A liderança está em jogo, no clássico Benfica — Sporting


A liderança está em jogo, há 13ª jornada! Depois da derrota nos Barreiros, o Benfica viu o Sporting aproximar-se, estando agora apenas a 2 pontos. O dérbi da capital disputa-se no Estádio da Luz, onde os leões venceram 3–0 na época passada. Na Europa, as duas equipas perderam, mas com sortes diferentes: o Benfica avançou para os oitavos da Champions e o Sporting nem à Liga Europa vai. Se quem ganha é quem chega pior (dedicámos quase um podcast completo a escamotear o mau momento dos encarnados), os dois clubes esforçaram-se para garantir esse estatuto. O que só prova que este pode ser um dos clássicos mais escaldantes dos últimos tempos.

Mas há mais futebol nesta jornada, com alguns jogos bastante interessantes. Confere aqui a antevisão completa e não te esqueças de espreitar os onzes prováveis (onde estão também os indisponíveis e destaques) e os marcadores de bolas paradas. Olha que o Marega está de volta!

V. SETÚBAL — ESTORIL [sexta 9, 20h30]

Depois de duas derrotas consecutivas, o Vitória sadino não terá um jogo fácil. Nas últimas 9 jornadas, os setubalenses venceram apenas um! O Estoril não perde para a Liga há quatro jornadas, tendo vindo a fazer uma recuperação interessante, depois de um início titubeante. Os canarinhos chegam com mais 2 pontos que o Vitória e ocupam o 9º lugar. A equipa da Linha de Cascais parece apostada em garantir cedo mais uma época tranquila e será preciso um Vitória mais forte e mandão do que tem sido para contrariar os pupilos de Fabiano Soares.

BELENENSES — MARÍTIMO [sábado 10, 11h45]

Moralizado pela vitória frente ao Benfica, o Marítimo visita o Belenenses à procura de dar continuidade ao bom momento. Num campo sempre complicado, os maritimistas encontram uma equipa bastante inconstante, não só em resultados, mas em qualidade do futebol jogado. Os insulares têm feito uma excelente campanha, desde que Daniel Ramos assumiu o comando técnico. A prova disso são os 17 pontos que a equipa leva, quando à 5ª jornada tinha apenas 3. Veremos se o Belenenses consegue pôr um travão e impor o seu futebol.

CHAVES — MOREIRENSE [sábado 10, 18h15]

O Chaves é uma das melhores defesas da Liga. Os transmontanos sofreram 10 golos até agora (os mesmos que Sporting; só o Benfica e o Porto têm melhor registo) e têm apenas 2 derrotas na Liga (apenas uma a mais que os três grandes). Mas a equipa ganhou apenas 3 jogos: o resto são empates. O Moreirense venceu todos os jogos desde que Augusto Inácio assumiu o comando e este pode ser um duelo muito interessante. A axadrezados verdes escaparam à zona de despromoção e agora querem começar a escalar a tabela. Mas o campo do Chaves é um terreno onde é muito difícil vencer. Será mais um empate (seria o quinto consecutivo!) para o Chaves?

BOAVISTA — V. GUIMARÃES [sábado 10, 20h30]

O excelente momento do Vitória de Guimarães foi travado nas duas últimas jornadas, com uma derrota em Tondela e um empate caseiro frente ao Chaves. O Boavista vem de duas derrotas consecutivas e está a precisar de inverter de tendência. A grande novidade é o regresso do melhor marcador da Liga, o vimaranense Marega. Temos, por isso, ingredientes suficientes para este duelo entre dois históricos do nosso campeonato. Será, certamente, um jogo aguerrido, entre duas equipas lutadoras. Veremos se a garra axadrezadas se impõe aos bons executantes que Pedro Martins tem na equipa.

FEIRENSE — PORTO [domingo 11, 16h00]

Depois da vitória caseira, e dramática, frente ao Braga, o Porto goleou o Leicester e garantiu o apuramento para os oitavos da Champions. A visita ao terreno do Feirense parece ser uma boa oportunidade para Nuno Espírito Santo afastar de vez o cenário de crise que se instalava no dragão. Sem vencer na Liga há sete jornadas, só uma grande surpresa fará com que o Feirense consiga travar o Porto. As fichas estão todas na equipa visitante.

NACIONAL — TONDELA [domingo 11, 16h00]

Na jornada passada houve um duelo entre os dois últimos. A derrota do Nacional em Moreira de Cónegos afundou ainda mais os madeirenses. Agora, o penúltimo é o Tondela, pelo que o duelo entre últimos tem aqui mais um capítulo, com um protagonista novo. A equipa de Manuel Machado não vence há seis jogos e não pode desperdiçar esta oportunidade. Uma vitória pode tirar os insulares da zona de despromoção, mas a Choupana tem tido muito poucas alegrias esta época. Difícil de prever, este confronto entre últimos.

BENFICA — SPORTING [domingo 11, 18h00]

Depois do duelo de últimos, o duelo de primeiros. O Benfica vem de duas derrotas, uma nos Barreiros e outra em casa, frente ao Napoli. O Sporting reduziu a desvantagem para apenas dois pontos, o que significa que a vitória dos leões garante mudança de líder. Como se diz que quem chega pior é que ganha, o Sporting resolveu baralhar essas contas, perdendo na Polónia com o Legia, dizendo adeus à Europa. A derrota encarnada, apesar de tudo, não impediu a equipa de seguir para os oitavos da Champions. Impossível de prever, como todos os dérbis, o jogo grande da jornada será certamente escaldante, sobretudo porque a liderança está em causa.

BRAGA — PAÇOS DE FERREIRA [domingo 11, 20h15]

Com o orgulho ferido depois da eliminação da Liga Europa, o Braga procurará regressar de imediato às vitórias. Pela frente encontra um Paços de Ferreira que pôs fim à seca da vitórias na jornada transacta. Dez pontos separam as duas equipas, o que demonstra a superioridade do Braga. O Paços tem sido uma equipa irregular, alimentada pelo talento de jogadores como Pedrinho e Welthon. É expectável que o Braga imponha o seu futebol, para curar as feridas que a eliminação europeia causou.

AROUCA — RIO AVE [segunda 12, 20h00]

A jornada encerra com um jogo entre duas equipas em recuperação. Depois de arranques instáveis, Arouca e Rio Ave (estes com alteração no comando técnico) estão em processo de crescimento. Ambas as equipas vêm de duas vitórias consecutivas na Liga e certamente que ambas querem dar continuidade ao bom momento. Os da casa trazem menos 3 pontos que os visitantes, pelo que a vitória deixaria o Arouca em lugares mais tranquilos. Sem quererem perder o momentum que atravessam, o empate é um resultado bastante possível. A ver vamos se alguma das formações leva mais vontade de vencer do que de não perder.

Deixe um comentário

Design a site like this with WordPress.com
Iniciar