
Um ataque minhoto é a grande surpresa do melhor onze da Liga Portuguesa até à jornada 15. O Porto e o Sporting colocam três jogadores cada e o Benfica dois. O restantes três estão divididos por três clubes: Braga, V. Guimarães e Rio Ave. Mais, se não tivéssemos optado pelo 4–4–2, para ter um suplente de cada posição no banco, Maurício Antônio entraria no onze em vez de William Carvalho, num esquema de 5–3–2.
É sempre salutar ver aparecer estas surpresas fora dos três grandes. Olhando para este onze, duas coisas saltam à vista. A primeira é que a defesa do Porto, a menos batida do campeonato, está representada pelos dois centrais e pelo guarda-redes. A outra é que o ataque desta Dream Team não tem avançados dos três grandes. Wilson Eduardo e Marega são a dupla mais pontuado, com a André Silva a surgir como terceiro melhor. Fica aqui com a Dream Team e, depois, a análise caso a caso.

TITULARES

O Porto é a melhor defesa do campeonato, com 7 golos sofridos. Como o Porto-Marítimo não entra nas nossas contas, Casillas ajudou a segurar 9 clean sheets em 14 jogos. Ou seja, o Porto só sofreu golos em 5 dos 14 jogos. Aos minutos jogados e clean sheets, o guardião espanhol soma ainda 28 defesas. A média é de apenas 2 por jogo, mas o bom desempenho defensivo dos dragões explica. O único dado menos bom são os dois cartões amarelos que já viu.

O MVP da Liga até agora é o central uruguaio do Sporting, Sebastián Coates. Totalistas dos 15 jogos dos leões, Coates contribuiu para as 8 clean sheets dos leões. Mas onde o uruguaio se destaca dos demais é no retorno ofensivo: 3 golos e 1 assistência dão o boost decisivo para fazer de Coates o MVP. O central do Sporting soma ainda 33 desarmes ganhos e 74 bolas recuperadas, que ajudam a consolidar a sua pontuação. No capítulo da disciplina, já viu 4 cartões amarelos.

Titular em todos os jogos do Benfica, Nélson Semedo só não é totalista porque saiu a dez minutos do fim na segunda jornada. Tal como Coates, Semedo tem 8 clean sheets até agora. Por ser um lateral bastante ofensivo, o jovem benfiquista tem já 1 golo e 3 assistências. Mas Nélson Semedo também tem retorno defensivo: 30 desarmes ganhos e 90 bolas recuperadas! A tudo isto, juntam-se os dois cartões amarelos do benfiquista.

Outro dos beneficiários da melhor defesa do campeonato é o central Felipe. Totalista dos 14 jogos dos dragões contabilizados pela RealFevr, Felipe tem 9 clean sheets, 1 golo e 1 assistência. No capítulo defensivo, soma 21 desarmes ganhos e 67 bolas recuperadas. Tal como Nélson Semedo, Felipe ainda só viu dois cartões amarelos na Liga.

Ao contrário do seu colega do eixo da defesa portista, Marcano já falhou um jogo, o que faz com que tenha menos uma clean sheet: 8. Essa lacuna é compensada com os 2 golos que já marcou. Com 13 desarmes ganhos e 70 bolas recuperadas, Marcano fica apenas a 2 pontos do seu companheiro de defesa no Dragão. Na disciplina supera o seu colega, com apenas 1 amarelo visto.

O melhor médio da Liga até agora é um dos jogadores mais influentes do líder Benfica. Pizzi foi titular em todos os jogos, embora não tenha jogado os 90 minutos em dois deles. Além de beneficiar das 8 clean sheets do Benfica, o médio português soma já 6 golos (em 13 remates à baliza) e 4 assistências. Nas tarefas defensivas, Pizzi soma 16 desarmes ganhos e 86 bolas recuperadas. O médio já viu 5 cartões amarelos, o último dos quais duplo, com o respectivo vermelho.

A grande estrela do Sporting, Gelson Martins, foi titular em todos os jogos da sua equipa. O extremo português beneficia das 8 clean sheets dos leões e, apesar do seu pendor ofensivo, tem também bons números defensivos: 21 desarmes ganhos e 92 bolas recuperadas. Gelson tem apenas 2 golos, em 9 remates à baliza, mas o seu grande contributo ofensivo está nas assistências, somando já 8. Na disciplina, o extremo viu 3 cartões amarelos.

A primeira grande surpresa deste onze é o terceiro melhor médio até agora: Gil Dias. O jovem extremo português chegou aos vila-condenses por empréstimo do Monaco e não demorou a causar impacto. Não sendo titular em todos os jogos, Gil Dias beneficiou de 6 clean sheets. Em termos defensivos, soma 20 desarmes ganhos e 63 bolas recuperadas. No ataque, onde se faz notar com maior evidência, leva 3 golos (em 11 remates à baliza) e 2 assistências. De referir ainda que Gil Dias não viu qualquer cartão até à data.

O único médio de pendor mais defensivo desta Dream Team é William Carvalho. Quase totalista (só falhou os minutos finais do último jogo), William é peça fundamental do meio campo leonino e contribuiu para as 8 clean sheets da sua equipa. Se o número de desarmes ganhos parece baixo, 19, William compensa nas bolas recuperadas: 127! Além disso, o médio já marcou 1 golo (em 7 remates à baliza) e fez 2 assistências. No lado negativo, William já levou 4 amarelos, já cometeu 1 penálti e já falhou a execução de outro.

Talvez a maior surpresa desta Dream Team seja o melhor avançado até agora: Wilson Eduardo. Por um lado, porque não é um avançado dos três grandes, por outro, porque suplantou Marega, que vinha sendo o melhor até há bem pouco tempo. Wilson Eduardo está em grande forma, somando já 6 golos (em 9 remates à baliza) e 9 assistências, sendo um dos grandes responsáveis pelo terceiro lugar dos bracarenses. Wilson soma ainda 14 desarmes ganhos e 45 bolas recuperadas, tendo visto apenas 2 cartões amarelos.

Apesar de ter falhado três jogos do V. Guimarães, Moussa Marega garante o seu lugar na Dream Team como o segundo melhor avançado até à data. Para tal, os números fundamentais são os 10 golos marcados (em 18 remates à baliza) e as 2 assistências. Marega tem ainda 43 bolas recuperadas. O lado menos bom é a disciplina, com 3 cartões amarelos e 1 vermelho, que o afastou por duas jornadas.
BANCO

O melhor do Rio Ave até agora é um dos responsáveis pela excelente campanha dos vila-condenses. O veterano guardião brasileiro Cássio, totalista da sua equipa, tem apenas 4 clean sheets, mas o número é compensado com as 46 defesas que fez, entre as quais 2 penáltis defendidos.

Os dois golos apontados ao Feirense foram o factor decisivo para empurrar Maurício Antônio para esta lista. O central do Marítimo tem já 3 golos na Liga e contribui para 6 clean sheets da sua equipa. Aos 28 desarmes ganhos, soma 51 bolas recuperadas. Viu apenas 1 cartão amarelo.

O jovem que o Atlético de Madrid emprestou ao Porto já se impôs no Dragão. Com 4 golos e 5 assistências, Diogo Jota tem sido imprescindível no ataque dos azuis e brancos. O médio criativo ainda não viu qualquer cartão.

Outro jovem dragão, o ponta-de-lança André Silva é o homem dos golos. Com 10 marcados (sendo que um não contou na RealFevr, da jornada antecipada) e 1 assistência, André Silva compensa o facto de já ter falhado 2 penáltis.