
O Benfica é a equipa mais pressionada nesta jornada. Depois da eliminação na Taça da Liga frente ao Moreirense, os encarnados vão defrontar o outro semifinalista vencido, o Vitória de Setúbal. O Porto vai ao Estoril e o Sporting recebe o Paços, dois jogos bastante mais fáceis. Um tropeção do Benfica no Bonfim pode relançar o campeonato para uma grande segunda volta.
BOAVISTA — BELENENSES [SEXTA 27, 20H30]
Vindo de uma excelente vitória em Arouca, o Boavista recebe um Belenenses que perdeu em casa com o Vitória de Setúbal. Os axadrezados não perdem na Liga há cinco jornadas, ao passo que o Belenenses venceu um e perdeu quatro das últimas cinco partidas. Os momentos de forma distintos fazem do Boavista o favorito para este confronto entre históricos do futebol luso. Sem Iuri Medeiros, suspenso, o Boavista terá de contar com a inspiração dos seus outros craques, para concretizar o favoritismo.
TONDELA — CHAVES [SÁBADO 28, 11H45]
Sem vencer na Liga há sete jornadas, e com quatro derrotas consecutivas, o Tondela tem mais um jogo complicado. É verdade que joga em casa, mas terá pela frente um Chaves em grande momento. Com a vitória sobre o Sporting na Taça e a vitória caseira frente ao Nacional, o Chaves é uma equipa que respira confiança e que se apresenta como favorito na deslocação ao campo do último classificado. O Tondela vai ter de puxar dos galões para começar a sonhar com a manutenção.
V. GUIMARÃES — MARÍTIMO [SÁBADO 28, 16H00]
Em Guimarães, há um excelente confronto em perspectiva. O Vitória vem de um triunfo muito saboroso no terreno do rival Braga. Pela frente, os vimaranenses encontrarão um Marítimo que arrancou um empate ao Sporting e que tem vindo a subir na tabela desde a mudança de treinador. Os insulares já somam 27 pontos, menos 7 que o Vitória, e ocupam o 7º lugar, em igualdade com o 6º Chaves. O Vitória perdeu Francisco Soares para o Porto, mas já contratou Rafael Martins para o substituir.
NACIONAL — AROUCA [SÁBADO 28, 16H00]
Após a derrota caseira frente ao Boavista, o Arouca quer voltar aos bons resultados. A visita à Choupana afigura-se como uma boa oportunidade para tal. O Nacional voltou a perder, em Chaves, na jornada transacta e é uma equipa em clara quebra anímica. Se juntarmos a isto a falta de soluções e a falta de esclarecimento dentro de campo, os insulares terão mais um jogo muito difícil, mesmo diante dos seus adeptos. Naturalmente, o Nacional não vai perder todos os jogos até ao fim e o Arouca tem de estar preparado para uma entrada forte do Nacional e tentar explorar o nervosismo que o passar do tempo possa provocar.
ESTORIL — PORTO [SÁBADO 28, 18H15]
Só uma enorme surpresa fará com que o Porto saia do Estoril sem os três pontos. Os canarinhos vêm com uma sequência de seis(!) derrotas consecutivas na Liga. O Porto parece ter afastado os rumores de crise que por momentos pairaram sobre a equipa e tem aqui mais uma oportunidade para pressionar o Benfica. No banco do Estoril está um Pedro Carmona de corda ao pescoço. A continuar assim, o Estoril pode ser a primeira equipa a ter três treinadores na época.
SPORTING — PAÇOS DE FERREIRA [SÁBADO 28, 20H30]
Os dois empates consecutivos do Sporting para a Liga (e a eliminação da Taça) deixaram a equipa muito abalada. O regresso a Alvalade deverá ser o momento de tréguas para a equipa se reconciliar com os adeptos. Os leões recebem um Paços de Ferreira que tem mostrado pouco nas últimas jornada. Vem de quatro jogos sem vencer, dos quais três são derrotas. Com a arrumação da casa em curso, e o regresso de alguns emprestados, o Sporting tenta estabilizar os ânimos e tem aqui uma excelente ocasião para o fazer.
V. SETÚBAL — BENFICA [SEGUNDA 30, 20H00]
Os dois semifinalistas vencidos da Taça da Liga defrontam-se em Setúbal na segunda-feira. O Vitória foi batido por 3–0 pelo Braga, ao passo que o Benfica perdeu 3–1 com o Moreirense. Duas equipas de orgulho ferido, em busca da redenção neste jogo. Para o líder, Benfica, é um ponto de honra regressar de imediato às vitórias. Para o Vitória, um bom resultado frente aos encarnados seria perfeito para fazer esquecer o acesso falhado à final da Taça da Liga. O Benfica é favorito, mas o Vitória tem feito uma excelente época, com bons executantes e vai causar dificuldades.
MOREIRENSE — FEIRENSE [QUINTA 2, 19h00]
Grande surpresa na Taça da Liga, onde eliminou o Benfica e garantiu o acesso à final, o Moreirense chega a este jogo moralizado. O jogo só acontecerá depois da final, frente ao Braga, mas o feito já é suficiente para deixar o Moreirense em alta. Com a recepção ao Feirense, o Moreirense tem aqui uma excelente oportunidade para dar continuidade ao bom momento e arrancar a segunda vitória consecutiva na Liga. O Feirense até chega com mais um ponto que os da casa, mas a jogar fora terá de fazer um excelente jogo para levar pontos.
RIO AVE — BRAGA [QUINTA 2, 21h00]
O Braga garantiu o acesso à final da Taça da Liga, onde é favorito frente ao Moreirense. Uma vitória na final ajudará a fazer esquecer a derrota frente ao Vitória de Guimarães na jornada passada. A deslocação a Vila do Conde é um jogo muito difícil para os bracarenses. É verdade que o Rio Ave não está num bom momento, sem vencer na Liga há quatro jornadas, mas pode aproveitar o cansaço do adversário. Não é um jogo fácil de prever, entre duas equipas que têm jogado bom futebol.