Sporting tem jogo complicado em Chaves, rivais com jogos “fáceis”


A deslocação do Sporting a Chaves (a primeira de duas; a próxima será para a Taça) é o jogo mais complicado das equipas do topo da tabela. Com jogos teoricamente fáceis em casa, Benfica, Porto e Braga têm todos obrigação de garantir três pontos nesta jornada. Mesmo o Vitória de Guimarães, apesar de jogar fora, é favorito na deslocação ao campo do Feirense. Se na semana passada todos esperavam um tropeço do Benfica em Guimarães, esta semana muitos esperam um tropeço dos leões.

AROUCA — ESTORIL [SEXTA 13, 20H30]

Depois da derrota caseira frente ao Marítimo (a quarta consecutiva do Estoril), o espanhol Pedro Carmona tem mais um teste difícil na visita a Arouca. O treinador, que ainda só perdeu, precisa de uma vitória urgente para moralizar as suas tropas, mas a coisa está complicada. O Arouca é uma equipa em crescimento, com um Jorge Intima em grande forma, e é o claro favorito para esta partida. Será necessário um Estoril melhor do que tem mostrado, ou um Arouca em dia não. Como é uma sexta-feira 13, o azar pode cair para qualquer lado.

BENFICA — BOAVISTA [SÁBADO 14, 16H00]

Depois da dupla visita a Guimarães (Liga e Taça da Liga), com duas vitórias por 0–2, o Benfica transpira confiança. É favorito absoluto para esta recepção ao Boavista. Os axadrezados, contudo, estão a fazer uma época tranquila e vêm de duas vitórias consecutivas. Tendo uma série de jornadas em casa consecutivas, o Benfica não vai certamente facilitar, aproveitando este calendário favorável para tentar cimentar a liderança. Ao Boavista só resta tentar fazer uma gracinha, usando por exemplo a velocidade e irreverência de Iuri Medeiros ou os remates de longe de Renato Santos.

V. SETÚBAL — NACIONAL [SÁBADO 14, 16H00]

O empate caseiro frente ao Braga não foi um mau resultado para o Nacional. Foi a estreia de Jokanovic no banco e o Nacional mostrou melhorias. A visita a Setúbal, contudo, será mais um desafio muito complicado e um bom teste a este “novo” Nacional. O Vitória tem vencido os últimos jogos em casa (e perdido fora). Vem de uma derrota e quererá voltar às vitórias no Bonfim, diante do seu público. Tirando partido de um meio-campo forte e da presença imponente do experiente Edinho, o Vitória vai certamente causar muitas dificuldades à frágil defesa insular.

CHAVES — SPORTING [SÁBADO 14, 18H15]

Deslocação complicada do Sporting a Chaves. Vai ser uma visita dupla: esta é a primeira, que se repete depois na Taça de Portugal. Dois jogos de alto risco para os leões. O do campeonato, que é o que nos interessa, joga-se sabendo já o que aconteceu ao Benfica. Para os leões, uma vitória significa colocar pressão no Porto e no Braga, que têm ambos jogos teoricamente fáceis. Com todos os adversários directos a terem jogos aparentemente fáceis, os leões estarão sob pressão e não podem falhar. O Chaves não mostrou ter sido afectado pela mudança de treinador e fez um grande jogo em Vila do Conde, na jornada passada. Certamente um dos jogos da jornada.

FEIRENSE — V. GUIMARÃES [SÁBADO 14, 20H30]

Sendo já um dos candidatos à descida, todos os pontos são fundamentais para o Feirense a partir de agora. A recepção ao Vitória de Guimarães é um jogo muito complicado, mas os azuis podem tirar partido de algum cansaço e de uma quebra anímica dos vimaranenses, devido à dupla derrota com o Benfica. Por outro lado, o Vitória quer também pôr esses dois jogos para trás das costas e nada melhor do que vencer já nesta deslocação. Com o quinto lugar seguro (6 pontos de vantagem para o 6º), o Vitória é um claro candidato à Europa e, portanto, favorito para este jogo.

MARÍTIMO — PAÇOS DE FERREIRA [DOMINGO 15, 16H00]

O péssimo arranque do Marítimo já faz parte do passado. Os insulares são agora oitavos classificados, apenas a um ponto do sexto. Com uma das melhores defesas do nosso campeonato — com dois centrais que são, além disso, muito perigosos nos cantos ofensivos — o Marítimo é claro favorito na recepção ao Paços de Ferreira. Os pacenses estão a seis pontos do Marítimo e ainda não se pode dizer que estejam longe da zona de despromoção. Espera-se um jogo equilibrado, com o Marítimo a tirar partido do factor casa.

PORTO — MOREIRENSE [DOMINGO 15, 18H00]

Entrando em campo sabendo já dos resultados de Benfica e Sporting, o Porto estará provavelmente pressionado por um dos rivais ou ambos. Com o problema da ineficácia a pairar novamente sobre o Dragão, a recepção ao Moreirense tem de ter outra história. Na Taça da Liga, as duas equipas encontraram-se em Moreira de Cónegos e o Moreirense venceu, garantindo o acesso à Final Four. Também por isso, o Porto tem a motivação extra de querer “vingar-se” dessa derrota e eliminação. Naturalmente, o Porto é o claro favorito, mas o Moreirense tem jogadores perigoso no ataque, que podem causar perigo se o Porto não ultrapassar a sua ineficácia.

BELENENSES — RIO AVE [DOMINGO 15, 20H15]

Depois da derrota na Luz, o Rio Ave empatou em casa com o Chaves, num grande jogo de futebol. A equipa de Luís Castro tem uma deslocação complicada ao Restelo, onde tentará regressar à senda de vitórias que lhe garantiu o 6º lugar. Por seu turno, o Belenenses vem de três derrotas consecutivas na Liga e precisa de alterar rapidamente esse cenário. Estamos naquela altura da temporada em que se começa a definir mais claramente quem vai lutar pela permanência e o Belenenses não quer cair nesse grupo dos mais aflitos. Há motivos para esperar um bom jogo de futebol em Belém, de resultado imprevisível.

BRAGA — TONDELA [SEGUNDA 16, 20H00]

O decepcionante empate na Choupana fez com que o Braga voltasse a ser apanhado pelo Sporting na tabela. Os arsenalistas entram em campo sabendo já o resultado de todos os outros jogos, mas independentemente disso têm um daqueles jogos onde apenas o 3 pontos são admissíveis. A recepção ao último classificado Tondela é um jogo teoricamente fácil para o Braga, que é claramente favorito. Ainda assim, a estreia de Pepa no banco tondelense, onde substitui Petit, pode ser um factor que acrescente interesse ao último jogo da jornada.

Deixe um comentário

Design a site like this with WordPress.com
Iniciar