Ninguém quer deixar fugir o Benfica


A vigésima jornada traz-nos o primeiro clássico da segunda volta. No Dragão, Porto e Sporting querem manter-se na luta pelo título. A vitória é mais importante para os leões, que estão mais longe do líder. Mas o Porto está apenas a 1 do Benfica e não quer voltar a ficar a 4. Os encarnados recebem o Nacional e querem regressar aos triunfos. Já o Braga, também em fase negativa, tem de aproveitar a recepção ao Estoril. Começa a aquecer a luta no topo da tabela!

PAÇOS DE FERREIRA — V. GUIMARÃES [SEXTA 3, 20H30]

Depois da derrota em Alvalade, onde até fizeram uma excelente segunda parte, os pacenses somaram o quinto jogo sem vencer na Liga. Pela frente, encontram um Vitória de Guimarães que continua sólido no quinto lugar europeu. Os vimaranenses empataram em casa frente ao Marítimo e querem regressar às vitórias. Será mais um teste difícil ao Paços, mas está longe de ser uma deslocação fácil para o Vitória. Pode ser um dos bons jogos da jornada.

CHAVES — BOAVISTA [SÁBADO 4, 16H00]

Duas equipas que desiludiram na jornada transacta encontram-se em Trás-os-Montes. O Chaves perdeu em Tondela, contra o último classificado, e o Boavista deixou-se surpreender em casa pelo Belenenses. Em 8º e 9º lugar da tabela, respectivamente, Chaves e Boavista estão separados por três pontos e ambos querem garantir o quanto antes a tranquilidade. Talvez se possa até dizer que já está garantida, mas depois da jornada passada, nenhuma das duas equipas quer voltar a perder. Talvez o jogo ideal para um empate.

PORTO — SPORTING [SÁBADO 4, 20H30]

O jogo grande da jornada decorre no Dragão. Na primeira volta, os leões venceram em Alvalade por 2–1. Depois da derrota do Benfica na jornada passada, este jogo ganha nova importância. Neste momento, o Porto está a 1 do Benfica e o Sporting a 7. Uma vitória no Dragão tem dois efeitos possíveis: por um lado, voltar a motivar os leões para a luta pelo título; por outro, se o Benfica vencer, distanciar novamente o líder. Já uma vitória do Porto, se acompanhada de uma Benfica, quase que preconiza uma luta a dois pelo campeonato. Muitos nervos no primeiro clássico da segunda volta!

AROUCA — V. SETÚBAL [DOMINGO 5, 16H00]

A surpreendente vitória sobre o Benfica foi a terceira consecutiva para os sadinos. Em excelente momento de forma, o Vitória visita Arouca em busca de prolongar este ciclo muito positivo. Já o Arouca vem de uma derrota caseira e um empate na Madeira, frente ao decepcionante Nacional. A equipa de Lito Vidigal precisa de regressar ao caminho dos triunfos para alcançar a tranquilidade. São duas equipas que, nos bons momentos, praticam bom futebol e podem proporcionar um bom espectáculo na procura da vitória.

BENFICA — NACIONAL [DOMINGO 5, 18H00]

Com duas derrotas consecutivas na bagagem, o Benfica não pode voltar a falhar. A recepção ao Nacional é, teoricamente, um jogo perfeitamente acessível para os encarnados. A equipa de Jokanovic ocupa o penúltimo lugar, com os mesmos pontos do último, e não se reforçou tão bem como seria expectável no mercado de Janeiro. Perante os seus adeptos, o Benfica vai certamente entrar em campo com vontade de resolver cedo a partida. Ainda para mais, sabendo já do resultado do clássico do Dragão, o Benfica vai querer distanciar-se mais de um dos rivais. Ou até de ambos.

BELENENSES — TONDELA [DOMINGO 5, 20H15]

Em Belém, a equipa da casa tem uma excelente oportunidade para somar a segunda vitória consecutiva. A recepção ao último, Tondela, é um jogo onde o Belenenses é favorito e tem de assumir esse favoritismo em campo. Mas o Tondela também vem de uma vitória, que pôs fim a um ciclo interminável de derrotas. Para a equipa beirã, todas as jornadas são finais, em busca da salvação à descida. O Belenenses não está ainda tranquilo e este é um jogo onde tem obrigatoriedade de dar mais um passo seguro.

MARÍTIMO — MOREIRENSE [SEGUNDA 6, 19H00]

O empate em Guimarães foi mais um episódio da excelente campanha do Marítimo, que não perde há quatro jornadas. O Moreirense, contudo, surpreendeu tudo e todos, ao conquistar a Taça da Liga, onde bateu o Porto, o Benfica e o Braga. Mas na jornada passada, os de Moreira de Cónegos não foram além de um empate caseiro com o Feirense. A equipa de Inácio tem de invocar o espírito da Taça da Liga para surpreender nos Barreiros. O Marítimo tem uma excelente prestação defensiva e homens perigosos no ataque e é o favorito para esta partida.

FEIRENSE — RIO AVE [SEGUNDA 6, 21H00]

O Feirense parece estar em recuperação de forma, não perdendo na Liga há três jornadas. Na jornada passada empatou no terreno do vencedor da Taça da Liga. Agora, de volta a casa, recebe um Rio Ave que também voltou aos bons resultados. Os vila-condenses receberam e bateram o Braga, num jogo, ainda assim, bastante longe daquilo que já mostraram. Embora o Rio Ave seja a equipa mais forte, este é um jogo onde é complicado fazer uma aposta, porque o Feirense tem melhorado muito.

BRAGA — ESTORIL [SEGUNDA 6, 21H00]

Com sete (7!) derrotas consecutivas, o Estoril tem mais um teste de elevada dificuldade, na visita a Braga. Os bracarenses, contudo, estão numa fase má: derrota caseira com o rival Vitória, derrota na final da Taça da Liga e derrota em Vila do Conde. Três consecutivas! A recepção ao Estoril é, por isso, um jogo onde o Braga está obrigado a conquistar os três pontos. Tem melhor equipa, melhores jogadores e tem de o mostrar em campo. Ao Estoril resta explorar esta fragilidade do Braga para tentar surpreender.

Deixe um comentário

Design a site like this with WordPress.com
Iniciar