
No fim-de-semana da Páscoa, o calendário da Liga Portuguesa terá algumas nuances. Muitos jogos à sexta, nenhum jogo no Domingo, e um fim-de-semana muito pouco católico na Liga Portuguesa. A luta está ao rubro. Benfica e Porto têm jogos complicados e, no fundo da tabela, há um duelo que pode, finalmente, mexer nas equipas em zona de despromoção. Será que vamos assistir a alguma ressurreição futebolística?
BELENENSES — ESTORIL [SEXTA 14, 16H00]
Com quatro derrotas consecutivas, o Belenenses atravessa uma fase muito negativa. Os azuis têm a manutenção assegurada e talvez a falta de objectivos esteja a motivar esta quebra de rendimento. O Estoril não está tão descansado, e depois da derrota caseira com o Nacional ainda menos. Por isso, é expectável que os canarinhos se apresentem com vontade de vencer. Se o Belenenses não melhorar o seu rendimento, a vitória visitante poderá mesmo acontecer.
BOAVISTA — PAÇOS DE FERREIRA [SEXTA 14, 16H00]
Boavista e Paços estão mais ou menos no mesmo estado de espírito do Belenenses: manutenção garantida e sem objectivos. Os axadrezados vêm de duas derrotas e os pacenses não vencem há seis jogos (dos quais cinco são empates). A jogar em casa, e com Iuri de volta às opções, há favoritismo dos portuenses, mas o empate não é um resultado a descartar, já que é a especialidade do Paços. Acima de tudo, é um jogo que interessa pouco para as contas da Liga. Esperemos que isso não se reflita na qualidade do futebol.
BENFICA — MARÍTIMO [SEXTA 14, 18H15]
Depois da vitória sofrida (e sofrível) em Moreira de Cónegos, o Benfica regressa à Luz para mais uma “final”. O Marítimo não é um adversário fácil, com a Europa como objectivo. Ainda assim, não deverá ser uma equipa demasiado fechada e, se estiver com a pontaria afinada, o Benfica pode aproveitar isso para marcar. Os encarnados jogam antes do Porto e têm oportunidade de meter pressão nos dragões, que têm deslocação difícil. O favoritismo está todo do lado do Benfica, mas a qualidade de jogo tem de subir face ao jogo anterior, caso contrário haverá mais dissabores.
V. SETÚBAL — SPORTING [SEXTA 14, 20H30]
Vitória de Setúbal e Sporting voltam a encontrar-se em Setúbal, depois do episódio Gauld/Geraldes. Desta vez, os leões não poderão retaliar em caso de resultado negativo. O Vitória é mais uma daquelas equipas com a época resolvida, mas tem mostrado especial entusiasmo nos jogos contra os grandes. Num excelente momento de forma, o Sporting é favorito neste jogo e poderá aproveitar o entusiasmo sadino para marcar golos. Ainda assim, o Vitória já mostrou que não pode ser subestimado pelos grandes.
CHAVES — V. GUIMARÃES [SÁBADO 15, 16H00]
Este será, certamente, um dos jogos mais empolgantes da jornada. Depois do jogo da Taça, onde o Chaves venceu mas ficou arredado da final pelo somatório das duas mãos, os flavienses querem vingar-se. Para tal, só precisam de repetir o que fizeram na Taça. Aqui, a vitória não terá um sabor amargo. O Vitória está num excelente momento de forma, com três vitórias consecutivas, e isso contribuirá para fazer deste um excelente espectáculo. É difícil prever o vencedor, mas talvez haja um ligeiro favoritismo do Chaves.
AROUCA — FEIRENSE [SÁBADO 15, 16H00]
O Arouca pôs fim a uma série longa de derrotas, com um empate na última jornada. Em casa frente ao Feirense, os arouquenses querem atingir finalmente a meta dos 30 pontos, ainda que a manutenção já não escape. Mas o Feirense está a jogar bom futebol. Perdeu em casa com o Braga, mas voltou a deixar muitos boas indicações, como nos três jogos anteriores, em que venceu. Apesar do factor casa, o Arouca não parece merecer favoritismo para esta partida.
TONDELA — RIO AVE [SÁBADO 15, 18H15]
Depois da vitória do Nacional, o Tondela ficou sozinho no fundo da tabela. A recepção ao Rio Ave não é um jogo nada fácil, mas a equipa de Pepa tem de dar tudo no que falta de campeonato. Esta jornada, penúltimo e antepenúltimo defrontam-se, pelo que o Tondela pode ganhar pontos a um deles, ou a ambos. Só que o Rio Ave ainda luta pela Europa e vai querer vencer este jogo. Os visitantes são a melhor equipa e têm favoritismo para este jogo. Será preciso um grande Tondela para conseguir a vitória que escapa há muitas jornadas.
BRAGA — PORTO [SÁBADO 15, 20H30]
O jogo grande da jornada tem lugar em Braga, onde os arsenalistas recebem o Porto. Quando entrarem em campo, Braga e Porto já saberão os resultados dos adversários directos, Vitória de Guimarães e Benfica. Este é um dos jogos mais complicados para os dragões, na caminhada para o título. É difícil prever o que vai acontecer mas, apesar de jogar fora e num terreno muito complicado, o Porto tem favoritismo. Além disso, os dragões sabem que a seguir o Benfica vai a Alvalade, por isso querem manter a pressão em alta.
NACIONAL — MOREIRENSE [SEGUNDA 17, 20H00]
Depois do Domingo sem jogos, a jornada encerra na segunda, com um escaldante duelo pela manutenção. Em zona de descida, o Nacional está neste momento apenas a um ponto do Moreirense. Uma vitória dos insulares mexe na tabela e deixa o Moreirense em zona de descida. Por isso, este é um jogo em que as duas equipas vão estar, ao mesmo tempo, com muita vontade de vencer e muito medo de perder. O factor casa dá favoritismo ao Nacional, mas é impossível prever o que vai acontecer nos Barreiros.