
Aparentemente, esta é uma jornada sem grandes embates. O dérbi da Invicta é o mais apelativo, mas em quase todos os jogos parece haver um favorito claro. No entanto, são quase todos jogos de risco, onde subestimar o adversário pode custar caro.
V. GUIMARÃES — MOREIRENSE [SEXTA 24, 19H00]
A jornada 23 arranca no D. Afonso Henriques, com um embate entre duas equipas que não vencem há quatro jornadas. O Vitória mantém-se no quinto lugar, mas tem o Marítimo à perna, apenas a 3 pontos. Quanto ao Moreirense, é a primeira equipa acima da linha de água. Por motivos diferentes, são duas equipas que querem a vitória e precisam dela para pôr a esta série menos boa. A jogar em casa, o Vitória é claramente favorito, mas tem de mostrar mais do que fez nos últimos encontros.
BENFICA — CHAVES [SEXTA 24, 21H00]
Depois do dificílimo teste passado em Braga, o Benfica regressa a casa, onde recebe o Chaves. A equipa flaviense continua a excelente época e está a 4 pontos do quinto lugar. Na primeira volta, o Benfica sentiu muitas dificuldades em Chaves, mas a equipa que enfrenterá agora é um pouco diferente. Houve mudança forçada de treinador e vários jogadores do onze base saíram no mercado de Inverno. O facto de a equipa ter mantido a sua identidade e bons resultados, contudo, serve de alerta ao Benfica. Não pode facilitar.
TONDELA — MARÍTIMO [SÁBADO 25, 16H00]
O Tondela continua no último posto da classificação e continua a ser o mais forte candidato à descida. Depois de um esboço de recuperação, os tondelenses sofreram uma derrota pesada, mas esperada, no Dragão. Segue-se mais um encontro de dificuldade elevada. O Marítimo é um dos candidatos à Europa, não perde há 7 jornadas e tem um excelente desempenho defensivo. A equipa de Daniel Ramos não foi além de um empate caseiro frente ao Nacional, na jornada passada, e por isso quer voltar rapidamente às vitórias. O Tondela tem de ser muito consistente para levar pontos deste encontro.
ESTORIL — SPORTING [SÁBADO 25, 10H15]
Outro dos aflitos desta Liga é o Estoril, que está cinco pontos acima dos lugares de descida. A equipa de Pedro Carmona não perde há três jogos, com dois empates e uma vitória. A recepção ao Sporting é um teste muito difícil, mas um jogo que poderia dar uma alta dose de moral à equipa. Os leões sofreram para vencer o Rio Ave em casa, na jornada anterior, e continuam a mostrar fragilidades. Com a lesão de Adrien, vamos ver como reage a equipa de Jesus, que se tem dado muito mal nos jogos sem o seu capitão.
RIO AVE — PAÇOS DE FERREIRA [SÁBADO 25, 20H30]
Duas equipas irregulares, capazes do melhor e do pior, encontram-se em Vila do Conde. O Rio Ave, ainda assim, tem mostrado mais que o Paços, como mostram os cinco pontos de vantagem sobre estes. A excelente exibição em Alvalade não chegou para garantir pontos, pelo que neste jogo em casa é obrigatório pontuar. O Paços vem de uma vitória caseira e tem o avançado Welthon em grande forma. Se as equipas mostrarem aquilo de que são capazes, este pode ser um jogo animado e com golos.
NACIONAL — FEIRENSE [DOMINGO 26, 16H00]
Apesar de estar já dez pontos acima da zona de despromoção, o Feirense ainda não é uma equipa tranquila. Promovidos esta temporada, os homens de Santa Maria da Feira até estão a fazer uma boa segunda volta. A derrota caseira frente ao Boavista foi negativa, mas a equipa vinha com cinco jogos sem perder. O Nacional é penúltimo e precisa muito de pontos. É provável que os da casa queiram mais a vitória e os visitantes se preocupem mais em não perder. Mas pode cair para qualquer lado.
V. SETÚBAL — BRAGA [DOMINGO 26, 18H00]
Com a derrota frente ao Benfica, o Braga soma já cinco jornadas consecutivas sem vencer. Números preocupantes, que começam a colocar em causa a opção de despedir Peseiro e contratar Jorge Simão. Nesta jornada, os minhotos têm mais uma missão espinhosa, na deslocação a Setúbal. O Vitória vem de três jogos sem vencer, mas antes teve três vitórias consecutivas. Não são uma equipa regular, mas já provaram que se podem bater com os grandes. Jogo de alto risco para o Braga.
BOAVISTA — PORTO [DOMINGO 26, 20H15]
Falta apenas um ponto ao Boavista para passar a barreira psicológica dos 30 pontos que garantem, teoricamente, a manutenção. Este é o jogo perfeito para o conseguir. Não porque seja fácil, muito pelo contrário, mas pelo sabor especial. O dérbi da Invicta é sempre um jogo fascinante, sobretudo no excelente estádio do Bessa. O Porto vem de uma derrota caseira na Champions e quer ultrapassar rapidamente esse trauma. Há aqui motivos de sobra para que assistamos a um grande espectáculo.
AROUCA — BELENENSES [SEGUNDA 27, 20H00]
A jornada encerra com duas equipas de meio da tabela, separadas por um ponto, com vantagem para os da casa. Arouca e Belenenses parecem praticamente livres da luta dos aflitos, mas longe da luta europeia. Duas equipas irregulares, num jogo que poderá vir a ser aborrecido. Com o pior ataque da prova, o Belenenses faz-se valer do bom registo defensivo para ocupar a posição que ocupa. Mas o Arouca tem bons executantes na frente, pelo que leva o favoritismo nesta partida.