A maré pode mudar e trazer um novo líder


A deslocação do Benfica a Braga é o grande destaque da jornada. Com o Porto a abrir a jornada, frente ao último, é mais do que provável que o Benfica entre em campo como segundo classificado. Haverá mexida na liderança? Noutros campos, o Sporting recebe a primeira equipa que derrotou os leões na Liga — o Rio Ave — e há um dérbi a fechar a jornada, na Madeira.

PORTO — TONDELA [SEXTA 17, 20H30]

O Porto volta a ser a primeira equipa a entrar em campo, invertendo os papéis da jornada passada. Agora, são os dragões a terem fortes possibilidades de pressionar o Benfica e passar quase 48 horas na liderança. Para tal, têm de vencer o Tondela, último classificado e pior defesa da Liga (ex-aequo com outras três equipas). O Porto é, obviamente, favorito. Os azuis e brancos são a equipa em melhor forma, como cinco vitórias consecutivas. O Tondela perdeu na jornada passada em casa, depois de duas jornadas sem perder. Só uma surpresa monumental fará com que o Tondela saia do Dragão com pontos.

CHAVES — AROUCA [SÁBADO 18, 16H00]

Sem vencer há três jornadas, o Chaves parece estar a perder algum fulgor. A permanência na Primeira Liga está praticamente garantida, quer para o Chaves, quer para o Arouca, que tem apenas menos 2 pontos que a equipa da casa. Este tanto pode ser um jogo interessante e bem jogado, como um jogo aborrecido que dá em empate. O Arouca tem um novo treinador, Manuel Machado, depois de saída de Lito Vidigal para Israel. Depois da desastrosa temporada que o Nacional está a fazer, que levou à demissão de Machado, será sempre interessante ver o que é que o experiente treinador trará ao Arouca.

MOREIRENSE — ESTORIL [SÁBADO 18, 16H00]

Sem vencer há três jornadas, o Moreirense vai encontrar um Estoril em crescendo de forma e de moral. Os cónegos parecem estar ainda a sofrer com as perdas de Geraldes e Podence, talvez os dois jogadores mais importantes da equipa na primeira volta. O Estoril conseguiu duas jornadas seguidas sem perder e quer dar embalo ao bom momento, que aliás deixou os canarinhos acima do Moreirense, com mais um ponto. São, ainda, duas equipas demasiado próximas dos lugares de descida. Este é um daqueles jogos que valem mais do que 3 pontos e que são quase impossíveis de prever.

FEIRENSE — BOAVISTA [SÁBADO 18, 18H15]

A atravessar um excelente momento, o Feirense não perde há cinco jornadas e vem de duas vitórias. A equipa de Nuno Manta Santos está apenas a 1 ponto do Boavista, pelo que este duelo pode ser interessante. As duas equipas caminham a passo seguro para a manutenção tranquila, mas querem certamente garanti-lo o quanto antes. O Boavista não vence há três jornadas e, também por isso, a equipa da casa deverá ter algum ascendente no favoritismo para esta partida.

SPORTING — RIO AVE [SÁBADO 18, 20H30]

Na primeira volta, o Sporting chegou a Vila do Conde como líder isolado, só com vitórias. O Rio Ave fez um dos seus melhores jogos da temporada e bateu os leões por 3–1. Agora a realidade é distinta, os leões estão a dez do líder. O Sporting vai querer, certamente, vingar essa derrota e, a jogar em casa, é claramente favorito. O Rio Ave só venceu um dos últimos cinco jogos e não atravessa um grande momento. Os leões também têm mostrado fragilidades, mas a jogar diante do seu público é expectável que conquistem os três pontos.

PAÇOS DE FERREIRA — V. SETÚBAL [DOMINGO 19, 16H00]

O Paços de Ferreira venceu um e perdeu quatro, nos últimos cinco jogos. A equipa da Capital do Móvel não está a ter um bom arranque de segunda volta e precisa de mais pontos para fugir à zona mais dramática da classificação. A recepção ao Vitória de Setúbal não será um jogo fácil. Os sadinos têm a manutenção praticamente garantida e têm mostrado bom futebol, apesar de não terem vencido nas duas últimas jornadas. Ainda assim, o factor casa pode ser importante, num jogo que se prevê equilibrado.

BELENENSES — V. GUIMARÃES [DOMINGO 19, 18H00]

Quem também está a ter um mau arranque de segunda volta é o Vitória de Guimarães. Os vimaranenses não vencem desde o dérbi minhoto e a deslocação ao Restelo é sempre complicada. Mas o Belenenses tem o pior ataque da Liga — apesar de não ter um mau registo defensivo. É expectável que seja um jogo com poucos golos, que pode pender para qualquer lado. Tudo dependerá da determinação com que as equipas se apresentarem em campo.

BRAGA — BENFICA [DOMINGO 19, 20H15]

Depois da suada vitória frente ao Dortmund, o Benfica vai a Braga de moral em alta. Os encarnados estarão, provavelmente, já pressionados pelo Porto e enfrentam um Braga em mau momento. Os arsenalistas não vencem há quatro jornadas e a recepção ao Benfica é um daqueles momentos perfeitos para dar uma sapatada na crise. Uma vitória sobre os encarnados poderá embalar a equipa animicamente para o que resta de temporada. É, por isso, um jogo muito difícil para o Benfica, que tem de ser mandão para levar a vitória.

MARÍTIMO — NACIONAL [SEGUNDA 20, 20H00]

A jornada encerra com o sempre interessante dérbi madeirense. As duas equipas estão em situações muito distintas: o Marítimo é sexto com 32 pontos e o Nacional é penúltimo com 14, menos de metade dos pontos do rival! A jogar em casa, o Marítimo é claro favorito, face ao que tem sido esta época. Mas, como no caso do Braga, este é um jogo perfeito para o Nacional recuperar as hostes. Uma vitória frente ao rival local, no estádio deles, seria um bálsamo precioso para a equipa de Jokanovic. Mas é preciso mostrar muito mais do que até aqui para bater a excelente defesa maritimista.

Deixe um comentário

Design a site like this with WordPress.com
Iniciar