
A deslocação do Porto a Guimarães é o jogo mais escaldante da jornada. Francisco Soares, depois de um bis na estreia pelos dragões, regressa ao D. Afonso Henriques que bem conhece. Destaque também para a deslocação do Sporting ao terreno do Moreirense, com Augusto Inácio a defrontar a equipa em cuja estrutura trabalhou recentemente. Quanto ao Benfica, é a equipa que arranque a jornada, na Luz frente ao Arouca, e tentará colocar pressão no Porto.
BENFICA — AROUCA [sexta 10, 20h30]
Depois da vitória tranquila frente ao Nacional, o Benfica volta a jogar em casa, agora frente ao Arouca. Com a vantagem de ser a primeira equipa a jogar na jornada, o Benfica vai tentar mais uma vitória tranquila, que coloque pressão no perseguidor Porto. O Arouca vem de uma vitória caseira, mas é uma equipa que só venceu fora por 3 vezes. Naturalmente, o Benfica é o grande favorito. O Arouca tentará explorar o contra-golpe com a velocidade de Kuca — moralizado pelo bis da jornada passada — e Mateus.
TONDELA — FEIRENSE [sábado 11, 11h45]
Com a vitória sobre o Rio Ave, o Feirense somou o quarto jogo consecutivo sem perder, o que preconiza um bom arranque na segunda metade do campeonato. Mas a visita a Tondela promete não ser fácil. A equipa da casa também parece apostada numa recuperação. Vem de um empate em Belém e de uma vitória sobre o Chaves, que ajudaram o Tondela a sair do último lugar. Poderá não ser um jogo tecnicamente interessante, mas vai ter, de certeza, muito emoção.
V. SETÚBAL — CHAVES [sábado 11, 16h00]
A série de três triunfos do Vitória de Setúbal teve fim com a derrota em Arouca, na jornada passada. O regresso ao Bonfim motivará os sadinos para regressarem já às vitórias. Mas a recepção ao Chaves não será um jogo fácil. Os flavienses não estão num momento particularmente bom, com apenas uma vitória nos últimos cinco jogos, mas continuam a ser a grande surpresa da prova. As duas equipas estão em igualdade pontual, com 28 pontos, e só uma calamidade as faria descer de divisão. Sem grandes objectivos em jogo, este pode ser morno.
ESTORIL — PAÇOS DE FERREIRA [sábado 11, 18h15]
O empate em Braga pôs fim a uma série de 7 derrotas consecutivas do Estoril! Jogando em casa frente a um adversário directo (o Paços tem apenas mais 4 pontos), o Estoril vai tentar dar continuidade ao bom resultado. Apesar desta série devastadora, os canarinhos ainda estão 2 pontos acima da linha de água. Mas a continuar naquele registo, a descida seria inevitável. O Paços não é um adversário fácil. Welthon, o avançado, está em grande forma, com 3 golos e 1 assistência nos últimos dois jogos e será uma ameaça séria ao Estoril.
V. GUIMARÃES — PORTO [sábado 11, 20h30]
O grande destaque desta jornada é a complicada deslocação do Porto a Guimarães. O Porto vem com uma série de quatro vitórias consecutivas, que deixou os dragões a um ponto apenas do líder Benfica. O Vitória, por seu turno, venceu apenas um dos últimos cinco jogos. Não deixa, claro, de ser um dos campos mais complicados para se visitar. O Porto entrará em campo já sabendo do resultado do Benfica e, se não houver surpresa na Luz, estará pressionado para manter a distância curta. Depois do bis na estreia, Francisco Soares será o jogador em destaque, no confronto contra a sua antiga equipa.
NACIONAL — BELENENSES [domingo 12, 16h00]
Sem conhecer o sabor da vitória há 7 jornadas, o Nacional caiu para o último lugar na jornada passada. A troca de Manuel Machado por Jokanovic não operou ainda resultados. O Nacional precisa de uma vitória com urgência, para tentar embalar a equipa para a salvação. A recepção ao Belenenses é uma boa oportunidade para tal. O Belenenses tem o pior ataque da Liga e vai defrontar uma equipa que sabe que este jogo é muito importante. Por tudo isso, o Nacional é ligeiramente favorito.
MOREIRENSE — SPORTING [domingo 12, 18h00]
Com a desilusão que está a ser a temporada dos leões, o grande objectivo a curto prazo é o distanciamento do Braga, para segurar o terceiro lugar. O Moreirense tem feito uma temporada com altos e baixos, mas a conquista da Taça da Liga foi o momento mais alto. Na caminhada, o Moreirense derrotou Porto e Benfica. Juntar o Sporting à lista seria um bónus para os cónegos. Apesar disso, o Sporting é o claro favorito, num jogo onde ver Inácio a defrontar os leões será um entretenimento extra.
BOAVISTA — BRAGA [domingo 12, 20h15]
O Braga não está numa fase positiva. Nas últimas cinco partidas para a Liga, venceram apenas um. Na jornada passada não foram além de um empate caseiro frente ao frágil Estoril. Com este ingredientes, a visita ao Bessa ganha ainda mais interesse. O Boavista já mostrou ser capaz de bater o pé com os grandes e tem executantes de qualidade. Ainda assim, é uma equipa irregular, capaz do melhor e do pior. Há motivos para esperar muita emoção deste duelo.
RIO AVE — MARÍTIMO [segunda 13, 20h00]
Sem perder há cinco jogos, o Marítimo desloca-se a Vila do Conde onde encontrará um Rio Ave que parece ter perdido algum fulgor. A equipa de Luís Castro venceu apenas um dos últimos cinco jogos e já caiu para o 9º lugar. Em sentido inverso, o Marítimo tem subido na tabela, ocupando agora o 6º lugar e pressionando os lugares europeus. Duas equipas com a manutenção assegurada, e que sonham com a Europa, poderão protagonizar um excelente final de jornada.