
O clássico entre Benfica e Porto está cada vez mais próximo. Nesta jornada 25, as duas equipas do topo da tabela têm, novamente, tarefas acessíveis. Mais um passeio? O Porto vai a Arouca, um adversário que perdeu os últimos quatro jogos. O Benfica recebe um dos piores ataques da prova, o Belenenses. O jogo mais interessante da jornada é o Chaves-Braga, com a visita de Jorge Simão àquela que foi a sua casa durante a primeira volta.
AROUCA — PORTO [SEXTA 10, 20H30]
Depois da goleada ao Nacional, o Porto abre a jornada numa deslocação a Arouca. Os dragões, com 8 vitórias consecutivas na Liga, enfrentam uma equipa que vem com quatro derrotas consecutivas. Desde que Manuel Machado assumiu o comando que o Arouca perdeu todos os jogos. Pela forma que tem apresentado, o Porto é claramente favorito. Ainda para mais tratando-se de mais uma jornada onde pode colocar pressão no Benfica, que é a última equipa a jogar. Será preciso um Arouca diferente dos últimos jogos para surpreender os azuis e brancos.
V. SETÚBAL — FEIRENSE [SÁBADO 11, 16H00]
Sem vencer há cinco jornadas, o Vitória tem uma boa oportunidade de regressar aos triunfos. No Bonfim, os sadinos recebem o Feirense que também não vence há algumas jornadas: três. Com a barreira dos 30 pontos alcançada, o Vitória tem os seus objectivos conseguidos. Os homens de Santa Maria da Feira ainda estão a 4 pontos dessa barreira, mas a manutenção parece perfeitamente alcançável. As duas equipas perderam na jornada passada, mas ambas fizeram boas exibições. Apesar do favoritismo do Vitória, o Feirense pode dar boa resposta e contribuir para um bom espectáculo.
CHAVES — BRAGA [SÁBADO 11, 18H15]
Um dos duelos mais interessantes desta jornada 25 acontece em Trás-os-Montes. O Desportivo de Chaves recebe o Braga, orientado pelo ex-técnico flaviense Jorge Simão. Depois do excelente trabalho em Chaves, Simão desiludiu um pouco em Braga. A equipa esteve seis jornadas sem vencer e só quebrou o enguiço no último fim-de-semana. Já em Chaves, Ricardo Soares deu continuidade ao bom trabalho de Simão e a equipa mantém a qualidade. Com duas derrotas consecutivas, o Chaves tentará impor-se em casa para recuperar a confiança, no que seria uma vitória com sabor especial.
TONDELA — SPORTING [SÁBADO 11, 20H30]
Depois do empate caseiro frente ao Vitória de Guimarães, o Sporting desloca-se ao terreno do Tondela. Sem vencer há cinco jornadas, os tondelenses dividem o último posto com o Nacional. Por ser uma das equipas em pior situação, o Tondela chamaria um figo a uma vitória sobre um grande, pela galvanização que poderia trazer à equipa. Esse é o cuidado que o Sporting deve ter, num jogo onde os leões são, obviamente, os claros favoritos.
BOAVISTA — MARÍTIMO [DOMINGO 12, 16H00]
Há nove (9!) jornadas que o Marítimo não perde para a Liga. É verdade que houve muitos empates pelo meio, mas não deixa de ser um feito. Nesta jornada, a terceira melhor defesa da prova (atrás apenas de Benfica e Porto) tem mais um teste desafiante, na visita ao Bessa. A equipa de Miguel Leal é forte no seu reduto, mas só venceu um dos últimos cinco jogos na Liga. Para os insulares, há ainda o objectivo europeu, a três pontos de distância. Os axadrezados, com a manutenção assegurada, procurarão estragar os planos de outras equipas e ficar o mais acima possível.
NACIONAL — PAÇOS DE FERREIRA [DOMINGO 12, 16H00]
Já passaram onze (11!) jornadas desde a última vitória do Nacional na Liga. A equipa de Jokanovic divide o último posto com o Tondela e parece cada vez mais condenado à descida. Sem grandes melhorias com a mudança de técnico, o Nacional precisa urgentemente de vencer. Nesta jornada 25, os insulares recebem o Paços, em mais uma oportunidade que não pode ser despediçada. Os castores já estão 9 pontos acima da linha de água, mas tudo o que ajudar a marcar essa diferença é bem-vindo. Jogo difícil de prever, embora seja muito arriscado dar favoritismo ao Nacional esta temporada.
RIO AVE — MOREIRENSE [DOMINGO 12, 18H00]
Depois da vitória no Estoril, acompanhada de uma excelente exibição, o Rio Ave recebe em casa mais um dos aflitos. O Moreirense está em queda, sem vencer há seis jornadas. Se o Rio Ave se apresentar na sua melhor forma, o favoritismo é todos dos vila-condenses. Será preciso que o Moreirense se supere, e que encontre um Rio Ave desinspirado, para levar pontos dos Arcos. Uma derrota do Moreirense aqui, se acompanhada de vitória de um dos últimos, deixaria a luta pela manutenção ao rubro.
V. GUIMARÃES — ESTORIL [DOMINGO 12, 20H15]
Com o terceiro treinador da época, Pedro Emanuel, acabado de chegar, o Estoril tem aqui mais uma deslocação complicadíssima. O Vitória joga em casa, perante os seus fervorosos adeptos, e vem de um empate em Alvalade. Marega voltou aos golos e, perante a frágil defesa canarinha, poderá voltar a fazer estragos. Os anfitriões são os claros favoritos, por tudo o que as duas equipas mostraram e porque Pedro Emanuel teve pouco tempo de trabalho. Ainda assim, o factor mudança de treinador pode ser galvanizador. E Pedro Emanuel conhece melhor o nosso campeonato do que o espanhol que veio substituir.
BENFICA — BELENENSES [SEGUNDA 13, 20H00]
Após a pesada derrota em Dortmund, o Benfica pode focar-se a 100% no campeonato. Pelo menos até voltar a jogar para a Taça. A equipa de Rui Vitória não entusiasmou nos últimos confrontos e esta recepção ao Belenenses pode mostrar-se complicada. Os azuis do Restelo estão em boa forma, com duas vitórias consecutivas e seis jogos sem perder. É certo que é uma equipa que marca muito poucos golos, mas também sofre poucos. O Benfica estará, provavelmente, pressionado pelo Porto, e esse deverá ser um factor fundamental para ajudar os encarnados a vencer.