramática da última jornada é esta. Três jogos em simultâneo onde se vai decidir quem acompanha o Nacional na viagem para a Segunda Liga. O Arouca joga no Estoril e não pode perder. Um ponto basta à equipa de Jorge Leitão para a manutenção. Mesmo em caso de derrota, o Arouca só desce se Moreirense e Tondela vencerem ambos os seus jogos. Portanto, o Arouca não deverá arriscar demasiado, desguardando a defesa, porque sabe que é preciso uma improvável conjugação de resultados para levar a equipa à Segunda. Ainda assim, o Estoril está em boa forma e pode causar estragos. Quase se pode dizer que os jogadores do Arouca vão estar mais concentrados no que se passa nos outros dois jogos, do que no seu.
TONDELA – BRAGA [DOMINGO 30, 18H00]
Sabendo que o Moreirense defronta o Porto, o Tondela acredita que pode ser feliz na última jornada. O jogo dos tondelenses também não é fácil, com a recepção ao Braga. Mas a equipa de Abel Ferreira não fez uma boa ponta final de campeonato. Com a sua classificação já decidida, o Braga já roda jogadores. A vontade mostrada pelo Tondela nos últimos jogos tem alimentado o sonho. Para garantir a manutenção, o Tondela precisa mesmo de vencer e que o Moreirense não vença. Se o Moreirense vencer, ainda há a hipótese, caso o Arouca perca no Estoril. Portanto, apesar de ser a equipa que o ocupa neste momento o penúltimo lugar, não seria muito estranho ver o Tondela sacar mais um milagre de última hora.
MOREIRENSE – PORTO [DOMINGO 30, 18H00]
O problema do Moreirense é que o Porto, apesar de ter a época feita, é uma equipa triste com a perda do título e, por isso, necessitada de reconquistar os seus adeptos. Mesmo que haja rotação no onze, o Porto vai jogar para vencer. Chegar à última ronda com a descida como possibilidade foi o pior que podia ter acontecido aos cónegos. Agora, será preciso um grande Moreirense, que não fique à espera do tropeço do Tondela para ser feliz. Tudo pode acontecer neste conjunto de três jogos. O melhor mesmo é ter três televisões em simultâneo e sintonizar cada uma num jogo.
SPORTING – CHAVES [DOMINGO 30, 20H15]
A Liga encerra com a recepção do Sporting ao Chaves. Os leões vêm de duas derrotas consecutivas e atravessam um período complicado, onde parecem mais concentrados na próxima época do que nesta. Mas o Chaves também atravessa um mau momento, não vencendo há seis jornadas. Assim, é provável que o Sporting consiga terminar a época com a conquista de mais três pontos, para que não haja mais contestação dos adeptos. Seja como for, é um jogo contra um grande e, por isso, o Chaves terá sempre uma motivação extra.