
O dérbi lisboeta é sempre um jogo intenso, mas quando falta tão pouco para o fim e está o título em causa, ainda mais. É certo que o Sporting, à partida, não está já implicado nesta luta do título. Mas o Benfica e o Porto estão separados por 3 pontos e uma derrota das águias em Alvalade pode deixar o Porto em igualdade. Teremos um campeonato decidido pela diferença de golos? Ainda é cedo para dizer. Onde a luta também está acesa é no fundo da tabela, com mais um jogo de vida ou morte entre o Tondela e o Nacional. Parece evidente que uma destas equipas, ou ambas, vai descer. Portanto, é o salve-se quem puder.
RIO AVE — AROUCA [SEXTA 21, 20H30]
Depois de um ciclo longo de derrotas, o Arouca empatou e venceu nas duas últimas partidas. A deslocação a Vila do Conde, contudo, será um teste mais complicado. O Rio Ave ainda tem aspirações europeias e não pode desperdiçar esta oportunidade. Kuca parece ter voltado à boa forma no Arouca, mas será preciso mais do que ele para oferecer resistência a um Rio Ave com vários jogadores perigosos no último terço. Por jogar em casa e pelo que já mostrou nesta temporada, o Rio Ave tem o favoritismo para este jogo.
MARÍTIMO — BELENENSES [SÁBADO 22, 16H00]
Também na luta europeia, o Marítimo recebe um Belenenses pós-chicotada psicológica. Uma série de cinco derrotas consecutivas ditou o afastamento de Quim Machado do comando técnico. Domingos Paciência é o novo treinador dos azuis, que começa com um jogo muito difícil nos Barreiros. A solidez defensiva dos maritimistas é um argumento forte contra a escassez ofensiva do Belenenses. Este é mais jogo onde, à partida, é fácil atribuir o favoritismo à equipa da casa.
TONDELA — NACIONAL [SÁBADO 22, 16H00]
Se não houvesse um dérbi da capital, fulcral para a luta do título, este seria o jogo da semana. Tondela e Nacional são os dois últimos classificados, ambos com 20 pontos, a 4 do Moreirense. Se alguma equipa perder, tem quase o passaporte carimbado para a descida. Em caso de empate, e se o Moreirense vencer o seu jogo, pode ser um passaporte duplo. O Nacional perdeu em casa na jornada passada, frente ao Moreirense. A equipa agora orientada por João de Deus parece talhada para a descida. A não ser que os insulares mostrem muito mais vontade do que na jornada transacta, o Tondela tem favoritismo.
ESTORIL — V. SETÚBAL [SÁBADO 22, 18H15]
As melhorias no Estoril desde a chegada de Pedro Emanuel são evidentes. Com 28 pontos, a equipa está praticamente livre da descida e esta jornada tem mais uma oportunidade para garantir esse objectivo. O V. Setúbal tem sido uma equipa muito inconstante, capaz do melhor e do pior. Numa altura em que já não tem objectivos por disputar, o rendimento dos sadinos atravessa uma fase menos boa. O favoritismo, por isso, está do lado dos da casa, que alcançarão a meta dos 30 pontos em caso de vitória.
SPORTING — BENFICA [SÁBADO 22, 20H30]
O dérbi da capital é sempre um jogo escaldante, mas quando tem esta importância para o título, ainda mais. Os leões vão ter ainda mais adeptos a torcer por fora, com os portistas expectantes com um tropeção do Benfica. Como todos os dérbis, é impossível de prever. Uma vitória das águias seria um passo de gigante rumo ao tetra. Uma vitória dos leões pode permitir que o Porto iguale o Benfica no topo. Todos os olhos vão estar em Alvalade, onde o Sporting vai jogar a sua honra. (Também podes ouvir o nosso podcast de antevisão do jogo, com benfiquistas, sportinguistas e portistas à mistura.)
PAÇOS DE FERREIRA — BRAGA [DOMINGO 23, 16H00]
Na capital do móvel, um Braga desfalcado vai à procura de recuperar o seu quarto lugar, perdido para os rivais do Vitória. O Paços não está em forma, não vence há sete jornadas. É expectável que o Braga passe por dificuldades, mas não deixa de ser favorito para este confronto. Também é verdade que nestes sete jogos sem vencer, o Paços só perdeu um, o resto são empates. Mas com o Vitória de Guimarães a jogar em casa, o Braga sabe que uma escorregadela aqui pode significar um atraso ainda maior face aos rivais.
V. GUIMARÃES — BOAVISTA [DOMINGO 23, 18H00]
A jogar em casa, diante dos seus fervorosos adeptos, o Vitória de Guimarães tem tudo para conquistar mais três pontos. O Boavista está desfalcado no meio-campo e é uma equipa com a época “acabada”: manutenção garantida, sem mais objectivos. Com um ataque em grande momento de forma, é provável que o Vitória volte a marcar golos. Se vencer, atinge a impressionante marca de cinco vitórias consecutivas. Seria um feito, só alcançado pelos três grandes.
PORTO — FEIRENSE [DOMINGO 23, 20H15]
Racionalmente, este é um jogo fácil para o Porto, do qual não se espera outra coisa que não a vitória. Mas é inegável que o resultado do Sporting — Benfica terá influência no estado anímico dos dragões. Uma vitória ou empate do Benfica, deixará a equipa desmoralizada, sabendo que mesmo vencendo não passa para a frente. Em caso de vitória dos leões, o Porto terá “apenas” a ansiedade de estar obrigado a vencer para passar para a frente. Voltar a tropeçar é proibido. E o Porto dificilmente o fará.
MOREIRENSE — CHAVES [SEGUNDA 24, 20H00]
Depois da importantíssima vitória na Choupana, o Moreirense recebe um adversário complicado na sua luta pela manutenção. O Chaves foi uma das mais surpreendentes equipas da Liga, mas o momento actual que atravessa não é o melhor. Talvez o Moreirense consiga explorar esse factor para arrancar uma preciosa vitória, mas é preciso anteção extra ao perigosíssimo contra-golpe flaviense. Pelo que está em jogo para os cónegos, este pode ser um bom espectáculo.