O fim da fase de grupos, com uma surpresa portuguesa


Dos três clubes portugueses, dois avançam para os oitavos de final, Benfica e Porto. O outro, o Sporting, falhou o acesso à Liga Europa. Com muita coisa já decidida à entrada para esta jornada final da fase de grupos, a eliminação do Sporting é mesmo uma das grandes surpresas. A outra surpresa foi o PSV, que não conseguiu bater o Rostov em casa e cedeu assim o lugar de Liga Europa aos russos. Fica aqui com o resumo do que se passou nos 8 grupos. (Já voltamos a actualizar o artigo com a Dream Team da jornada.)

GRUPO A

Com os apurados já definidos, faltava definir quem passava em primeiro e quem ia à Liga Europa. O Arsenal foi à Suíça bater o Basel por 1–4, deixando os suíços fora da Liga Europa. Com um hat-trick do avançado Lucas Pérez e um golo de Alex Iwobi, os gunners garantiram o primeiro lugar no grupo. O PSG ajudou à festa, não indo além de um empate caseiro frente ao Ludogorets. Os búlgaros entraram a ganhar, com um golo de Misidjan. O PSG empatou por Cavani, mas foi o Ludogorets a adiantar-se de novo logo de seguida, por Wanderson. Já ao cair do pano, Di María fechou o resultado final. Assim, Arsenal passa em primeiro, PSG em segundo e o Ludogorets garante o lugar da Liga Europa.

GRUPO B

No grupo onde havia mais incerteza, com três equipas a disputar o apuramento e a tentarem evitar a Liga Europa, as coisas começaram a decidir-se cedo. Na Ucrânia, o Dynamo Kyiv adiantou-se cedo no marcador, frente ao Besiktas, e ao intervalo já ganhava por 4–0. Assim, os turcos estavam praticamente condenados à Liga Europa, o que tirou algum interesse do jogo Benfica-Napoli. Com a exibição muito pobre, o Benfica entrou na segunda parte consciente de que estava apurado, e encaixou dois golos do Napoli, que não quis abdicar do primeiro lugar no grupo. O Benfica ainda reduziu, mas não evitou a derrota, ficando assim no segundo lugar. Quanto ao Besiktas, com duas expulsões, foi goleado por 6–0. O Dynamo despediu-se em grande das provas europeias e o Besiktas segue para a Liga Europa.

GRUPO C

Num grupo onde todas as posições já estavam decididas, o Barcelona acentuou o seu primeiro lugar, vencendo o Mönchengladbach em Camp Nou por 4–0. A grande figura do encontro foi Arda Turan, com um hat-trick e uma assistência para Messi. Em Manchester, o City não foi além de um empate frente ao Celtic. Os dois golos foram marcados antes do minuto 10! Primeiro o Celtic, por Patrick Roberts, num excelente lance individual, e logo de seguida a igualdade por Iheanacho. Até ao fim, nada se alterou no jogo. O Barcelona passa em primeiro, o City em segundo e o Mönchengladbach muda-se para a Liga Europa.

GRUPO D

No grupo D, os dois primeiros lugares estavam decididos. O Atlético de Madrid era o líder e o Bayern o segundo e defrontavam-se em Munique. Os bávaros levaram a melhor, com um golo solitário de Lewandowski, na cobrança irrepreensível de um livre directo. No outro jogo havia incerteza a sério. O PSV precisava de vencer o Rostov, para conseguir o lugar da Liga Europa, mas aos russos bastava o empate. Apesar de jogar em casa e de ter tido algumas boas ocasiões, o PSV não conseguiu marcar. O Rostov resistiu a todas as investidas e segurou o 0–0, que leva os russos para a Liga Europa, enquanto que os holandeses terminam aqui a sua participação europeia da época.

GRUPO E

Num grupo onde os dois primeiros lugares estavam decididos — e as equipas se defrontavam — o interesse estava todo concentrado no Tottenham — CSKA, de onde sairia a equipa apurada para a Liga Europa. Os russos precisavam de vencer e, apesar do domínio completo do Tottenham, conseguiram adiantar-se no marcador, por Dzagoev. O Tottenham demorou pouco a responder e cinco minutos depois empatou, por Dele Alli. Ainda antes do descanso, Harry Kane deu o golo da tranquilidade. Na segunda parte, Dele Alli bisou, garantindo o lugar na Liga Europa para os Spurs. No outro jogo, o Monaco já sabia que era primeiro e o Leverkusen segundo. A jogar em casa, a equipa alemã fez questão de demonstrar a sua força e venceu por 3–0. À meia-hora de jogo, Yurchenko fez o primeiro. No arranque da segunda parte, Brandt aumentou a vantagem e aos 82 Wendell atirou um penálti à barra que bateu nas costas do guarda-redes monegasco e entrou.

GRUPO F

Com Real Madrid e Dortmund já apurados, faltava decidir quem ficava no primeiro lugar e, entre Sporting e Legia, quem seguia para a Liga Europa. Na Polónia, os leões precisavam apenas do empate, mas as coisas correram mal. Com uma inovação táctica de Jesus, a jogar com três centrais, o Sporting foi a equipa mais dominadora, mas sem deslumbrar e sem criar ocasiões claras de golo. À passagem da meia-hora, Guilherme fez o golo solitário, que eliminou os leões das competições europeias e apurou o Legia para a Liga Europa. Na outra partida, o Real, a jogar em casa, precisava de vencer se quisesse o primeiro lugar do grupo. Quando Benzema marcou aos 28, as coisas pareciam bem encaminhadas para os espanhóis. Na segunda parte, Benzema voltaria a marcar, de cabeça, tranquilizando os madrilenhos. Mas o Dortmund não baixou os braços e quis conquistar o primeiro lugar. Sete minutos depois do 2–0, Aubameyang reduzia para os alemães. E já perto do final, o mesmo Aubameyang assistiu Reus, para o 2–2 final. O Dortmund segurou assim o primeiro lugar do grupo e bateu o recorde de mais golos na fase de grupos: 21!

GRUPO G

O campeão inglês Leicester já tinha o primeiro lugar garantido. O Club Brugge já tinha o último. Faltava decidir se era o Porto ou o Kobenhavn a acompanhar o Leicester nos oitavos de final. Os dragões receberam um Leicester de segunda linha e não hesitaram. Só dependiam de si e fizeram questão de despachar o assunto sem cerimónias. Logo aos 6 minutos, André Silva adiantou o Porto no marcador. O segundo foi de Corona, num vólei espectacular. O terceiro foi de Brahimi, a desviar de calcanhar um cruzamento. Na segunda parte, André Silva bisou de penálti e Diogo Jota fechou a contagem, num convincente 5–0. Na Bélgica, o Kobenhavn também marcou cedo, mas aos 8, num auto-golo de Mechele. O 0–2 surgiu aos 15, por Jorgensen, mas a vitória dinamarquesa não servia de nada se o Porto vencesse. O resultado não se alterou até ao final e os dinamarqueses confirmaram o 3º lugar e a passagem para a Liga Europa.

GRUPO H

A Juventus, com o apuramento já garantido, jogou em casa contra a equipa mais fraca do grupo, o Dinamo Zagreb. Os campeões italianos não desperdiçaram a oportunidade para infligir a sexta derrota aos croatas e garantir o primeiro lugar do grupo. Os dois golos da Vecchia Signora surgiram no segundo tempo: um de Gonzalo Higuaín e outro de Daniele Rugani. Em França, decorria o jogo mais interessante do grupo. O Lyon recebia o Sevilla e os franceses precisavam de vencer para seguir na prova. Aos espanhóis bastava o empate. O Lyon foi sempre a equipa mais forte e teve várias ocasiões de chegar ao golo, tendo atirado duas bolas à barra da baliza de Rico. Mas os espanhóis aguentaram o 0–0 até ao final, condenando o Lyon à Liga Europa. O Sevilla segue assim para os oitavos, depois de ter vencido a Liga Europa nas últimas três edições.

Deixe um comentário

Design a site like this with WordPress.com
Iniciar