
Na última jornada antes do clássico, aquele que pode ser o jogo do título, Benfica e Porto aceleram para chegar em força. Os dragões jogam em casa contra a equipa que mais pontos roubou ao Benfica, o Vitória de Setúbal. O Benfica vai a Paços de Ferreira e joga primeiro, podendo pressionar os azuis e brancos. Nas restantes partidas, um escaldante duelo pela manutenção entre Moreirense e Tondela e um jogo que pode trazer bom futebol entre Vitória de Guimarães e Rio Ave.
ESTORIL — BOAVISTA [SEXTA 17, 20H30]
A estreia de Pedro Emanuel no banco do Estoril não correu mal, com um empate em Guimarães, com três golos marcados. Agora, novo teste difícil para os canarinhos. Em casa, o Estoril recebe um Boavista que vem de uma excelente exibição, batendo o Marítimo por 3–0. Enquanto equipa tranquila na classificação, o Boavista jogará bem mais descontraído e isso pode ser determinante. O Estoril está apenas 4 pontos acima da linha de água e precisa de conquistar mais pontos para fugir a um final de época dramático.
BELENENSES — BRAGA [SÁBADO 18, 16H00]
Apesar da derrota pesada na Luz, o Belenenses é uma equipa em excelente momento de forma. O mesmo não se pode dizer do Braga, que terá aqui mais um capítulo difícil na sua defesa do quarto lugar. Depois do empate em Chaves, a equipa de Jorge Simão volta a jogar fora, e num campo complicado. Numa altura em que tem o rival Vitória apenas a 2 pontos, o Braga não pode tropeçar muito mais se quiser segurar o seu quarto posto na tabela classificativa.
MOREIRENSE — TONDELA [SÁBADO 18, 16H00]
Não é o jogo grande da jornada, mas é aquele onde haverá mais em jogo. Em último lugar com 16 pontos, o Tondela visita Moreira de Cónegos, onde defronta uma equipa que tem apenas mais 4. Na luta pela manutenção, este é um dos jogos mais importantes para as duas equipas. Uma vitória do Moreirense dá um balão de oxigénio importante para a equipa de Inácio. Uma vitória dos visitantes deixaria os últimos todos colados uns aos outros. Esperemos que as equipas não joguem para o empate, porque já faltam poucos jogos para o fim, e pouquíssimos tão apetecíveis como este.
SPORTING — NACIONAL [SÁBADO 18, 18H15]
Outro dos mais aflitos, o Nacional tem missão quase impossível nesta jornada: ir roubar pontos a Alvalade. O Sporting é o clube mais isolado da tabela, a 11 pontos do segundo e com 8 de vantagem sobre o quarto. Esse é o único factor que pode dar ânimo às equipas mais pequenas: jogarem contra uma equipa que já não tem aspirações de subir na tabela, nem corre grande risco de cair. Mas o Sporting tem jogado bom futebol e o Nacional é uma das equipas mais frágeis da Liga. Seria uma surpresa tremenda os insulares saírem com pontos de Alvalade.
PAÇOS DE FERREIRA — BENFICA [SÁBADO 18, 20H30]
Nesta que é a última jornada antes do clássico, o Benfica visita a capital do móvel. O Paços vem de três empates consecutivos e a sua principal arma, Welthon, parece ter perdido algum fulgor. Mas o alegado interesse dos leões no avançado pode motivá-lo: não havia melhor forma de os impressionar do que neste jogo. Claro que o Benfica é o favorito, ainda para mais numa altura tão crucial da temporada. A equipa de Rui Vitória não costuma claudicar nestes momentos.
MARÍTIMO — AROUCA [DOMINGO 19, 16H00]
As cinco derrotas consecutivas do Arouca não são um bom cartão de visita para Manuel Machado. As quatro últimas foram já sob o comando do ex-técnico do Nacional, que nesta jornada tem mais uma tarefa espinhosa pela frente. No regresso à ilha onde passou os últimos anos, Machado terá de levar a melhor sobre um Marítimo muito sólido a jogar nos Barreiros. Depois da derrota no Bessa, os maritimistas quererão dar uma resposta positiva já nesta jornada. Estaremos a ver Machado afundar mais uma equipa?
FEIRENSE — CHAVES [DOMINGO 19, 16H00]
O confronto entre os dois clubes que vieram da Segunda pode ser um jogo interessante. Nesta altura da temporada, ambas as equipas estão fora de perigo de descida. Ambas têm mostrado bom futebol, com o Chaves a ser um pouco mais consistente. Mas a jogar em casa, haverá algum ascendente para o Feirense que, em caso de vitória, ficaria apenas a um ponto do Chaves. O empate, claro, pode ser o resultado desta equação onde há pouca coisa em jogo.
PORTO — V. SETÚBAL [DOMINGO 19, 18H00]
Assumindo que o Benfica vence no Sábado, o Porto entrará em campo sabendo que precisa de vencer para não se atrasar antes do clássico. O Vitória de Setúbal está num mau momento, sem vencer há seis jornadas, e vem de uma derrota caseira com o Feirense. Mas não nos podemos esquecer que foi a equipa que roubou 5 pontos ao Benfica no campeonato. Os sadinos tentarão sempre fazer uma gracinha, mas se o Porto apresentar o nível que tem mostrado, não deverá ter grandes problemas em vencer a partida.
V. GUIMARÃES — RIO AVE [DOMINGO 19, 20H15]
A jornada encerra com um interessante entre duas das melhores equipas da Liga. Não foram sempre consistentes — o Rio Ave menos ainda –, mas quando jogam o seu melhor são equipas que dá gosto ver. Se isso acontecer no Estádio D. Afonso Henriques, teremos um grande espectáculo de futebol. São duas equipas recheadas de jogadores rápidos e criativos que dão um perfume sempre agradável de ver no nosso Campeonato. Por jogar em casa, diante do seu fervoroso público, o Vitória tem o favoritismo do jogo.