Olhos postos na Madeira, no confronto entre leões


A visita do Sporting à Madeira é o jogo que gera mais expectativa do início da segunda volta. Depois da eliminação da Taça, os leões têm de dar uma boa resposta na difícil deslocação aos Barreiros. Os rivais jogam ambos em casa, com o Benfica a receber o último e o Porto a receber o Rio Ave. O Braga, terceiro classificado, também joga em casa, mas no sempre difícil, imprevisível e escaldante dérbi minhoto, frente ao Vitória.

PAÇOS DE FERREIRA — MOREIRENSE

Com quatro derrotas nos últimos cinco jogos, o Moreirense visita Paços de Ferreira a precisar de pontos para se afastar da zona de aflição. A equipa de Augusto Inácio tem apenas mais 2 pontos que o Nacional, que é o penúltimo. O Paços, por seu turno, tem apenas mais três pontos que o adversário desta jornada. No arranque da segunda volta, este é um daqueles confrontos decisivos para as equipas que não querem estar aflitas até ao fim. O facto casa dá algum favoritismo ao Paços, mas é sempre um jogo difícil de prever.

PORTO — RIO AVE

Depois da vitória sobre o Moreirense, com três golos marcados sem resposta, o Porto deverá ser uma equipa mais tranquila e confiante. Jogando antes dos rivais, o Porto tem aqui uma boa oportunidade para os colocar sob pressão. O Rio Ave, contudo, é um adversário complicado. Apesar de não vencer há três jornadas, a equipa vila-condense já deu muitas provas nesta temporada. O treinador Luís Castro, aliás, passou vários anos no Porto e conhece bem o adversário. O jogo é complicado, mas o Porto é obviamente favorito. Não pode é ser perdulário, frente a um adversário perigoso.

MARÍTIMO — SPORTING

O duplo confronto com o Chaves deixou feridas abertas na equipa do Sporting. Um empate para a Liga e uma derrota que deixou os leões fora da Taça criaram um ambiente muito tenso em Alvalade. Na Madeira, o Sporting vai enfrentar um adversário muito complicado e com o qual não pode facilitar. O Marítimo tem uma excelente defesa, com apenas 14 golos sofridos (melhor que a do Sporting, que tem 16). Com dois centrais muito fortes no jogo aéreo — ofensiva e defensivamente — o Marítimo pode criar muito perigo em bolas paradas. O Sporting tem aqui um teste de fogo à capacidade de reacção da equipa.

AROUCA — BOAVISTA

Separados por apenas dois pontos na tabela, Arouca e Boavista são duas equipas em ascendente e que, a continuarem assim, farão uma época tranquila, a ameaçar os lugares europeus. Os axadrezados vêm motivados do empate arrancado na Luz, onde estiveram a vencer por três golos. Já o Arouca vem de duas vitórias consecutivas. Por tudo isto, e pelos bons executantes que existem em ambas as equipas, este pode ser um dos melhores desafios da jornada, de resultado muito imprevisível. Atenção às estrelas em destaque nas duas equipas: Jorge Intima e Iuri Medeiros.

BENFICA — TONDELA

Depois do surpreendente empate em casa com o Boavista, o Benfica goleou o Leixões na Taça, por 6–2. Ainda assim, os 2 golos sofridos, somados aos 3 frente ao Boavista, podem ser um motivo de preocupação. Naturalmente, jogando contra o último, todo o favoritismo está do lado dos encarnados. O Tondela foi a pior equipa da primeira volta e só com uma exibição do outro mundo conseguirá bater o pé ao líder. Até porque, estando escaldado, o Benfica não deverá deixar-se cair em favoritismos.

FEIRENSE — ESTORIL

Duas equipas aflitas enfrentam-se em Santa Maria da Feira, em busca dos preciosos três pontos. Igualadas na tabela em número de pontos, vitórias, empates e derrotas, Feirense e Estoril são, ao início da segunda volta, dois candidatos à descida. O Estoril tem a motivação extra de ter vencido a Académica e ter-se apurado para as meias-finais da Taça de Portugal. Por outro lado, o desgaste desse jogo pode ser um factor. No campeonato, o Estoril vem de cinco derrotas consecutivas! Um número muito preocupante. A visita ao Feirense é uma boa oportunidade para conquistar 3 importantes pontos, frente à pior defesa do campeonato.

BELENENSES — V. SETÚBAL

Belenenses e Vitória de Setúbal, dois históricos do futebol português, fizeram uma primeira volta positiva. Estão separados por apenas 2 pontos, com vantagem para os sadinos. O Belenenses tem sido forte a jogar no Restelo e esse factor dá favoritismo aos leões. Ambas as equipas, aliás, têm estado bem melhor no registo em casa do que fora. É, por isso, um jogo onde é fácil apostar no Belenenses, mas onde uma surpresa não está de todo fora do cenário.

BRAGA — V. GUIMARÃES

Na primeira jornada da Liga, o dérbi minhoto jogou-se em Guimarães, mas os três pontos foram para o Braga. Ao fim da primeira volta, os eternos rivais do Minho estão ambos em posição europeia, mas com o Braga em terceiro e o Vitória em quinto, separados por 5 pontos. Duas das equipas mais sólidas da Liga irão proporcionar um bom jogo, certamente. Já é sempre interessante ver o dérbi minhoto, mais ainda quando ambas as equipas têm estado tão bem. O Vitória vem de uma difícil eliminatória na Covilhã, onde garantiu a passagem às meias da Taça. Mas o cansaço será posto de lado, em busca da vingança face à derrota da primeira volta.

CHAVES — NACIONAL

Outra equipa que carimbou o acesso às meias da Taça, onde vai defrontar o Vitória de Guimarães, o Chaves chega motivadíssimo a este. Depois de empatar com os leões na jornada passada, derrotaram os leões nos quartos da Taça. Pela frente terão um Nacional que continua a desiludir. Os insulares estão em zona de despromoção, com apenas 12 pontos. Poderão tentar explorar algum desgaste do Chaves, mas olhando para a época das duas equipas até agora, os da casa são claramente favoritos.

Deixe um comentário

Design a site like this with WordPress.com
Iniciar