
Um Rio Ave em grande forma visita a Luz, no jogo teoricamente mais interessante da 15ª jornada. O Sporting, a precisar de vencer, visita o Restelo, num jogo que pode trazer complicações aos leões. A par destes jogos, há a destacar as estreias nos bancos: Jorge Simão troca o Chaves pelo Braga e fará a sua estreia na recepção ao Moreirense; Ricardo Soares chega ao Chaves para substituir Simão e estreia-se na recepção ao Estoril.
O Porto-Marítimo, que foi antecipado e jogado antes da jornada 14, deu vitória aos dragões por 2–1. Este jogo não conta para a jornada na RealFevr. Não te esqueças de conferir os onzes prováveis e os marcadores de bolas paradas.
BENFICA — RIO AVE [quarta 21, 18h00]
É já hoje às 18h o jogo, teoricamente, mais interessante da jornada. Um Rio Ave em grande forma, com quatro vitórias consecutivas, chega à Luz motivadíssimo para continuar a mostrar serviço. Com o jogo do Porto já realizado, o Benfica sabe que não pode escorregar sob pena de passar o Natal a sentir o bafo do dragão demasiado próximo. Desde que Luís Castro assumiu o comando dos vila-condenses, o Rio Ave só sabe vencer na Liga. Mas o Benfica ainda é primeiro, joga em casa e, no último jogo antes do Natal, vai querer de certeza dar um presente aos seus adeptos. Acima de tudo, espera-se um jogo interessante em que o Rio Ave deverá oferecer uma boa resposta.
NACIONAL — BOAVISTA [quinta 22, 17h00]
Na Choupana, duas equipas a precisar de pontos vão protagonizar um duelo aguerrido. O Nacional tem apenas mais um ponto que o último classificado e está em posição muito frágil. Do lado do Boavista, que leva apenas mais três pontos que o Nacional, a linha de despromoção também parece ainda demasiado próxima. Jogando a segunda jornada consecutiva fora de portas, os axadrezados procurarão dar seguimento ao bom futebol que apresentaram no jogo passado, mas com melhores resultados. O Nacional tentará impor o seu jogo, se não conseguir com a razão será com o coração, como há duas jornadas atrás.
BRAGA — MOREIRENSE [quinta 22, 19h00]
A estreia de Jorge Simão no comando do Braga terá lugar na Pedreira, onde recebem o Moreirense. Depois da derrota pesada na semana passada, na recepção ao Arouca, o Moreirense parte para este jogo sabendo que o favoritismo está todo do lado do Braga. Há executantes de qualidade no Moreirense, como os emprestados Podence e Geraldes, mas o Braga está moralizadíssimo, depois de vencer e ultrapassar na classificação o Sporting. Com um Wilson Eduardo em super-forma, o Braga deverá entrar mandão no jogo, com o intuito de resolver cedo.
FEIRENSE — PAÇOS DE FERREIRA [quinta 22, 19h00]
José Mota foi despedido do comando técnico do Feirense. A equipa vinha já com cinco derrotas consecutivas na Liga e nove no total. O Feirense tem a pior defesa, com 30 golos sofridos, e o pior ataque, com 10 marcados. Orientados por um treinador interino, o Feirense precisa urgentemente de pontos. O Paços tem mostrado alguma irregularidade, mas não vai deixar de tentar explorar as fragilidades do adversário. O Feirense jogará pelo menos mais relaxado, por não ter um treinador na corda bamba, o que pode empurrar a equipa para uma exibição melhor que as anteriores.
BELENENSES — SPORTING [quinta 22, 21h00]
Com a pequena crise que se instalou em Alvalade, ganhar no Restelo é fundamental para tranquilizar os ânimos antes do Natal. Os leões perderam o terceiro lugar para o Braga, houve lenços brancos e a Juve Leo até foi falar com os jogadores ao treino. Do lado do Belenenses, a equipa tentará explorar o facto de a pressão estar toda do lado do Sporting. Os azuis do Restelo Ainda só perderam um jogo em casa e têm apenas mais um golo sofrido do que o Sporting na Liga. No ataque é que a coisa está pior, sendo que são o pior da liga, a par do Feirense. O Sporting chegará pressionado e a forma como vai lidar com essa pressão será a chave da partida.
CHAVES — ESTORIL [quinta 22, 21h00]
A estreia de Ricardo Soares no Chaves, após a saída de Jorge Simão para o Braga, dar-se-á frente ao Estoril que também mudou recentemente. Pedro Gómez Carmona fará o seu segundo jogo no comando dos canarinhos, depois de perder em casa com o Benfica. O Estoril não esteve mal nessa partida e podia até ter saído com um empate. O discurso do técnico espanhol é ambicioso e refrescante para o futebol português. Veremos se a pretensão de vencer e praticar um futebol ofensivo será realmente levada à prática. Certo é que esta deslocação será muito complicada, porque apesar da mudança técnica o Chaves já traz processos enraizados.
V. SETÚBAL — TONDELA [sexta 23, 19h00]
Depois de alguns momentos muito bons em Guimarães, apesar de ter saído derrotado, o Vitória de Setúbal recebe o último, numa boa oportunidade para regressar aos triunfos. A qualidade superior do meio-campo e ataque sadinos fazem com que o Vitória seja o claro favorito para este jogo, mas as fragilidades defensivas terão de começar a ser mitigadas. O Tondela já provou ser perigoso no contra-ataque, com jogadores velozes que podem causar mossa. Ainda assim, se conseguirem impor o seu jogo, o Vitória não deverá deixar escapar a vitória.
AROUCA — V. GUIMARÃES [sexta 23, 21h00]
A excelente caminhado do Vitória de Guimarães, que já tem tantos pontos como o Sporting, tem aqui mais uma batalha interessante. O Arouca começou mal, mas tem vindo a recuperar a boa forma e vem de uma vitória convincente em Moreira de Cónegos. Numa fase da época em que se começam a definir os clubes que vão lutar pela manutenção, o Arouca quer garantir mais pontos, para evitar essa batalha. Por seu lado, o Vitória está apostado em garantir o lugar europeu e tem mostrado um excelente futebol. Antes do Natal, este poderá ser um excelente jogo de futebol para abrir o apetite.